Uma multidão de pessoas lotou a Praça João Jerônimo da Costa (Praça da Matriz) na tarde deste domingo, 21, local para palco do evento que celebrou o Dia das Mães, em Lagoa Seca. Toda estrutura e programação foi pensada com muito carinho pela Secretaria de Assistência Social, que em mais um ano promoveu uma grande festa para comemorar a existência das mamães do município.
Segundo os organizadores, duas mil pulseiras foram entregues ao público-alvo, como maneira de melhorar a organização para sorteio dos 300 presentes adquiridos pela prefeitura e em parceria com alguns apoiadores do festival. Brindes em forma de lembrancinhas também foram entregues às homenageadas do dia.
Para ajudar no deslocamento de quem reside na zona rural e dar oportunidade para que esse público também prestigiasse, o Departamento de Transportes colocou dez ônibus à disposição das comunidades.
O evento começou por volta das 15h30 com a entrada do coral Vozes da Melhor Idade. Após o grupo e ainda no ritmo musical, outras canções tocaram os corações de quem estava presente.
Em seguida as autoridades municipais discursaram sobre a importância do momento para Lagoa Seca. Estiveram marcando presença a prefeita Dalva Lucena, as vereadores Maria José Policarpo (Zezé da Verdura), Marinalva Cassiano (Marinalva do Feijão Verde), a secretária de Assistência Social, Michelle Ribeiros, e os deputados Fábio Ramalho (estadual) e Romero Rodrigues (federal), além do senador Veneziano Vital e do prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima.
Uma das atrações mais aclamadas foi a cantora mirim Geysian Kelly, que participou do programa The Voice Kids, da Rede Globo. Já na parte final, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) trouxe seis tipos de apresentações, entre danças, peças musicais e teatrais.
No início da noite, veio uma das partes mais aguardadas por todos: o sorteio dos presentes. A lista reuniu uma enorme variedades de produtos, desde aqueles para o ambiente doméstico (fogões, geladeiras, tanques de lavar roupa, ventiladores, liquidificadores, entre outros), como itens pessoais (colchões e kits de perfuraria).
As duas primeiras sortudas foram Gracinete Mendonça, de 43 anos, agricultora e moradora do Alvinho. Ela levou para cada um jogo de panelas. A também agricultora Maria Maria dos Santos, de 54 anos, adquiriu uma batedeira para sua cozinha. A mulher reside no bairro São José.
Outro ponto importante que rendeu aplausos foi a entrega simbólica do novo fardamento para as creches da rede municipal de ensino. O anúncio veio de prefeita Dalva Lucena, convidando algumas mães para receberem o material. A gestora garantiu, ainda, a chegada do fardamento nos próximos dias para o restante das crianças e adolescentes das unidades educacionais de Lagoa Seca.
Pelo segundo ano consecutivo, desde quando assumiu o comando da administração pública, em abril do ano passado, a prefeita Dalva Lucena elogiou o esforço das equipes atuantes na Secretaria de Assistência Social. “Toda a secretaria, em nome da gestora Michelle Ribeiro, está de parabéns. Foram dias e dias pensando, planejando até que esse momento chegasse e tivesse êxito. Prova disso foi a praça lotada neste domingo. Muitos prêmios também foram entregues, algo bem maior do que ano passado. Queremos melhorar e a cada edição oferecer uma festa mais ampla e repleta de carinho”, disse a chefe do executivo municipal.
Na festa organizada pela Assistência Social, a usuária do SCFV, Maria Eduarda, trouxe a mãe Adriana para estar presente na solenidade. Elas moram na Vila Esperança e sempre acompanham o evento todos os anos. “Estou muito feliz, principalmente porque minha filha faz parte do balé, dançando e encantando a todos. Eduarda é orgulha pra toda família”, disse a genitora.
Roseane da Silva veio do sítio Mineiro fazer parte do time de mães homenageadas neste domingo. Ela intitulou de “maravilhoso” o evento preparado pela prefeitura.
Confira alguns registros deste domingo