O município de Lagoa Seca participou, na segunda-feira (20), de reunião para ajudar na criação do estatuto e regimento interno do Fórum de Turismo Sustentável da Serra da Borborema (Fortur Borborema). O agente de desenvolvimento e coordenador da Sala do Empreendedor, Welbert Barros, representou a Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte no encontro.
Com parceria envolvendo outros cinco municípios, o Fórum de Turismo Sustentável da Serra da Borborema existe há dois anos e é uma estância de governança de nível regional, na missão de executar atividades e projetos os quais façam a economia dessas cidades integradas girar por meio das vertentes do turismo. A expectativa é que essa união também crie um ambiente propício ao crescimento econômico e cultural dos envolvidos, isso inclui o desenvolvimento de atrativos turísticos e aprimoramento de serviços.
Além disso, segundo os membros da entidade, está em processo o surgimento de um fundo que possa angariar recursos e outros meios para o andamento do Fórum, bem como a existência de roteiro específico que una as potencialidades turísticas e atraia turistas e eventuais investidores a essas cidades. Com a participação da Terra do Artesanato, também compõem o Fórum de Turismo Sustentável da Serra da Borborema: Campina Grande, Fagundes, Puxinanã, Barra de Santana e Pocinhos.
A formalização do fórum é mais um avanço do projeto “Juntos pelo Turismo”, criado pelo Ministério do Turismo. A primeira etapa de todo trabalho ocorreu no mês de outubro com a realização de visitas técnicas da equipe do Sebrae nos equipamentos turísticos de Lagoa Seca e demais municípios integrados ao Mapa do Turismo e a Serra da Borborema.
A reunião aconteceu nas instalações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Campina Grande.