Cerca de 40 portadores de hipertensão e diabetes, participaram na manhã desta quinta-feira (08) de um arraial oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Lagoa Seca através do Núcleo de Apoio a Saúde Familiar (NASF), da Secretaria Municipal de Saúde. A programação contou com passeio de ônibus pelas ruas da cidade ao som de muito forró, quadrilha junina e café da manhã no Convento Ipuarana.

A coordenadora do NASF, Irilene Barbosa, destacou a importância do evento para os pacientes. “Eles integram o grupo que chamamos de Hiperdia e esse momento de descontração e confraternização motiva a participação deles em todas as atividades. Isso representa muito para saúde de todos. Um bom estado emocional e se sentir valorizado, influencia positivamente na saúde de qualquer pessoa”, destacou.

Para a coordenadora da atenção básica, Michelle Ribeiro do Nascimento, lembrou que cuidar da saúde vai além de tomar medicamentos nas horas certas. “Esse grupo é portador de doenças que são tratadas diariamente, e isso não deve ser visto como impedimento para viver e ser feliz. Ações como esta mostram para esses pacientes, que apesar de terem que tomar remédios diariamente, eles podem ser felizes e se divertirem”, frisou.

Pacientes aprovam e aproveitam o Arraial

O arraiá promovido pelo NASF foi só alegria para os idosos que participaram da ação. O grupo, todos com mais de 60 anos de idade, dançou muito forró e ainda se reuniu em um café da manhã com comida regional.

Para Severina Maria Martins, que reside no Centro de Lagoa Seca, o arrasta pé foi só alegria. “Eu adoro dançar e agradeço ao prefeito Fábio Ramalho por organizar esse forró para nosso grupo, por lembrar de todos nós. Obrigado prefeito!”, disse.

Josefa Áurea Barros Demétrio, também mora no Centro de Lagoa Seca e participou da ação. “Essa noite eu quase nem dormia, só esperando a hora chegar para dançar forró. Me sinto bem demais quando tem festa assim para nós”, declarou a paciente que tem 75 anos.

Odete Ana Souza, fez questão de agradecer ao prefeito Fábio Ramalho pela programação dedicada ao grupo. “Agradeço ao prefeito Fábio por fazer essa festa para nós. É muito bom está com o grupo e se divertir assim”, finalizou.

Para Antônia de Farias a festa deveria durar o dia inteiro. “Eu adoro dançar e por mim, quanto mais forró, melhor. O prefeito está de parabéns e a equipe também pelo nosso forró. Já estou esperando o próximo”, falou.