Depois de uma semana de decreto contendo novas medidas sanitárias de enfrentamento ao novo coronavírus, a Vigilância Sanitária continua atuando para que categorias do comércio cumpram os ditames estabelecidos pela prefeitura durante a pandemia. Apesar disso, esse não foi o cenário encontrado pelo órgão desde a última sexta-feira (12) até este sábado (20) em Lagoa Seca.

Segundo a Vigilância Sanitária, uma média de 35 denúncias, entre mensagens e ligações, foram recebidas pelo setor através do Disque Denúncia só nos últimos sete dias. A maioria dos casos tipifica festas caseiras e reuniões familiares com uma grande quantidade de pessoas. A esse tipo de conduta, a Vigilância Sanitária disse que compete à polícia conter eventos desta natureza particular denunciados pelo 190.

Por outro lado, funcionários da vigilância não mediram esforços para fiscalizar se estabelecimentos comerciais aptos a funcionar estão obedecendo os protocolos de prevenção à Covid e a agir nos locais impróprios a abrir suas portas – como o seguimento esportivo e casas de eventos e shows. Ao todo, 5 bares, 1 restaurante, 1 casa de jogos e 1 açougue tiveram que ser notificados devido à falta de compromisso com base no que reza o decreto municipal.

Em caso de reincidência, esses comércios poderão ser multados e até perderem seu alvará de funcionamento.

Com o apoio de homens da polícia militar, 9 bares, boa parte localizados na zona rural, precisaram fechar as contas dos clientes e dispensa-los por causa das aglomerações formadas e do consumo feito nesses lugares.

Vale lembrar que, bares, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência, vendas de churrasquinhos e comércio ambulante poderão funcionar de segunda a sexta, desde que atendam em suas dependências, até as 16h. Depois desse horário o funcionamento passará a ser exclusivo através de delivery ou com retirada no balcão, até as 21h30. Já nos finais de semana, o atendimento será feito só por delivery ou com retirada no balcão também até as 21h30.

Fábio José, coordenador da Vigilância Sanitária, garantiu que as inspeções continuarão de forma intensiva município afora, sempre com a parceria da PM e outros agentes fiscalizadores da Secretaria de Saúde.

Veja alguns dos flashes da operação realizada pela Vigilância Sanitária de Lagoa Seca na 1ª semana após o lançamento do último decreto municipal