A Prefeitura de Lagoa Seca, através da Secretaria de Saúde, está convocando as mais de 240 pessoas com Glaucoma, que fazem tratamento pelo SUS, para um recadastramento. O processo é uma recomendação do Ministério da Saúde e será realizado até o dia 30 de abril, na sala de Regulação no Centro de Saúde Manoel Jácome, nas segundas, quartas e sextas-feiras durante à tarde e nas terças e quintas-feiras, pela manhã e pela tarde. O Centro de Saúde é localizado na rua João Otaviano Pequeno, bem próximo ao Hospital Municipal.
O Paciente deve comparecer ao local com os respectivos documentos: RG, CPF, Comprovante de Residência, Cartão SUS e a receita do colírio utilizado. Além destes documentos, é necessário o laudo da situação do paciente que deve ser pedido durante a consulta na clínica de tratamento.
De acordo com a Coordenadora de Regulação, Mônica Leandro, as informações serão repassadas para o Núcleo da Prefeitura de Campina Grande, que regula a regional, para a atualização das informações dos pacientes. Segundo ela, atualmente usufruem do tratamento contínuo aproximadamente mais de 240 pessoas na cidade de Lagoa Seca, deste total, apenas 80 já compareceram para se recadastrar.
“O objetivo do recadastramento é oferecer um melhor tratamento e reorganizar o atendimento contínuo. Além disso, a atualização das informações possibilita aquele paciente que parou de realizar o tratamento, possa reiniciar e regulamentar sua saúde”, explicou a coordenadora.
Esse serviço oferece, gratuitamente, consultas, exames, acompanhamentos, cirurgias, tratamento oftalmológico e até mesmo implante de prótese.
O glaucoma é uma doença nos olhos que pode levar a cegueira. Causado pela lesão do nervo óptico e relacionado à alta pressão do olho, pode provocar sérias alterações no campo visual. Doenças como diabetes, hereditariedade, miopia e lesões oculares são as principais causas do glaucoma. Silencioso, muitas pessoas descobrem tarde o problema, quando já perderam uma parte do campo visual.