A Secretaria de Saúde de Lagoa Seca divulgou nesta terça-feira (31) a confirmação do primeiro caso da variante Delta da Covid-19 no município. Segundo a pasta, o paciente é um idoso de 84 anos, que já foi vacinado com as duas doses e está recuperado da doença.

O homem contraiu o vírus no final do mês de julho, quando apresentou sintomas como febre e tosse. Ele chegou a passar pelo Hospital Geral Municipal Ana Maria Coutinho Ramalho, em Lagoa Seca, mas, por conta da idade avançada, equipes médicas acharam melhor fazer sua transferência a uma unidade especializada. Foi aí que o idoso foi levado ao Hospital Pedro I, em Campina Grande, onde ficou internado durante uma semana na enfermaria.

Neste período, ele passou por exames inclusive submetendo-se à coleta da amostra para teste de covid, encaminhada ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PB) – unidade especialista neste tipo de procedimento. O resultado só ficou pronto no início desta semana.

Estudos revelam que a variante é muito mais transmissível e tem maior chances de invadir o sistema imunológico, responsável pelas defesas do nosso organismo.

A Secretaria de Saúde explicou que a identificação ocorre via sequenciamento genético, e reforça os cuidados de prevenção da Covid-19, como uso máscara, higienização das mãos corretamente, distanciamento social e evitando aglomerações.

Pular para o conteúdo