De acordo com a Comissão Eleitoral do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), cerca de 2.704 eleitores compareceram à Escola Cidadã Integral Técnica Francisca Martiniano da Rocha, neste domingo (1⁰), para eleger os representantes do Conselho Tutelar do município.

Lagoa Seca apresentou dez candidatos para vaga de conselheiro, onde os cinco primeiros colocados foram eleitos ao cargo. Entre eles, venceram:

Cesar do Morro: 496 votos
Yuri da Lanchonete: 462 votos
Xirlinha: 363 votos
Rosiane: 348 votos
Darlan de Vera: 260 votos

Em meio à escolha do público, Cesar, Yuri e Rosiane foram reeleitos. Já Xirlinha e Darlan vem como novidade para ocupar a vaga no Conselho. Os representantes assumirão o mandato por quatro anos, a partir de janeiro de 2024.

Pela primeira vez, a votação ocorreu por meio de urnas eletrônicas conforme liberação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). No total, dez urnas foram disponibilizadas ao município e nenhuma apresentou problemas técnicos. Além desta mudança, a população só poderia votar em um candidato com seu respectivo número.

Foi montada toda uma organização para servir de suporte nas eleições, seguindo as recomendações da prefeita Dalva Lucena. Toda logística, desde arrumação das salas, alimentação (almoço e lanche) dos fiscais e servidores até a rota de transporte para os moradores da zona rural, foi responsabilidade da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Departamento de Transportes.

Segundo a secretária da pasta, Michelle Ribeiro, toda organização foi pensada da melhor forma para dar apoio e trazer conforto para todos. “Foi montada toda uma logística junto ao CMDCA e ao Departamento de Transportes para atender as necessidades e dar mais conforto a quem estava trabalhando e também aos eleitores. Os transportes foram disponibilizados nos dois turnos para facilitar a locomoção da população e fazer com que o público participasse de uma eleição tão importante para nossa cidade “, afirmou.

Os conselheiros são responsáveis pela proteção de crianças e adolescentes. Para o representante do CMDCA, Dannylo Cabral, as expectativas foram superadas, uma vez que o número de votantes aumentou comparado aos outros anos. “As pessoas têm se conscientizado que é importante escolher um representante para zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes. Gostaria de agradecer por todo apoio dado pela prefeitura, estendendo meu agradecimento ao conselho municipal, aos colaboradores que estiveram presentes trabalhando, a diretoria da escola por ceder o prédio, aos nossos candidatos pelo empenho e a população por toda mobilização para votar”, comentou.