O Centro de Referência Especializado em Assistência Social de Lagoa Seca realizou o II Chá da Tarde com o grupo de mulheres acompanhadas pelo serviço.
A ação foi em alusão aos 15 anos da Lei Maria da Penha e ao Agosto Lilás, mês de Conscientização pelo Fim da Violência Contra a Mulher.
Na ocasião foi explicado sobre o surgimento da Lei e os tipos de violências sofridas pela mulher. Além da realização de dinâmicas como ponto de apoio para desabafo de sentimentos, mostrando quais os canais que elas podem procurar para melhor atender suas particularidades.
A Secretaria de Educação iniciou nesta semana a Formação Étnico-Racial (Afro-Brasileira) aplicada pelo Instituto Alpargatas para toda a grade educativa do município.
A atividade é fruto da parceria entre a Alpargatas e a Secretaria de Educação, para implantação do Programa de Educação pela Cultura, que tem o objetivo de incentivar e valorizar alunos e professores do sistema municipal de ensino, por meio de atividades culturais, proporcionando a compreensão dessas práticas, de forma pedagógica e interdisciplinar.
O momento de capacitação está sendo realizado no Centro Marista de Eventos durante toda a semana, seguindo todos os protocolos de Saúde contra a Covid-19.
Para evitar aglomerações, as turmas de Educação Infantil e Educação Inclusiva, Educação de Jovens e Adultos e Anos Iniciais (4° ano e 5° ano) receberam a formação no início da semana, nos turnos da manhã e da tarde. Já as turmas dos anos inicias – Ciclo de Alfabetização e do 6° ano ao 9°ano recebem formação até está sexta-feira (13), em ambos os turnos.
Com o tema “Assistência Social: direito do povo e dever do Estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social foi remarcada para o dia 20 de agosto, no Convento Ipuarana, a partir das 07h30min, seguindo todas as orientações da Saúde contra a Covid-19.
O evento é promovido pela Secretaria de Assistência Social, e tem como objetivo criar e projetar metas que deverão se tornar serviços voltados para população, visando garantir os direitos da sociedade.
A programação contará com a palestra acerca do tema central, ministrada pela Presidente do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social da Paraíba (COEGEMAS PB), Keila Lucena.
Além da palestra, a Conferência irá realizar a discussão de cinco eixos, sendo eles: A proteção não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades; Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromisso e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais; Controle Social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários; Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social; Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.
Os resultados das discussões serão levados para as conferências Estadual e Federal, para que tudo seja analisado e compartilhado antes da implantação de qualquer projeto.
Confira a programação completa:
07h30min – Credenciamento 08h – Composição da Mesa de Autoridades 08h30 – Abertura Oficial 09h – Leitura e Aprovação do Regime Interno 09h30min – Apresentação Cultural 10h – Palestra Magna: Tema: “Assistência Social: direito do povo e dever do Estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social” Ministrada pela Presidente da COEGEMAS PB, Keila Lucena 11h – Formação de Plenárias Temáticas / Grupos de Trabalho 11h45min – Plenária Final 12h – Moções 12h30min – Eleição dos delegados para a Conferência Estadual 13h – Encerramento
Durante sua participação na abertura do período ordinário da Câmara Municipal para o segundo semestre deste ano, o prefeito Fábio Ramalho usou o púlpito para prestar contas das ações de governo e listar um verdadeiro compilado de novos investimentos e trabalhos que serão desenvolvidos logo mais em Lagoa Seca. A vice-prefeita Dalva Lucena também esteve presente no ato que aconteceu na noite desta quinta-feira, 22.
Entre as principais novidades anunciadas pelo gestor está o empenhamento de R$ 550 mil oriundo de emenda parlamentar do deputado federal Frei Anastácio (PT). A quantia será destinada para a compra de mais uma máquina PC – que ficará sob comando da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, ampliando serviços e acelerando demandas por parte do homem do campo. A pasta, segundo Fábio, também está incluída na outorga dada à prefeitura para a realização de processo licitatório de mais uma retroescavadeira, além da existência de recursos próprios em caixa mediante à aquisição de um novo trator somado a uma grade aradora.
O prefeito também informou que teve autorização da Caixa Econômica Federal para abertura de conta, na finalidade de assegurar o recebimento de R$ 2,5 milhões voltadas à obra de pavimentação asfáltica. O dinheiro é resultado da aliança política construída por Fábio, em Brasília, especialmente no gabinete do também deputado federal Julian Lemos (PSL).
