Os dados são alarmantes. Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo cerca de 28% dos casos novos a cada ano. A estimativa no país é de 59.700 novos casos ao ano. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde através da Prefeitura Municipal de Lagoa Seca, realizou nesta quinta-feira (22), o III Mutirão da Mamografia.
O evento aconteceu na praça Severino Cabral onde o atendimento foi feito em benefício ao mês da mulher. A ação gratuita aconteceu das 8h da manhã até o final da tarde visando atender 80 munícipes.
Durante todo o dia, mulheres acima dos 40 anos foram até à unidade móvel que se encontra ao lado do salão paroquial para realizar o exame, que dura de 5 a 10 minutos.
O exame é uma ação preventiva para diagnosticar possíveis patologias à mama da mulher. O resultado saiu na hora.

“O trabalho é de grande importância pois é um serviço preventivo. Essas ações de mamografia são relevantes para todas as mulheres, não só as do município, mas as de todo o Brasil. Infelizmente, o que nos é oferecido através do Ministério da Saúde é uma cota muito pequena para ações como essa, logo, o município investe em tentar atender toda demanda da saúde da mulher oferecendo um trabalho de qualidade”, enfatizou o Secretário de Saúde, Iran Barbosa.

Ednalva Gomes, que veio pela primeira vez fazer o exame, falou que a ação da prefeitura possibilitou às mulheres um exame gratuito e de serventia. “Muitas vezes, nós não temos condições financeiras de fazer o exame particular, então eu acho muito bom quando surge uma ação dessa em benefício de todas”, completou a paciente.
O mutirão aconteceu até às 17h atendendo toda a demanda do local.