A Secretaria de Assistência Social de Lagoa Seca promoveu, na manhã desta quinta-feira (17), o repasse do programa municipal Cheque Cidadão referente ao mês de agosto. Na ocasião, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), foi realizada uma palestra de conscientização ao combate à violência contra a mulher. O momento aconteceu no Salão Paroquial e contou com a presença da prefeita Dalva Lucena e da secretária da pasta, Michelle Ribeiro.

O ato teve início com conscientização para o enfrentamento contra a violência doméstica ministrada pela advogada do CREAS, Sueny Albuquerque. Na fala, ela explanou a respeito dos tipos de violência, seja física, verbal, psicológica ou social, e a relevância de denunciar os agressores, procurando proteção junto ao órgão público.

Marilene Gomes, dona de casa e beneficiária do programa Cheque Cidadão, conta que o bate papo foi de grande ajuda para orientar mulheres que sofrem abuso. “Às vezes, têm mulheres que se calam por medo e através desse momento, elas podem chegar e denunciar seus maridos, já orientadas e esclarecidas”, afirmou.

A iniciativa faz parte do trabalho realizado pela SEMAS referente ao Agosto Lilás. Durante todo o mês, a secretaria realiza abordagens acolhedoras voltadas às mulheres da cidade. Além disso, trabalha-se também, durante o Campeonato Lagoassequense de Futebol, campanha voltada à importância do papel do homem nessa luta, respeitando e acolhendo as companheiras.

A mulher que sofre qualquer tipo de violência é orientada a ligar para o 180, após isso, será direcionada ao CREAS, onde receberá suporte e apoio de profissionais especializados na proteção dessas mulheres. A secretária da pasta, Michelle Ribeiro, pontua a necessidade de buscar ajuda e receber acompanhamento do órgão público. “Muitas mulheres ainda sofrem com violência dentro do próprio município e escondem por medo. No CREAS, trabalhamos mensalmente com acompanhamento e oficinas dirigidas a essas pessoas que tiveram seus direitos violados de alguma forma”, conta.

Após o momento, o público presente se organizou para receber seus cheques referentes ao mês de agosto. Na ocasião ainda foi servido um café da manhã para as contempladas com o programa.

O Cheque Cidadão é um programa municipal criado na gestão do ex-prefeito Fábio Ramalho, que tem como objetivo propor a inclusão social das famílias em situação de pobreza, por meio de transferência financeira para garantia mínima de segurança alimentar e nutricional. Atualmente, mais de 300 pessoas são contempladas com o auxílio.

DECOM/PMLS