“Temos visto uma aceitação popular bem considerável, e isso nos motiva, nos enche de orgulho, pois sei que fazemos um governo diferente, olhando sempre para os que mais precisam”, comentou o chefe do executivo municipal durante sua fala na Câmara.
Para o segundo semestre de 2021, Fábio também se comprometeu a aumentar os projetos em prol da cidade. A chegada de novos dez veículos mais um forte serviço de piçarramento em três grandes estradas da zona rural (Lagoa de Roça a distrito de São Pedro, Campinote; sítio Alvinho ao Covão; e região da Rosa Branca à comunidade Mineiro) serão iniciativas executadas na agenda de governo nos próximos meses.
Mas não acabou por aí. A administração do gestor pretende ir mais além e reafirmar o que já foi prometido anteriormente pelo próprio político, como a construção do ginásio, no bairro Monte Alegre, e da nova sede da Policlínica Manoel Jácome; instalação de lâmpadas de lead na região do sítio Araticum até as mediações do Floriano, bem como as assinaturas de ordem de serviço que contemplam a construção da quadra esportiva, no Alvinho, e o levantamento de um teatro municipal.
“Nós temos preparado Lagoa Seca para um futuro melhor, tenham certeza disso”, afirmou Fábio.
Ainda na Câmara, e de forma simbólica, foi entregue o cheque referente ao auxílio municipal emergencial. Três representantes das categorias dos pequenos comerciantes aptos a adquirir o dinheiro – como donos de bares e botecos, barbeiros e donas de salão de beleza – puderam oficializar o início do repasse do benefício e tirar uma foto oficial ao lado do prefeito. A primeira parcela de R$ 300 será entregue nesta sexta-feira, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, pela Secretaria de Assistência Social. A pasta já divulgou a lista dos comerciantes que se encaixaram dentro dos critérios.
A Secretaria de Assistência Social divulgou nesta quinta-feira (22) a lista de pequenos comerciantes aprovados para receber o auxílio emergencial, criado pela gestão do prefeito Fábio Ramalho.
O auxílio tem o objetivo de ajudar o pequeno comerciante que foi impedido de realizar suas atividades em tempo integral, devido a pandemia.
Foram contemplados: donos de bares, barracas, quiosques, botecos, botequins, vendedores de espetinhos, churrasquinhos, pastéis, cachorro-quente e similares, além dos salões de beleza, barbearias e artistas do seguimento da cultura que obedeceram aos requisitos solicitados no cadastro.
A prefeitura vai beneficiar os pequenos comerciantes com o valor de R$ 600 reais, pago em duas parcelas. A previsão é que a primeira parte do pagamento já seja realizada amanhã (23), das 09h às 14h, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), no bairro do São José.
Foi formada a comissão de gerenciamento para a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Lagoa Seca. A primeira reunião do grupo de trabalho aconteceu nesta terça-feira, com a participação de membros do governo, incluindo a procuradoria geral do município. Secretária de Administração, Aparecida Santos conduziu o encontro.
Neste primeiro momento, foram debatidos os objetivos do Plano Diretor, assim como as etapas para seu novo formato, reuniões, audiências e os eventos participativos. Também passaram a ser escolhidos os nomes das outras duas comissões (Técnica e Planejamento e Acompanhamento) que são fundamentais no processo, além de definir os seguimentos de cada. A partir de agora, uma série de encontros devem ser realizados até a elaboração da minuta de Lei e sua aprovação na Câmara de Vereadores.
Elaborado em 2003 e aprovado só três anos depois, o Plano Diretor de Lagoa Seca está com suas colocações e demandas defasadas, de acordo com o cenário atual da cidade, por isso o documento tem a necessidade de revisão.
Para a nova formulação do Plano, a prefeitura, por meio das Secretaria de Administração e Subsecretaria de Planejamento, terá alinhamento com instâncias dos governos municipal, estadual, além de representantes de setores da sociedade civil organizada, como associações, empresas, sindicatos, movimentos sociais, entre outros.
“Esse trabalho, que está tendo início hoje, será levado para a população, por meio das audiências públicas, as quais nós iremos realizar posteriormente, depois que as comissões forem formalizadas […] Iremos discutir, com a população, os problemas do município, mas também nossas potencialidades para o desenvolvimento integrado e estruturado de Lagoa Seca”, destacou Aparecida.
