A Secretaria de Saúde de Lagoa Seca promoveu, nesta terça-feira (13), uma reunião para apresentar e implantar o programa federal Melhor em Casa, no município.

O programa Melhor em Casa tem a finalidade de levar atendimento médico às casas de pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, evitando internações hospitalares desnecessárias e as filas dos serviços de urgência e emergência.

Com essa novidade aderida pela prefeitura, o serviço promete ampliar o atendimento ofertado na área da saúde e garantir mais qualidade de vida ao lagoassequense.

Para ter acesso ao programa, é necessário realizar um cadastro diretamente no posto de saúde onde o paciente costuma ser atendido, ou por meio dos agentes comunitários de saúde.

A reunião desta terça foi ministrada pelo consultor em saúde Assis Campos, servidor da Secretaria de Saúde, com acolhida da responsável pela pasta, Cristiane Cavalcanti. Participaram do encontro profissionais de diversas esferas da saúde.

Em Lagoa Seca, a execução do programa Melhor em Casa será dada por uma equipe já estabelecida e formada por seis servidores: médico, enfermeiro, fisioterapeuta, técnico de enfermagem, psicólogo e assistente social.

Os profissionais cuidadores desenvolvem um conjunto de ações, incluindo o ensinamento de hábitos saudáveis de vida, como: alimentação balanceada, prática regular de atividades físicas, convivência social estimulante, atividade ocupacional prazerosa e mecanismos para reduzir o estresse.

A fonte do custeio das despesas será do governo federal, com repasse mensal de R$ 34 mil.

A secretária de Saúde avaliou como positiva a implementação do programa Melhor em Casa. “Isso é algo que aponta avanço para a gestão de todo sistema público de saúde, já que ajudará a desocupar os leitos hospitalares, proporcionando um melhor atendimento e regulação dos serviços de urgência do hospital”, disse Cristiane Cavalcanti.

Cristiane também informou que algumas visitas já foram feitas, embora a equipe multiprofissional se prepara para começar em breve as atividades de acordo com as demandas deixadas nas unidades de saúde.

Confira alguns registros do encontro:

...
Skip to content