Em Brasília/DF, lideranças políticas conquistam empenho de R$ 3,5 milhões para investimentos na Educação de Lagoa Seca

A manhã desta terça-feira (24) começou com uma boa notícia para Lagoa Seca. É que lideranças políticas da cidade conquistaram, em Brasília/DF, investimentos para o setor de Educação do município.

A comitiva formada pelo secretário municipal de Finanças, Iankel Lucena, o presidente da Câmara, vereador Fabiano Ramalho, contando ainda com o apoio do ex-prefeito Fábio Ramalho, viajou ontem à capital brasileira e já garantiu a conclusão das creches da Vila Florestal e do bairro São José.

Somada ao destravamento das obras dessas duas unidades, está a aquisição de móveis específicos para o ambiente de sala de aula – cujo material será destinado à Escola José Marques de Oliveira, no bairro Bela Vista, e que passa por reforma e ampliação.

A outra novidade é que Lagoa Seca contará com mais dois ônibus escolares, ampliando a frota e garantindo melhor deslocamento de alunos da rede municipal de ensino.

“Estamos felizes por ver que nossa agenda de trabalho aqui [em Brasília] começou a dar frutos”, comemorou Iankel, representando a prefeita Dalva Lucena na expedição.

Nesta terça-feira, um registro em frente ao prédio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, o FNDE, mostra a comissão após a conquista para o município. O valor total dos recursos chega a R$ 3,5 milhões.

Na pauta, até quinta-feira, ainda estão previstos outros encontros com órgãos do governo federal, na finalidade de obtenção de novos ganhos para Lagoa Seca.

ATÉ 31 DE MAIO: Lagoa Seca realiza campanha “Leão Solidário” para beneficiar crianças e adolescentes por meio do Imposto de Renda; saiba como ajudar

Os contribuintes que ainda não declararam o Imposto de Renda 2022 têm até a próxima semana, 31 de maio, para fazer o procedimento. O que muita gente não sabe é que parte do Imposto de Renda pode ser direcionado ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) de Lagoa Seca.

Os interessados em ajudar podem solicitar ao contador que inclua o donativo na declaração.

A ação – que faz parte da campanha “Leão Solidário” – não traz custos adicionais. Fazendo a destinação, os recursos ficarão no município e serão aplicados em programas e projetos de instituições públicas e privadas que executam ações de atenção e proteção às crianças, aos adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social.

A pessoa poderá destinar até 3% do Imposto de Renda ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente da cidade.

“É importante dizer que a destinação dos recursos é sempre para um fundo, não para uma instituição. Uma oportunidade valiosa de fazer muita diferença na vida de milhares de crianças e adolescentes”, afirmou Michelle Ribeiro, secretária municipal de Assistência Social.

Festa rende homenagens às mães e sorteia quase 200 presentes neste domingo em Lagoa Seca

O público, de maioria feminina e que marcou presença na Praça João Jerônimo da Costa (Praça da Matriz), pôde participar do sorteio dos presentes. Entres os donativos estiveram utensílios domésticos (como geladeiras, fogões, televisores, liquidificadores, jogos de panelas, tanques de lavar roupa) e aqueles de ordem pessoal (a exemplo de prancha para cabelo e vouchers de salão de beleza).

Tudo isso foi resultado de um grande evento organizado pela Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria de Assistência Social. Segundo a pasta, 180 presentes foram distribuídos neste domingo, 15, dia de homenagear as mães do município (comemorado oficialmente no último dia 8 de maio). Muitos brindes vieram do apoio de empresários e lojistas da cidade.

Para Michelle Ribeiro, uma das maiores responsáveis pela festa, o dever cumprido se deu graças ao trabalho de uma gestão unida e dedicada às causas sociais. “Muitas dessas mulheres sorteadas não tinham sequer, por exemplo, um fogão em casa. E a gente ficou feliz por ver que nosso ideal foi atingido, e só foi possível porque temos uma gestão, uma secretaria unida e interessada ajudar os mais necessitados”, pontuou a secretária de Assistência Social.

E se a tarde do domingo foi preparada especialmente a quem tem o maior significado da palavra amor, não podiam faltar celebrações e homenagens àquelas que geram e/ou adotam vidas. Abrindo os trabalhos, o coral da terceira idade subiu ao palco para entoar canções que falam desse amor maternal. O grupo é coordenado pelo CRAS.

Em seguida, a plateia direcionou seus olhares aos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, cujo setor protagonizou mais cultos neste domingo de emoções.

Tantos talentos e uma gama de prêmios. Estamos felizes por ver no semblante de cada um, de cada uma a atenção dada ao evento e, sobretudo, por saberem que as mães merecem toda valorização”, foi o que disse a prefeita Dalva Lucena.

A gestora compõe a lista de autoridades, reunindo vereadores do município, entre eles Fabiano Ramalho (presidente da Câmara), o ex-prefeito Fábio Ramalho, seguido do ex-chefe do executivo municipal de Campina Grande, Romero Rodrigues, além de secretários e coordenadores municipais da prefeitura.

Ainda que a pandemia não tenha sido encerrada de vez, a festividade aconteceu e aglomerou um grande número de pessoas devido aos consideráveis índices da campanha de vacinação atingidos em Lagoa Seca, bem como a ausência de casos confirmados da doença.

Não há números exatos de quantas pessoas lotaram a praça, embora exista uma estimativa de quase 2 mil participantes. Isso porque foram entregues 1.500 pulseirinhas – servindo de organização do público e controle sobre o sorteio dos brindes.

