Os agentes comunitários de saúde do município participaram de uma reunião promovida pela Secretaria de Saúde de Lagoa Seca que teve como objetivo fazer esclarecimentos e programar os cronogramas de vacinação que serão oferecidos à comunidade já a partir da próxima semana.

O encontro contou com a presença do Prefeito Fábio Ramalho e do o Secretário de Saúde, Iran Barbosa, além de coordenadores do setor.

Os mais de 50 agentes de saúde que participaram do momento, receberam as orientações sobre as vacinas para o vírus Influenza, que são transmitidos facilmente por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar.

A vacina terá disponibilidade no município já a partir do dia 16 de abril e a campanha de vacinação seguirá até o dia 25 de maio nos postos de saúde, tendo como público-alvo os maiores de 60 anos, gestantes, crianças com até 05 anos, portadores de doenças crônicas e professores.

Os agentes de saúde também foram notificados da mobilização que ocorrerá para a vacinação contra o vírus HPV – um vírus que atinge a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões percursoras de câncer, como o câncer de colo de útero, garganta ou ânus. O nome HPV é uma sigla inglesa para “Papiloma vírus humano” e cada tipo de HPV pode causar verrugas em diferentes partes do corpo. A transmissão acontece no contato pele com pele, por isso pode ser considerado uma doença sexualmente transmissível.–  O público alvo são as meninas dos 09 aos 14 anos e meninos com faixa etária dos 11 aos 14 anos. Haverá também uma mobilização para a prevenção contra a Meningite – nome dado à inflamação da meninge, membrana que recobre o sistema nervoso central. A meningite é uma doença grave, potencialmente fatal, que costuma ser causada por agentes infecciosos, tais como bactérias, vírus e fungos.–  O público alvo desta vacina são os adolescentes com faixa etária de 11 a 14 anos, tanto para o sexo masculino quanto feminino.

Segundo Danielle Medeiros, já está sendo preparado um cronograma com as escolas do município visando criar uma escala de dia e horário para as vacinações contra o HPV e a Meningite. Os usuários poderão, também, procurar as unidades básicas de saúde, onde as vacinas estarão disponíveis. Os documentos necessários são o cartão do SUS e o cartão de vacinação para a atualização das mesmas.

 

Pular para o conteúdo