O município de Lagoa Seca sediou e também foi partícipe de uma reunião com foco no desenvolvimento agrícola do Polo da Borborema. O evento aconteceu nesta quinta-feira (2), no auditório do Banco Mãe de Sementes, setor pertencente ao governo estadual e que está localizado no sítio Quicé.

Entre seus principais objetivos, o encontro propôs melhorias que possam reestruturar o território do Polo da Borborema – programa ligado ao crescimento rural baseado nos princípios da sustentabilidade socioambiental agroecológica e que atualmente congrega 21 cidades. Houve também o compartilhamento de experiências de autoridades políticas diante do assunto, a fim de fortalecer a agricultura familiar.

O prefeito Fábio Ramalho e o secretário de Agricultura e Abastecimento de Lagoa Seca, Nelson Anacleto, marcaram presença. O município foi elogiado por outras personalidades públicas da região, no que diz respeito ao trabalho de valorização e forte suporte ao homem do campo, apesar das dificuldades, como a crise hídrica.

Outro ponto positivo para Lagoa Seca foi o projeto de um banco de sementes crioulas próprio da cidade, que cada vez mais está prestes a se tornar realidade, algo que chamou a atenção e foi destaque entre os discursos das autoridades. É que poucas cidades têm esse tipo de armazenamento.

A reunião ainda trouxe a apresentação de programas e financiamentos do Banco do Nordeste somada ao apoio da Empresa de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) e da Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido do estado da Paraíba.

Pular para o conteúdo