Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Lagoa Seca inicia a distribuição de sementes crioulas para os trabalhadores rurais

Na manhã desta quarta-feira (21), a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Lagoa Seca iniciou a distribuição de sementes crioulas para os agricultores do município.

A ação inédita faz parte do Programa Planta Lagoa Seca, onde a Secretaria fez a aquisição de 1.400 kg de sementes agroecológicas, com recursos próprios. As sementes são de: feijão preto, feijão gordo, feijão carioca, feijão rosinha, fava orelha de vó e milho pontinha.

Prefeito Fábio Ramalho, Secretário de Agricultura e Abastecimento, Nelson Anacleto e representantes do sindicato dos trabalhadores rurais


A intenção é que no próximo ano as compras sejam feitas com os próprios agricultores do munícipio e dessa forma, consiga fazer um banco de sementes.

Sementes crioulas

A Secretaria ainda continua ofertando o serviço de corte de terra, cuja atividade possibilita garantias de boas colheitas no solo fértil.
O trabalhador rural interessado em pegar as sementes ou solicitar o serviço de corte de terra, deve ir até a secretaria, munido de documento oficial com foto. A Secretaria fica localizada na Rua Antônio Borges da Costa, n° 209, Centro, com atendimento das 07h às 11h.

Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Lagoa Seca apresenta ações realizadas nos últimos 100 dias de governo

Na manhã desta terça-feira (20), a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Lagoa Seca – PB apresentou, em audiência pública na Câmara de Vereadores, um relatório de ações realizadas nos últimos 100 dias de governo.

Segundo o relatório apresentado, já são mais de 1 mil carros pipas distribuídos no município que fazem parte do Programa Água Boa. Além de 600 horas trabalhadas em escavações, ampliações e limpeza de barreiros e barragens, atendendo 62 famílias.

Outro benefício com esse programa foi a aquisição de uma caixa d’água de 20 mil litros, localizada no Estádio Municipal O Titão.

Já o Programa Planta Lagoa Seca trouxe uma ação inédita: a aquisição de 1.400 kg semente criolas (feijão e milho) para serem distribuídas aos agricultores.

Os trabalhos de corte de terra foram intensificados a partir de um mutirão no período propenso à safra, com a locação de 6 tratores e a democratização no processo do PNAE (ampliamos a divulgação e as condições de participação dos agricultores). Somando um total de 728 horas trabalhadas com o serviço de corte de terra nos últimos 3 meses.

A secretaria continua com parcerias firmadas com a uepb, emepa e ongs para aquisição de mudas (frutíferas, exóticas) e segue com o planejamento para implantar um viveiro de mudas municipal.

Outros serviços continuam sendo realizados pela secretaria, como manutenção de estradas e pavimentação de três ladeiras na zona rural (Lagoa do Gravatá, Oiti e Amaragi).

Segundo o secretário de Agricultura, Nelson Anacleto, o objetivo da Secretaria é ajudar ainda mais os agricultores do município. “Estamos atingindo centenas de famílias nesse município para fortalecer a renda e a produção. E assim, melhorar as condições de vida”, enfatizou ele.

Prefeito Fábio Ramalho entrega carro 0km e acompanha reinauguração do prédio do Conselho Tutelar de Lagoa Seca

O prefeito Fábio Ramalho entregou na manhã desta terça-feira, 20, um carro 0km para os trabalhos administrativos do Conselho Tutelar de Lagoa Seca. Por causa da pandemia e sob recomendação de não reunir um grande número de pessoas, a solenidade também marcou a reinauguração das novas instalações do prédio.

Na solenidade, alguns representantes da gestão municipal estiveram presentes, como a secretária de Assistência Social, Michelle Ribeiro, além de outras lideranças políticas, a exemplo do empresário Jeankalli Cabral – um dos mediadores em conseguir emenda parlamentar para a aquisição do veículo do Conselho Tutelar.

Vale lembrar que em junho do ano passado, a prefeitura já havia entregado, entre outras prioridades, cinco computadores e um refrigerador ao Conselho. Os materiais adquiridos foram resultados de um pleito realizado ainda no primeiro governo do prefeito Fábio, feito através de cadastro no Sistema Integrado de Gestão (SIGSDH), da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).

