A Prefeitura de Lagoa Seca, através da Secretária Municipal de Assistência Social, deu início nesta segunda-feira (17) ao processo de recadastramento dos usuários dos programas sociais oferecidos pelo poder público. Conforme o cronograma, elaborado pelo Departamento de Cadastro Único e Programa Bolsa Família, o primeiro dia de atividade foi direcionado aos moradores do sítio Oiti, onde foram recadastradas cerca de 100 famílias.
As famílias escritas no Cadastro Único foram atendidas durante os turnos manhã e tarde na Escola Severina Cândido, onde também nesta terça-feira (18) serão atendidos os moradores do sítio Araçá. Esta semana também serão recadastrados os moradores do sítio Gravatá do Cumbe e Mineiro, conforme o cronograma.
A secretária de assistência social de Lagoa Seca, Cristiane Cavalcanti, acompanhou de perto o início do recadastramento e falou sobre a importância de que todos atualizem seus dados. “O recadastramento não é uma decisão da prefeitura de Lagoa Seca, e sim uma norma nacional que deve ser cumprida. A preocupação do prefeito Fábio Ramalho é que todos atualizem seus dados para que não sejam penalizados com suspensão ou bloqueio dos benefícios sociais”, destacou a chefe da pasta.
De acordo com o coordenador do Cadastro Único e Bolsa Família em Lagoa Seca, Welbert Barros, o planejamento para realização do recadastramento foi fundamental para garantir a qualidade e agilidade no atendimento dos inscritos no Cadastro Único. “Estruturamos e preparamos uma equipe para garantir que o processo seja o mais rápido possível, para que as pessoas não tenham que enfrentar longas filas. Apenas neste primeiro dia, foram cerca de 10 pessoas realizando atendimento, o que agilizou o processo”, avaliou.
Nesta terça-feira (18), moradores do sítio Araçá deverão realizar o recadastramento nos turnos manhã e tarde a Escola Severina Cândido. Para maiores informações sobre o recadastramento, basta procurar o agente de saúde de cada região, eles são parceiros e possuem as informações necessárias para esclarecer as dúvidas pertinentes ao recadastramento.
Devem realizar o recadastramento todas as famílias inscritas no cadastro mesmo que ainda não sejam beneficiária ou participem de algum dos seguintes programas: Bolsa Família, PETI, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Minha Casa Minha Vida, Programa de Cisternas, Tarifa Social de Energia, Tarifa Social de Água, Benefício de Prestação Continuada (Auxílio Doença), Bolsas Estudantis Federais, entre outros.
O responsável familiar deve apresentar os seguintes documentos originais de toda composição familiar: Carteira de identidade; Carteira profissional de trabalho (para maiores de 18 anos); CPF; Título de eleitor; Certidão de casamento; Certidão de nascimento; Declaração escolar (para estudantes menores de 18 anos); Comprovante de residência atualizado; Comprovante de renda (caso tenha carteira de trabalho assinada, servidor público deve apresentar contracheque, declaração de renda ou contrato).

Confira o calendário de realização do recadastramento nesta primeira semana:
• Dia 18 de abril – Moradores do Sítio Araçá – Posto de atendimento: Escola Severina Cândido
• Dia 19 de abril – Moradores do Sítio Gravatá do Cumbe – Posto de atendimento: Escola Frei Dagoberto
• Dia 20 de abril – Moradores do Sítio Oiti (retardatários) – Posto de atendimento: PSF Inácia Leal
• Dia 20 de abril – Moradores do Sítio Mineiro – Posto de atendimento: PSF Inácia Leal