A Prefeitura de Lagoa Seca começou, nesta quarta-feira (1º), o processo de desinfecção em locais públicos da cidade para evitar a transmissão de coronavírus.

Neste primeiro momento, a operação quer dar prioridade as treze unidades básicas de saúde e o hospital municipal, mas vai se estender para as praças, pontos de ônibus e demais locais onde existam aglomerações de pessoas. No sábado (4), será a vez do Mercado Público receber a higienização.

O trabalho está sendo feito pelas equipes de Vigilância Ambiental, Sanitária e Defesa Civil. Bombas de pulverização com solução desinfetante são usadas em operações de desinfecção biológica.

Outro mutirão que vem acontecendo desde o início da semana é o de inspeção, também realizado pela Secretaria de Saúde. Estabelecimentos comerciais essenciais, como supermercados e farmácias, estão sendo orientados a dispor de material de higienização aos clientes e os cuidados para conter aglomerações.

A dengue também tem sido uma preocupação das autoridades, tendo em vista o crescimento do número de casos no país e os problemas que a junção desta doença com o coronavírus pode trazer à vítima. Por isso, a Vigilância Ambiental garantiu as visitas domiciliares de combate ao Aedes Aegypti (mosquito transmissor da dengue). A ordem é seguir o novo protocolo do Ministério da Saúde, que recomenda apenas acompanhamentos nos quintais, evitando o interior das casas para diminuir o contato com os moradores.

Isolamento Social

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do prefeito Fábio Ramalho, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.