Após quase um mês de recesso, as comissões responsáveis pela elaboração do novo Plano Diretor de Lagoa reuniram-se na tarde desta terça-feira (7), na Câmara de Vereadores, para a retomada dos trabalhos.

Na ocasião, seis grupos – formandos anteriormente – apresentaram dados preliminares de como se encontra atualmente o município. As informações trazidas pelos membros das três comissões tiveram como base as seguintes áreas: História de Lagoa Seca/ Habitação, Mobilidade Urbana e Grandes Projetos de Impacto/ Patrimônio Artístico, Cultural e Turismo, Desenvolvimento Econômico, Financiamento do Desenvolvimento Urbano/ Uso e Ocupação do Solo/ Desenvolvimento Rural Sustentável, Meio Ambiente e Saneamento Ambiental/Gestão Democrática e Participação Popular.

Tal diagnóstico é peça importante para entender o cenário local e, na próxima fase, apontar sugestões de melhorias em favor do município. O Plano Diretor é composto de cinco etapas – atualmente as atividades se encontram na segunda etapa.

O Plano Diretor é uma lei municipal que estabelece e organiza o desenvolvimento e expansão territorial de uma cidade. Ele configura ser instrumento básico do processo de planejamento municipal para a implantação da política de desenvolvimento urbano e rural, norteando a ação dos agentes públicos (prefeitos, por exemplo) e privados.

Na programação desta terça-feira, participantes foram recepcionados com um momento de acolhida musical e mensagem de recomeço pela nova fase de atividades do PDM. Cecita Jerônimo e Raphael Alves comandaram o ato.

A secretária municipal de Administração e coordenadora geral das funções envolvendo o PDM, Maria Aparecida dos Santos, disse que, de acordo com o planejamento do grupo, há estimativa de que a nova lei seja entregue e aprovada até final deste ano – realidade bem distinta da quando o Plano foi construído, em 2006.

“Está de volta, trabalhando juntamente com as equipes incumbidas por essa tarefa, é motivo de alegria. Estamos caminhando e projetando a Lagoa Seca do futuro. Estimamos o término da segunda etapa em maio, a terceira no mês de setembro, a quarta e última, por fim, em novembro”, projetou.

Confira alguns registros do encontro desta terça:

DECOM/PMLS e Comunicação/PDM