Integrantes da comissão de Gerenciamento e Planejamento do Plano Diretor Municipal reuniram-se com representantes do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para cobrar respostas acerca de pontos ligados ao tráfego viário em Lagoa Seca.

O encontro ocorreu na tarde desta terça-feira, 8, no prédio da prefeitura e faz parte da terceira etapa das atividades de elaboração do novo PDM. A finalidade maior da reunião foi apresentar demandas já conhecidas e outras emergentes, inclusive por parte da administração municipal e população, bem como extrair respostas sobre como os dois órgãos podem ampliar os serviços para melhorar a mobilidade urbana, uma vez que Lagoa Seca é cortada por pistas estadual e federal.

Membros da comissão de Gerenciamento e Planejamento elencaram 15 pautas com assuntos pertinentes ao DER e DNIT, a exemplo de reparos nas vias, esgotamento sanitário, compensação ambiental, entre outras. As explanações e encaminhamentos trazidos pelos dois departamentos são fundamentais para compor a estrutura do novo Plano Diretor. Os diálogos desta terça, apesar de expressarem parceria e necessidade de despacho de problemas antigos tocantes às estradas, não significam dizer resolução imediata em favor dos temas.

Abaixo três principais demandas encontradas no município e as respostas dos órgãos competentes

DER-PB

  • Previsão para conclusão da PB 099 – O que diz a entidade: A previsão seria finalizar até dezembro deste ano, no entanto, a obra sofreu uma pausa devido ao período de chuvas, e atualmente a obra pode ser estendida até março de 2024. Os trabalhos foram retomados nesta semana.
  • Esgotamento sanitário da PB 099/comunidade Alvinho – O que diz a entidade: Não há conhecimento do projeto, porém possui dúvidas se é responsabilidade do DER ou CAGEPA.
  • Manutenção da PB que liga o povoado Floriano à cidade Alagoa Nova/reparos na ponte – O que diz a entidade: A manutenção da ponte é feita regularmente. Recentemente foi realizada a troca de guarda-corpo e implantação de novas barreiras de segurança. Na rodovia sempre que há surgimento de erosão é feito o trabalho paliativo. Após o período de chuvas serão retomadas as melhorias.

DNIT

  • Duplicação da BR 104 – O que diz a entidade: Não existe projeto de duplicação entre as cidades Campina Grande e Lagoa Seca, e sim um estudo preliminar para retirada da BR por dentro desse e outros municípios a fim de construir alças, na finalidade de diminuir o tráfego pesado da zona urbana. Faltam recursos para execução do projeto.
  • Portal na entrada da cidade – O que diz a entidade: É possível realizar a construção, no entanto, o projeto deve atender aos padrões do DNIT, devendo-se atentar à manutenção estrutural. Todas as normas estão disponibilizadas no site, bem como o projeto deve ser enviado por meio do endereço eletrônico.
  • Manutenção na ponte do sítio Quicé – O que diz a entidade: Existe um projeto de manutenção de pontes. Atualmente há contrato para efetuar o reparo das pontes da região, e algumas precisam ser refeitas. Pontes com notas de 1 a 4 (sendo o nível 1 o mais problemático) estão tendo prioridade.
Pular para o conteúdo