Esse é um trabalho muito árduo, mas Lagoa Seca está em boas mãos com os cinco conselheiros tutelares que estão a defender o que é de direito da nossas crianças e adolescentes”, comentou Fábio. “É importante destacar também o empenho de alguns amigos que nos ajudaram a realizar esse sonho tão aguardado, unindo forças em prol de uma causa tão necessária”, pontuou o prefeito.

O Conselho Tutelar de Lagoa Seca disponibiliza o número (83) 99177-9275 para contato, oferecendo atendimento de segunda a sexta, das 8h às 17h, e nos finais de semana, operando com dois conselheiros de plantão.

Cadastro de famílias para receber alimentos prontos começa nesta terça-feira (20) em Lagoa Seca; confira cronograma da semana

A Secretaria de Assistência Social começará nesta terça-feira (20) a cadastrar famílias de Lagoa Seca para receber os alimentos prontos, mais conhecido popularmente como “sopão”. O projeto foi anunciado semana passada pelo prefeito Fábio Ramalho em uma entrevista concedida ao Blog do Márcio Rangel.

De início, regiões da Vila Florestal e Vila Ipuarana serão as primeiras beneficiadas desta semana. A expectativa, segundo a Secretaria de Assistência Social, é que aproximadamente 350 famílias juntando ambos setores recebam os alimentos prontos neste primeiro calendário do projeto.

Será preciso que o representante da família apresente como documentação RG, CPF, comprovante de residência e o Número de Identificação Social (NIS). Sobre a quantidade de litros de sopa para cada lar, a secretaria disse que isso dependerá da composição de integrantes da residência. O horário de cadastramento será das 8h às 13h.

Cada família vai ganhar o seu próprio recipiente, o que facilita o controle na hora de distruibuição dos alimentos. A entrega acontece no dia 4 de maio, às 16h, na própria comunidade, e será pelo menos uma vez por semana.

Lista de comunidades e locais de cadastro desta semana

•Terça-feira (20/04) e quinta-feira (22/04): Escola São Sebastião, Vila Florestal;

•Sexta-feira (23/04): Vila Ipuarana, cadastro será feito na área externa de cada residência.

Para a próxima semana, Chã do Marinho e Vila Esperança são as comunidades da vez. Mas a prefeitura divulgará ainda, em suas redes sociais, o local e horário de recebimento dos alimentos prontos.

Programa Mesa Farta

O programa municipal Mesa Farta tem a missão de combater a subnutrição e a fome, oferecendo uma alimentação de qualidade, no intuito de proporcionar melhores condições de vida e saúde para a sociedade que será atendida.

Devido ao elevado número de moradores que encontram-se em situação de vulnerabilidade social, maioria formada por famílias de baixa renda, o projeto Mesa Farta pretende amenizar as condições difíceis vividas pelos lagoassequenses em tempos de pandemia de covid-19.

Prefeitura de Lagoa Seca abre consulta popular da LDO para orçamento de 2022

A Prefeitura de Lagoa Seca abriu uma consulta pública para que os munícipes possam sugerir quais são as áreas prioritárias de investimentos que integrarão o processo de elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que visa estabelecer as metas e prioridades da administração para o exercício de 2022.

O formulário virtual está disponível no site da prefeitura. Dentro da consulta pública, a população lagoassequense também pode realizar outras sugestões para serem implementadas na administração da cidade.

O questionário é simples e solicita o preenchimento de dados pessoais, além de perguntar quais seguimentos e áreas de atuação de cada secretaria poderiam ser melhorados.

Prefeito Fábio anuncia programa de distribuição de alimentos prontos para atender até 1.500 pessoas e ampliação de 100% do Cheque Cidadão em Lagoa Seca

A criação de um programa de distribuição de alimentos prontos e a ampliação do número de famílias beneficiadas pelo Cheque Cidadão – projeto de transferência de renda que desde 2019 distribui recursos financeiros com famílias carentes de Lagoa Seca – foram as novidades anunciadas ontem à noite pelo prefeito Fábio Ramalho durante sua entrevista concedida ao Blog do Márcio Rangel.

Na ocasião, Fábio fez um balanço dos 100 primeiros dias de sua segunda gestão frente à prefeitura de Lagoa Seca e aproveitou o ensejo para comunicar as novas ações para área social no município.

