Apenas 40 doses foram adquiridas para começar a vacinar idosos entre 70 e 74 anos contra a Covid-19 em Lagoa Seca. Com essa cota, a Secretaria de Saúde do município poderá imunizar, num primeiro momento, 5% do público-alvo.

Segundo a secretaria, 1.458 lagoassequenses (profissionais da saúde e idosos das faixas etárias preconizadas pelo governo municipal) receberam ao menos a primeira dose do imunizante. 311 profissionais da saúde garantiram a primeira dose e 208 a segunda. Já no caso dos idosos, 1.147 conseguiram a primeira dose e 177 a segunda. Os números atualizados foram repassados pela Secretaria de Saúde na tarde desta sexta-feira (19).

Ainda tocante ao grupo prioritário de 70 a 74 anos, a prefeitura distribuiu os antídotos apenas para quatro bairros, cujos setores estão localizadas as unidades básicas de saúde da zona urbana. Bela Vista, São José, Monte Alegre e Centro compõem a lista.

Coordenadora de imunização, Danielle Medeiros explicou que a logística de repassar as vacinas só para a zona urbana, ainda que por enquanto, está embasada na pouca quantidade de cotas obtidas por Lagoa Seca, além disso, áreas urbanas concentram boa parte de casos ativos do novo coronavírus, fazendo com que idosos estejam mais suscetíveis a contrair a doença.

Danielle disse ainda que o cronograma de vacinação vai continuar sendo feito como vinha anteriormente, isto é, os idosos estão sendo informados pelas unidades de saúde de suas localidades a respeito do agendamento para a vacinação no modelo drive thru. E, nos casos mais graves, os quais apresentam falta de locomoção, equipes de saúde de cada unidade se deslocarão até a residência do idoso.

Nesta semana, a prefeitura obteve, ainda, 350 doses destinadas à segunda fase de vacinação, só que dessa vez aos idosos de 80 anos ou mais. Outras 60 doses chegaram a Lagoa Seca também nestes dias, mas para serem levadas aos braços do grupo entre 75 e 79 anos, finalizando, assim, e com expectativa de terminar na próxima segunda-feira, a imunização em 100% nos idosos desta categoria.