A prefeita Dalva Lucena anunciou o nome de Nelson Ferreira para assumir a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Lagoa Seca. O anúncio saiu nesta quinta-feira (4).

Ferreira comanda a pasta após o vereador licenciado Nelson Anacleto deixar o cargo e voltar à sua cadeira na Câmara de Vereadores. O parlamentar geriu a secretaria durante três anos, desde o segundo mandato do então prefeito Fábio Ramalho, em 2021.

Em solenidade nesta manhã de quinta-feira, a Câmara realizou sessão especial para empossar Nelson Anacleto. Dezenas de pessoas prestigiaram o evento, como líderes políticos, membros do governo e a sociedade em geral.

Agora no comando da Agricultura e Abastecimento, Ferreira tem a missão de continuar a alta lista de serviços que melhoram a vida do agricultor lagoassequense, bem como a ampliação de políticas públicas e programas como o corte de terra, distribuição de sementes, recuperação das estradas, abertura e recuperação de barreiros, entre outros.

Quem é Nelson Ferreira?

Nelson Ferreira dos Santos Brasileiros tem 57 anos, agricultor, sindicalista e reside na comunidade Lagoa do Gravatá. Nasceu em novembro de 1966, em Campina Grande. Desde muito cedo iniciou sua vida na agricultura e nunca mais parou. Assumiu a presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município em 1995. Já foi tesoureiro da entidade e, atualmente, compõe o quadro de membros da direção.

Sua formação pessoal e profissional, enquanto homem do campo, aconteceu sob a seca e lhe deu muitos aprendizados. Participou na formulação do Fórum de Articulação do Semiárido Paraibano, vendo de perto e atuando na construção de políticas públicas em benefício do produtor rural, como a instalação de cisternas e barragens subterrâneas.

Nelson ajudou a fundar o Polo Sindical da Borborema, e em parceira com a AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia – uma associação de direito civil sem fins lucrativos – participou do mapeamento das regiões (frutas, roçado e verdura) existentes em Lagoa Seca, na finalidade de dar conhecer melhor e apoiar enquanto sindicato agricultura familiar.

Além de viajar para outras localidades do Brasil e conhecer experiências agrícolas diversas, pisou nas terras da Nicarágua, Argentina e Vietnã, sempre com o ideal de aprender e aplicar no seu país como tais culturas trabalham na terra de maneira sustentável e inovadora.