Algumas das escolas da rede municipal de ensino de Lagoa Seca estão passando, simultaneamente, por reparos – pequenas reformas. As creches também entram na lista das unidades educacionais que recebem melhorias em meio à pandemia do novo coronavírus.

De tudo um pouco está sendo feito, conta o secretário de Educação José Walter. Dentre os serviços maiores estão a troca de cerâmicas; construção de rampa com acessibilidade; pinturas; colocação de gesso; troca de cobogós por janelas; novas portas; e retelhamento – esse último com maior presença por causa da forte chuva que caiu na cidade no último dia 17.

Muro é construído para ‘dividir’ as escolas Irmão Damião e Maria da Guia Ramos, no bairro Monte Alegre em Lagoa Seca (Imagem: DECOM/PMLS)

Lista das escolas e creches municipais que estão passando por reparos

• Escola Delcleciano Carneiro Machado Rios (Amaragi)

• Escola Antônio Félix de Araújo (Cumbe)

• Escola Rosa Amélia Félix de Araújo (Jucá do Cumbe)

• Escola Machado de Assis (Campinote)

• Escola José Gomes (Alvinho)

• Creche Dejanira Amélia da Silva (Chã do Marinho)

• Escola Isabel Vieira de Andrade (Chã do Marinho)

• Escola Irmão Damião (bairro Monte Alegre)

• Escola São Sebastião (Vila Florestal)

• Creche Alzira Coutinho (Morro)

Três outros educandários cujos nomes não estão na relação acima já receberam os mesmos acabamentos e seguem prontos para quando as aulas retornarem. Escola Olímpio Rodrigues Coura (Manguape), Escola João Laurentino de Carvalho (Almeida) e Escola Criança Feliz (Gruta Funda).

Conforme José Walter, a expectativa é que os reparos sejam concluídos até o início de maio. Ele ainda afirmou que as escolas que não foram citadas estão em ‘planejamento’ para também receberem as modificações necessárias. O secretário está valendo-se do trabalho eficaz que o prefeito Fábio Ramalho tem na educação, o qual, segundo ele, já é marca garantida desde o primórdio de sua gestão.

Gesso sendo colocado nas salas de aula da Escola Isabel Vieira, na Chã do Marinho. (Imagem: Reprodução)

Outra informação repassada pelo secretário foi a da compra de 147 novas cadeiras de estudantes, que serão distribuídas às Escolas Irmão Damião e Escola Isabel Vieira de Andrade, tendo custo de quase R$ 17 mil para os cofres públicos. As cadeiras vão repor as antigas que não apresentavam mais condições de uso aos estudantes.

Creches, como a do Chã do Marinho, ganha nova pintura e é mais um exemplo dos reparos que vem acontecendo nos educandários. (Imagem: Reprodução)

(Imagem: Reprodução)