O Plano Diretor é uma lei municipal, sendo um instrumento básico da política de desenvolvimento do município. Sua principal finalidade é orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada na construção dos espaços urbano e rural na oferta dos serviços públicos essenciais, visando assegurar melhores condições de vida para a população.
Foi formada a comissão de gerenciamento para a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Lagoa Seca. A primeira reunião do grupo de trabalho aconteceu nesta terça-feira, com a participação de membros do governo, incluindo a procuradoria geral do município. Secretária de Administração, Aparecida Santos conduziu o encontro.
Neste primeiro momento, foram debatidos os objetivos do Plano Diretor, assim como as etapas para seu novo formato, reuniões, audiências e os eventos participativos. Também passaram a ser escolhidos os nomes das outras duas comissões (Técnica e Planejamento e Acompanhamento) que são fundamentais no processo, além de definir os seguimentos de cada. A partir de agora, uma série de encontros devem ser realizados até a elaboração da minuta de Lei e sua aprovação na Câmara de Vereadores.
Elaborado em 2003 e aprovado só três anos depois, o Plano Diretor de Lagoa Seca está com suas colocações e demandas desfasadas, de acordo com o cenário atual da cidade, por isso o documento tem a necessidade de revisão.
Para a nova formulação do Plano, a prefeitura, por meio das Secretaria de Administração e Subsecretaria de Planejamento, terá alinhamento com instâncias dos governos municipal, estadual, além de representantes de setores da sociedade civil organizada, como associações, empresas, sindicatos, movimentos sociais, entre outros.
“Esse trabalho, que está tendo início hoje, será levado para a população, por meio das audiências públicas, as quais nós iremos realizar posteriormente, depois que as comissões forem formalizadas […] Iremos discutir, com a população, os problemas do município, mas também nossas potencialidades para o desenvolvimento integrado e estruturado de Lagoa Seca”, destacou Aparecida.
O Plano Diretor é uma lei municipal, sendo um instrumento básico da política de desenvolvimento do município. Sua principal finalidade é orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada na construção dos espaços urbano e rural na oferta dos serviços públicos essenciais, visando assegurar melhores condições de vida para a população.
Quase seis meses após o início oficial da campanha de vacinação contra a Covid-19 no país, Lagoa Seca atingiu, nesta terça-feira (20), 52% da população vacinável (que é de aproximadamente 20 mil) com a primeira dose, segundo os dados informados pela Secretaria de Saúde do município. 9.918 lagoassequenses compareceram aos locais de vacinação para receber a primeira parte do imunizante.
Já supera o montante de 15.700 o total de doses adquiridas até agora pelo município. Insumos da CoronaVac, Oxford/AstraZeneca, Pfizer e Janssen compõem a lista de laboratórios que vêm ofertando vacinas.
Embora a cidade dependa das remessas que são entregues gradativamente pelo governo estadual, o índice atingido é visto pela prefeitura como “positivo”, mas para que imunidade coletiva possa ser alcançada, cerca dos 70% dos lagoassequenses precisam ter tomado as duas doses – até esta segunda-feira, no entanto, apenas 16% haviam finalizado o esquema completo, ou 3.225 cidadãos. O que receberam dose única – no caso do laboratório da Janssen – somam 464.
Nas últimas 24h, mais de 500 pessoas, da população em geral e sem comorbidades, compareceram à Policlínica Manoel Jácome para obter o antídoto. O público compôs a lista dos que têm 40 anos ou mais e que já pode ser incluído no ciclo vacinal. A ampliação, conforme a Saúde, é estender as doses para os de 39 anos já nesta terça-feira.
“A primeira dose já possibilita proteção bem elevada para os diferentes desfechos da doença, mas a segunda dose é fundamental para conseguirmos os níveis máximos de proteção. Estudos têm demonstrado que, com as duas doses, a proteção contra as variantes, inclusive a Delta, é bastante alta, em especial contra mortes. Isso só leva a gente a reforçar a necessidade da segunda dose. Ter 16% da população [com a imunização completa] é um nível alto em comparação com o resto do país, mas precisamos e queremos avançar”, comentou a secretária de Saúde, Cristiane Cavalcanti.