Depois de oito horas de muito trabalho e uma verdadeira força-tarefa para acelerar a campanha de vacinação contra o novo coronavírus em Lagoa Seca, a Secretaria de Saúde encerra a tarde deste sábado (26) tendo vacinado 556 pessoas – todas com idade superior a 50 anos e sem doenças preexistentes –, o maior número de imunizados atingidos em um único dia desde o início da injeção da primeira dose na cidade, quando foi feita em janeiro deste ano.
O recorde foi visto como um saldo positivo e satisfatório pelas autoridades de saúde do município, o que aponta o empenho dos profissionais da área em vacinar a população e o cuidado dos munícipes com a própria saúde em tempos difíceis de pandemia, que já vitimou fatalmente 34 lagoassequenses e infectou mais de 2 mil.
Esta semana, Lagoa Seca recebeu um carregamento com três lotes totalizando 760 doses, das quais 195 foram da Janssen (1ª remessa), 345 da Pfizer somadas as 220 da CoronaVac. Apenas a Janssen, da farmacêutica Johnson & Johnson, que é aplicada com uma só dose.
Por enquanto, somente a Policlínica Manoel Jácome vai continuar vacinando o atual grupo prioritário na semana que vem, no horário das 8h às 16h. Segundo Danielle Medeiros, coordenadora de imunização, a resposta para isso está na logística da aplicação das doses restantes deste sábado, facilitando a concentração dos insumos em um só lugar.