O município de Lagoa Seca vai sediar a Conferência Intermunicipal Popular de Educação (CINPE), que, entre seus objetivos estão a mobilização de setores e seguimentos da educação frente à defesa do Estado Democrático de Direito, da Constituição Federal, do Plano Nacional de Educação, além de um projeto de estado que garanta uma educação pública de qualidade, laica e para todos. O evento acontecerá nesta terça-feira (5), de forma híbrida.

Três outros municípios (Alagoa Nova, Alagoa Grande e São Sebastião de Lagoa de Roça), todos da Paraíba, terão seus representantes na conferência. Por se encaixar no sistema híbrido, a CINPE reunirá algumas autoridades locais e de outras cidades, mas com os protocolos sanitários vigentes contra o novo coronavírus.

A CINPE – que é uma preparação rumo à Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE) – terá ainda nesta terça-feira uma plenária final com resultados das propostas dos eixos temáticos já sendo trabalhados por grupos da educação desde o dia 27 de setembro. O momento vai render ainda uma palestra em homenagem ao pedagogo Paulo Freire, que completaria 100 anos se estivesse vivo.

Veja a programação da Conferência Intermunicipal Popular em Lagoa Seca

• 7h30 – Credenciamento, Convento Ipuarana;

• 8h – Abertura da CINPE com formação da mesa reunindo autoridades do município e de outras regiões;

• Apresentação cultural: casal de bailarinos da Banda Fanfarra Ypuarana;

• 9h – Palestra: “Educação para todos/as/es se constrói com Democracia e Participação Social: Legado de Paulo Freire: nenhum direito a menos”, proferida pelo professor Ciro Linhares;

• 10h – Apresentação das propostas dos eixos temáticos;

• 11h – Encerramento.