A Secretaria de Educação de Lagoa Seca, realizou na manhã e tarde desta terça-feira (13), na Escola Municipal Irmão Damião o primeiro dia de um sarau poético que irá durar dois dias. Cerca de 500 alunos e professores participaram da ação.

O primeiro dia de programação contou com apresentações de dança, poemas, demonstração de cultura indígena, homenagens e apresentação musical. Ocorreu ainda exposição de painéis produzidos pelos alunos, sobre diversos temas voltados para cultura e meio ambiente.

De acordo com a programação, o segundo dia do sarau contará com apresentações de dança, leituras de contos, cordéis e poemas, casamento matuto e apresentação de emboladores.

Conforme o prefeito de Lagoa Seca, Fábio Ramalho, a gestão seguirá valorizando e incentivando boas práticas culturais. “Já temos desenvolvido ações na área cultura e seguiremos assim. Entendemos que a valorização da cultura é importante, principalmente diante de um mundo cada vez mais digital onde a tendência, é que as pessoas esqueçam os valores de uma boa poesia ou o quanto é bonita uma apresentação de dança popular”, destacou o gestor.

A diretora da escola, Rita Borges, explicou a importância da realização do sarau. “Muitos desses jovens, por conta do acesso a novas tecnologias, terminam por não tomarem conhecimento ou perderem o gosto sobre nossa cultura, nossas origens e questões dessa natureza. Organizamos o sarau para motivar os estudantes a conhecer mais sobre nossa própria história e sobre nossa língua. Acreditamos que a abordagem da cultura através do sarau poético, torna o assunto muito mais atrativo”, disse a gestora do educandário.