55 pessoas foram imunizadas contra a Influenza – o vírus da gripe – nesta terça-feira (6) em Lagoa Seca. Esses dados são referentes ao primeiro dia de vacinação volante e pertencem exclusivamente à comunidade Floriano, primeira parada da força-tarefa.
De acordo com a Secretaria de Saúde, do total de hoje estão inseridos idosos (acamados ou não), cuidadores desse grupo, crianças de seis meses a menores de cinco anos e pessoas com comorbidades. A ação atingiu tanto as residências quanto a população que transitava as ruas do Floriano.
Agentes de saúde, a técnica de enfermagem e a coordenadora de Imunização do município (Irilene Barbosa) compõem o time de profissionais envolvidos na missão.

O segundo ponto de visitação será na comunidade Campo do Bahia, nesta terça-feira (7). Mesmo com a intensificação da vacinação nas ruas, as treze unidades de saúde e a Policlínica João Joaquim de Medeiros seguem com seus atendimentos normais.
Segundo Irilene, o saldo desta segunda foi positivo. “Sentimos que o pontapé foi bom. Garantir que mais de 50 cidadãos se protejam contra a gripe, só em uma comunidade, é satisfatório. Digo que superou até nossas expectativas. Vamos continuar até a próxima semana, em regiões diferentes, atuando para que esse número diário cresça mais”, disse confiante a coordenadora.

Conheça o projeto

A medida foi criada pela Secretaria de Saúde como nova estratégia de conscientizar a população sobre a importância da imunização e os riscos que a gripe pode causar. Neste primeiro momento, seis comunidades vão ser beneficiadas pelo reforço da campanha. O público-alvo são idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes e mulheres que tiveram filho recentemente.
A vacinação volante, como o próprio nome diz, será uma busca ativa desses grupos usando o carro de som, que abre o percurso fazendo a divulgação pelas ruas e pedindo que as pessoas saiam de casa para receber a dose do imunizante, e em seguida vai o automóvel da secretaria com os servidores e insumos.
Para se vacinar é preciso apresentar na hora a caderneta de vacinação e o CPF. Em casos de pessoas deficientes ou aquelas com problemas na locomoção, a equipe vai até a residência.

Essa novidade está sendo implantada pela primeira vez em Lagoa Seca, a fim de que mais pessoas entrem na lista de vacinação e evitem deixar a doença se espalhar. As localidades Floriano, Campo do Bahia, Bela Vista, Inácia Leal, São José e Monte Alegre formam o itinerário.

Confira os próximos trechos da vacinação volante em Lagoa Seca

•07/05 (terça-feira): comunidade Campo do Bahia;

•08/05 (quarta-feira): bairro Bela Vista;

•10/05 (sexta-feira): Centro, nas mediações da Unidade de Saúde Inácia Leal;

•13/05 (segunda-feira): bairro São José;

•14/05 (terça-feira): bairro Monte Alegre.

Pular para o conteúdo