Morador da Chã do Marinho, Emerson de Souza Bezerra já vendia, através das redes sociais, produtos do seguimento do vestuário e calçados. Depois que ele descobriu os serviços gratuitos da “Sala do Empreendedor”, o comerciante buscou o setor para se formalizar como microempreendedor. Na semana passada, o mais novo vendedor formalizado já saiu da prefeitura com o certificado e o cartão do CNPJ em mãos.

Tudo isso só foi possível graças ao incentivo dado pelo prefeito Fábio Ramalho à população, para que buscasse empreender no município, gerando emprego e renda.

A Sala do Empreendedor é um serviço gratuito e rápido para os que têm interesse de investir em alguma coisa. Com o espaço físico na prefeitura, “a Sala age desburocratizando os processos de abertura, alteração, baixa e funcionamento das empresas”, explica o agente de desenvolvimento do município, Welbert Barros.

E não é só isso. Welbert também menciona que os futuros microempreendedores também são encaminhados para a retirada de licença do Alvará. Todos os processos se dão na própria prefeitura.

De acordo com o agente de desenvolvimento, outro serviço gratuito que a prefeitura oferece é o de emitir a DASN SIMEI (Declaração Anual do Simples Nacional – Microempreendedor Individual), para isso, a data limite para fazer a declaração é até 31 de maio de 2019.

Assim como Emerson, citado no início da matéria acima, os microempreendedores podem, através da formalização, receber outros benefícios muitas vezes desconhecidos.

“Redução de imposto; contribuição com o INSS; auxílio doença; aposentado por invalidez; e salário maternidade (…) são alguns dos retornos benéficos que esses empreendedores têm, acaso busquem a formalização. E é isso que nós queremos mostrar”, enfatizou Welbert.

A Sala do Empreendedor fica no prédio principal da prefeitura de Lagoa Seca, na Rua Cícero Faustino da Silva, 647, 1°andar.