A prefeitura de Lagoa Seca realizou nesta sexta-feira (28) primeira audiência pública de discussão do Orçamento Participativo nas comunidades. Cerca de 100 pessoas participaram do momento que foi realizado no pátio da Escola Municipal Izabel Vieira.
Para contemplar as comunidades da região Sul do município, a ação aconteceu na comunidade Chã do Marinho e contou com a participação de moradores do Oiti, Araçá, Cumbe, Gravatá do Cumbe, Mineiro, Amaragi e localidades adjacentes.
Na ocasião, foram discutidos as metas da Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano Plurianual (PPA).
Com o intuito de democratizar o orçamento municipal atendendo as demandas da sociedade de forma participativa, a ação quer ouvir a população e compreender as necessidades de cada região. Deste modo a gestão municipal poderá fazer a utilização correta dos recursos públicos, proporcionando melhorias nos serviços públicos.
As prioridades eleitas nas audiências públicas serão determinantes para que o governo municipal possa trabalhar a partir de 2018.
Na plenária, todos os presentes tiveram a oportunidade de falar quais as necessidades acham mais urgentes nas áreas de saúde, cultura, esporte, lazer, educação, agricultura, infraestrutura, assistência social, além de elencar melhorias que serão planejadas ao longo dos próximos quatro anos.
O prefeito Fábio Ramalho destacou que todos os investimentos precisam ser planejados, e que a realidade do município não é diferente do restante do país que vem enfrentado grandes dificuldades. “Ninguém pode fazer uma gestão sem ouvir a população. Ouvindo o povo nós teremos a certeza de que faremos o melhor e trabalhar não só para o que reside na zona urbana, ou para o homem do campo, mas por todo o município e para todos. Para mim foi maravilhoso começar o Orçamento Participativo por aqui,lhe se Deus quiser vamos trazer ações que beneficiem esta comunidade”, disse.
A vereadora Maria José do Nascimento (Zezé), foi uma das representantes da comunidade Chã do Marinho. Ela pediu que a gestão continue olhando com atenção especial pela região. “Agradeço muito ao prefeito que tanto tem feito em apenas sete meses de gestão, mas peço que olhe sempre pela Chã do Marinho, pois esta é uma comunidade que necessita de atenção especial por parte da gestão”, falou Maria José.
A próxima audiência do Orçamento Participativo (LOA/PPA) acontece na próxima quarta-feira, dia 2 de agosto, na Escola municipal Machado de Assis no Campinote e terá participação de toda região Norte do município.
Estão convidados a participar todos os moradores das comunidades do Alvinho, Jenipapo, Pai Domingos, Retiro, Imbaúba, Alto do Amor, Manguape, Pau Ferro e adjacências.