A cidade de Lagoa Seca vai festejar novamente a cultura do artesanato. Onde acontece, de 31 de julho a 04 de agosto, a 3ª edição da Festa do Artesanato – O Festival Estadual do Artista Popular. A programação oficial foi divulgada no dia 22 de junho nas redes sociais da prefeitura. Dentre as atrações mais esperadas, estão Solange Almeida, Vicente Nery, Kátia Cilene e Walkyria Santos.

A abertura vai ficar por conta do padre Nilson Nunes. Também se destacam na programação nomes como Daniel Rey, Fofim Dirmantelo, Fabiano Guimarães, Jefferson Arretado e Adriano e Larissa.

Programação musical da Festa do Artesanato 2019 de Lagoa Seca:

• 31 de julho, quarta-feira (abertura): Padre Nilson Nunes;

• 01 de agosto, quinta-feira: Daniel Rey, Fofim Dirmantelo e Fabiano Guimarães;

• 02 de agosto, sexta-feira: Jefferson Arretado, Vicente Nery e Solange Almeida;

• 03 de agosto, sábado (encerramento): Adriano e Larissa, Walkyria Santos e Kátia Cilene.

Todas as apresentações serão gratuitas e acontecerão na estrutura montada na Praça Severino Cabral, no Centro de Lagoa Seca.

Segundo o prefeito Fábio Ramalho, a Festa do Artesanato sempre colocou o foco na geração de emprego e renda. “A Festa do Artesanato para a economia de Lagoa Seca e região representa um momento muito importante. Por isso, nós sempre pensamos na oportunidade de gerar emprego e renda, que vai beneficiar do artesão ao comerciante”, destacou.

Outro ponto de destaque é a Feira de Artesanato, que continuará com suas amostras durante todos os dias da festa. Com um espaço amplo e diversificado, a Feira reúne centenas de peças produzidas pelos artesãos do município. Um local de cores e formas. Produtos a partir de 5 reais, para todo tipo de apreciador e gosto.

A abertura da Feira será na quarta-feira (31), às 18h. Neste ano, as exposições terão uma hora a mais de funcionamento, passando das 14h às 23h. Nas edições anteriores, o point da cultura ficava aberto até as 22h. Na sexta (02) será aberto o dia todo. Isso porque, dentro da programação haverá um momento para homenagear os agricultores pelo seu dia. A programação ainda está sendo preparada.

Com 22 estandes montados para os mais de 70 artesãos cadastrados para a festa, as tipologias das peças são as mais variadas: madeira; cipó; patchwork; crochê; tricô; bonecas de pano; bordados; metal; saboaria; cartolagem; habilidades manuais; estopa; brinquedos populares; entre outros. Os dados são da coordenadora do artesanato do município, Lucicleide Nascimento.

O público ainda poderá desfrutar de uma boa música regional, com apresentações de trios de forró na área externa da Feira. E se bater aquela fome, os visitantes também terão uma área com vendas de comidas típicas.

A segurança dos festeiros sempre foi uma preocupação desde a criação da primeira edição. Para este ano, aproximadamente 200 agentes das polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros farão diariamente a ronda e a segurança do público. Um forte sistema de monitoramento com câmeras de alta resolução e detectores de metais estão dentro do pacote de seguridade.

Em 2019, a Festa do Artesanato de Lagoa Seca completa 3 anos de existência. A cada ano, a festa tem um crescimento significativo em todo o Nordeste. A primeira edição foi em agosto de 2017.