Secretário de Educação de Lagoa Seca, Iran Stênio disse que é “preciso reconstruir laços de afeto, recomeçando a vida na unidade escolar”. A fala dele marcou a abertura do encontro pedagógico que aconteceu remotamente por causa da pandemia de Covid-19. O evento, ocorrido durante todo o dia desta terça-feira (27), teve como temática principal a relação família e escola, presente nas atividades do 2º bimestre da rede municipal de ensino.

Acredito na transformação que vem acontecendo em nossos educadores, pois este é um momento novo. Alguns conseguiram se adaptar, outros, ainda não. Mas isso faz parte do aprendizado. Tenho certeza do esforço e trabalho de toda rede educacional de Lagoa Seca, desde o auxiliar de serviços gerais até o setor administrativo, já que viver uma pandemia sem a rotina das salas de aula é desafiador”, destacou o secretário, elogiando também a dedicação dos profissionais da área em lidar com o cenário atual.

Para Arilane Vasconcelos, psicóloga e mestre em Educação, a junção entre família e escola vai além do que se pode imaginar. “Quando a família estabelece um elo com a escola, possibilita que as práticas pedagógicas tenham a dinâmica de explicar conteúdos, tomar decisões, compartilhar problemas, conflitos, dúvidas, ansiedades, expectativas e satisfações, levando em conta o respeito e a autonomia”, pontuou a palestrante.

Foto: ASCOM/PMLS

A tomada de consciência de que o processo do aprender não é fácil nem é simples, possibilita que sujeitos envolvidos em cada uma das instituições reconheça suas atribuições frente ao sujeito que da educação necessita, ou seja, o aluno”, comentou Arilane durante sua intervenção.

Logo após a apresentação da psicóloga, coordenadores da Secretaria de Educação reuniram-se através de uma plataforma on-line com os professores dos seguimentos educacionais, para tratar de questões e atividades alusivas à proposta do 2º bimestre. A mesma programação de manhã seguiu à tarde – para os profissionais deste turno.

Perdeu ou quer rever o evento de ontem? É só clicar:

Pular para o conteúdo