A Escola Municipal Antônio Demétrio Cassiano, fica localizada no sítio Quicé, zona rural de Lagoa Seca, é composta atualmente por 4 salas de aula e atende a cerca de 100 crianças da região, com idades entre 3 e 10 anos. O educandário passou por uma reforma há dois anos para construção de uma sala, mas após a obra, rachaduras começaram a aparecer e assim comprometendo toda a estrutura do prédio.

Logo na recepção é notável uma rachadura que chega a separar uma parede da outra. As rachaduras se espalham pelas demais salas que já existiam no local antes da reforma. Conforme a diretora da escola, Neide Demétrio, o problema não existia antes da construção da nova sala. “O espaço foi ampliado na gestão passada, mas logo após a construção da nova sala, as rachaduras começaram a aparecer e se espalhar por toda a escola. Trabalhamos aqui com muita preocupação, pois a nova sala já passou por três reparos, inclusive no teto, mas nada resolveu o problema e as rachaduras estão cada vez maiores”, revelou.

Além das rachaduras que se espalham por toda a escola, há problemas em dois banheiros, um deles inclusive sem porta. “Os banheiros não foram concluídos, o telhado foi feito de forma errada e quando chove alaga tudo, impedindo os alunos de utilizar os sanitários. Uma das portas apodreceu e teve que ser retirada, por isso colocamos uma cortina no lugar”, disse a diretora da escola.

Existe também problemas na rede elétrica, as tomadas já chegaram a causar choque em uma das funcionárias que trabalha no local, ventiladores não funcionam, armários enferrujados, salas mal iluminadas e janelas com a madeira totalmente estraga.

O prefeito do município, Fábio Ramalho, sabendo da importância de um ambiente escolar adequado, tem se esforçado para organizar as contas públicas para poder promover as melhorias que as escolas necessitam. “O ambiente escolar deve ser adequado para professores e alunos, para que assim o processo educacional seja o melhor possível. Estamos cientes das dificuldades e estamos buscando resolver todos os problemas. Assim que conseguirmos organizar o descaso deixado nas contas públicas, iremos promover as melhorias em nossas escolas”, disse ele.