Já no dia 02 de maio, vamos executar um programa de distribuição de alimentos prontos. Pretendemos iniciar em comunidades rurais, como Vila Florestal, Vila Ipuarana, Vila Esperanca, Chã do Marinho e outras localidades carentes. Nosso ideal é expandir também essa ação para outras regiões”, comentou o prefeito, que garantiu beneficiar com a iniciativa, somente nesta primeira fase, até 1.500 pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A Secretaria de Assistência Social, pasta encarregada por administrar a logística de distribuição, informou que ainda hoje trará mais informações acerca do cadastro e entrega do sopão.

Outro ponto frisado pelo chefe do executivo municipal na entrevista foi sobre o aumento de cerca de 100%, em dois meses, da quantidade de famílias contempladas pelo Cheque Cidadão. Até fevereiro deste ano, 100 lares faziam parte da lista de beneficiários; no mês passado, o total subiu para 150. No próximo mês, conforme garantiu o prefeito, serão 200 famílias participando do programa. Além disso, Fábio Ramalho confirmou o repasse de mais 1.200 cestas básicas nos próximos dias, visando ajudar ainda mais os lagoassequenses impactados pela pandemia de covid-19.

Lagoa Seca integra lista de municípios que vão servir de rota para o turismo rural no Cariri e Agreste da Paraíba

A cidade de Lagoa Seca passou a integrar a lista de municípios que vão servir de rota para o turismo rural no Cariri e Agreste da Paraíba. A iniciativa foi consolidada no início desta semana pela empresa CVC Nacional, maior operadora de viagens do Brasil, juntamente ao Sistema Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com a Prefeitura de Campina Grande.

Isso quer dizer que, com o roteiro turístico integrado partindo de Campina Grande, Lagoa Seca poderá mostrar seus atrativos culturais, artísticos e ligados ao ecoturismo aos turistas. A adesão vai proporcionar, também, um ambiente favorável ao desenvolvimento sustentável, à valorização da cultura local, ao empreendedorismo, à integração e ao fortalecimento das micro e pequenas empresas.

Todos, do governo, e, especialmente, nós, colaboradores da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Lagoa Seca ficamos muitos felizes com esse projeto. Essa é mais uma oportunidade da gente mostrar nossas belezas e riquezas naturais a quem vier de fora”, contou o secretário da pasta, José Roberto Pequeno (Beto do povo).

Ainda não se sabe exatamente quando o município de Lagoa Seca vai começar a oferecer suas contrapartidas neste projeto, isto é, em que período vai atender as demandas tocante à cultura e ao turismo colocadas neste acordo. Ainda de acordo com Beto, no mês seguinte, uma equipe do CVC, Sebrae e Prefeitura de Campina Grande farão uma visita técnica em Lagoa Seca, uma espécie de consultoria, onde serão analisados alguns pontos já selecionados e que compõem o cronograma de visitas da cidade.

O foco deste projeto é oferecer novas rotas a quem está em Campina Grande, e Lagoa Seca faz parte deste processo. Afinal, fazemos parte do compartimento da Borborema e temos muito a mostrar[..] Em maio, vamos receber uma visita técnica [dos organizadores], a qual nos ajudará a executar melhor esse grande projeto, que tem, entre outras finalidades, mostrar não só a cultura do artesanato, mas toda produção de arte e a grandeza do turismo rural e religioso”, destacou Beto.

Lagoa Seca terá drive-tru neste sábado (17) para aplicar 2ª dose da vacina contra covid em idosos entre 65 e 69 anos

136 idosos entre 65 e 69 anos deverão comparecer à Policlínica Manoel Jácome, em Lagoa Seca, para receber a segunda dose da vacinação contra a covid. A aplicação será feita neste sábado (17) por meio do sistema drive-tru.

Neste sábado, serão completados 21 dias quando a primeira dose do imunizante foi aplicada (em 27 de março) nessa faixa etária. Esse tempo de intervalo, segundo a Secretaria de Saúde, é o ideal para se ter uma eficácia maior diante da imunização.

Como já estão com o retorno agendado nos próprios cartões de vacinação, idosos não vão precisar recorrer às unidades de saúde para garantir a vaga, que obedecerá a ordem de chegada. O drive-thru começará às 8h.

...
Skip to content