Adolescentes de 11 e 12 anos devem procurar os postos de saúde do município para receberem a vacina contra meningite. Quem faz a chamada é o setor de imunização, da Secretaria de Saúde de Lagoa Seca.
A nova vacina meningocócica conjugada ACWY protege de quatro sorotipos da bactéria. A dose aplicada anteriormente neste público, que foi implantada em 2017, compreendia apenas o sorotipo C.
O adolescente que inclusive já tenha tomado a vacina C deve também receber a ACWY.
É preciso estar munido do cartão de vacinação quando houver a procura a uma unidade básica de saúde, que tem horário se funcionamento das 8h às 14h. A Policlínica Manoel Jácome abre uma hora mais cedo.
A meningite é uma doença bacteriana com alta taxa de letalidade e capaz de provocar sequelas duradouras, como complicações neurológicas, perda de membros, perda auditiva e paralisia. Também pode manifestar artrite séptica, pericardite e pneumonia.
De acordo com o setor de imunização, aproximadamente 300 doses foram aplicadas no período de abril a junho deste ano. Um índice muito pequeno, mas que, segundo a coordenação, pode ser aumentado depois da divulgação da campanha.
Segundo a Vigilância Epidemiológica, do ano passado até agora só houve um caso de meningite em Lagoa Seca.