PRÓXIMO DOMINGO: Lagoa Seca promove festa para comemorar Dia das Mães em praça pública; evento vai oferecer transporte e sorteio de brindes

A Prefeitura Municipal de Lagoa Seca vai promover, no próximo domingo (15), um grande evento para homenagear as mães do município. Toda festividade, que será comandada pela Secretaria de Assistência Social, vai acontecer na Praça João Jerônimo da Costa (Praça da Matriz), a partir das 15h.

Entres os destaques aguardados da programação estão o sorteio de brindes (como tanque de lavar roupas, ventilador, liquidificador, entre outros) e as homenagens apresentadas pelos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

A estrutura montada em praça pública vai dispor de assentos. Para isso, pulseirinhas serão entregues ao público, visando à organização e acesso no local, e, sobretudo, ao momento de sorteio dos presentes – oriundos, também, de patrocinadores e empresários do município.

“A gente fica feliz em está proporcionando uma festa tão importante, homenageando aquela que nos deu a vida, ou que encontrou na adoção o significado do amor mais puro e bonito”, destacou Michelle Ribeiro, responsável pela Assistência Social.

O Departamento de Transportes colocará ônibus à disposição das comunidades e povoados da cidade, a fim de que a população da zona rural também participe. Os horários e as rotas ainda serão divulgados nos canais oficiais da prefeitura.

Saúde divulga novos dados da vacinação contra covid em Lagoa Seca; 60% das pessoas estão com a 3ª dose

A Secretaria de Saúde atualizou, nesta segunda-feira (9), os dados da campanha de vacinação contra a Covid-19 em Lagoa Seca. Números mais recentes apontam que ao menos 19.269 pessoas já tomaram a primeira dose de algum imunizante – isso representa 96,70% do público maior de 18 anos. Neste quantitativo estão as 700 doses da Janssen. Deste total, 16.307 completaram o esquema vacinal, ou 81,84% dos habitantes da cidade. Já os revacinados, ou seja, pessoas que receberam a terceira dose, somam 11.985, o mesmo que 60,15% dos lagoassequenses.

O grupo dos adolescentes também passou hoje por atualização. Até agora, 2.420 arregaçaram as mangas e tomaram a primeira parte do antídoto contra a covid, em Lagoa Seca. Em números percentuais, isso representa 55% do total esperado daqueles com idade entre 12 e 17 anos. 1.987 doses puderam ser aplicadas pela segunda vez nesta faixa etária, fazendo com que 45% estejam totalmente imunizados.

Por sua vez, os pequenos também compõem a tabela de vacinados no município. Ainda segundo a Saúde, 2.121 crianças, incluindo as que têm comorbidades, deficiências ou ainda aquelas cuja situação não se encaixam em nenhum dos dois quadros, tomaram a dose pediátrica contra o novo coronavírus. O balanço aponta, portanto, que 70% desse público-alvo já estão parcialmente mais seguros. Ao mesmo tempo, 1.242 meninos e meninas (41% da população) já estão com suas segundas doses em dia.

Lagoa Seca vai realizar audiência pública para debater legislação e problemas relativos ao trânsito

A Prefeitura Municipal de Lagoa Seca, por meio do Departamento de Trânsito, vai promover a primeira audiência pública na missão de debater a atual legislação e encontrar soluções de encontro aos problemas relativos ao trânsito.

O momento está previsto para acontecer no dia 12 de maio (quinta-feira), às 9h, na Câmara de Vereadores da cidade. A audiência pública também marca o mês “Maio Amarelo” – dedicado à proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em toda parte do mundo.

Entre os convidados estarão representantes da Polícia Rodoviaria Federal, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande (STTP) e a Companhia de Polícia e Trânsito do estado (CPTran).

Secretário de Cultura confirma participação de Lagoa Seca na Expo Turismo Paraíba 2022

O município de Lagoa Seca vai participar da Expo Turismo Paraíba 2022 – uma grande feira de exposições na finalidade de promover, comercializar e fortalecer negócios ligados ao turismo dos municípios do estado. A informação foi validada pelo secretário de Cultura, Turismo e Esporte, José Roberto Pequeno.

Entre os três dias de evento, Lagoa Seca terá um estande no qual contará com a colaboração de pessoas responsáveis por propagar ao público as riquezas e potencialidades das regiões turísticas da cidade. A Expo Turismo Paraiba 2022, que será aberta ao público, começa nesta quinta-feira (5) e segue até o sábado (7), no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa.

“Pela primeira vez na história, Lagoa Seca, a terra do artesanato, vai ser incluída num evento de natureza estadual e até nacional. Essa será uma rica oportunidade de mostrarmos nosso melhor”, comemorou José Roberto.

A estimativa, segundo organizadores da Expo, é que durante os três dias cerca de 8 mil pessoas passem pelo local.

Quem da população já mostrou interesse em visitar a Expo, a Secretaria de Cultura vai oferecer transporte aos lagoassequenses no sábado (7). O horário e local de saída ainda serão informados àqueles que já garantiram uma vaga no coletivo.

Segundo Luciene Goveia, diretora de artesanato do município, o momento é estratégico à valorização dos destinos turísticos em Lagoa Seca. “A gente vai marcar presença num evento recheado de palestras, debates e, principalmente, repleto de interação de todos os municípios que estarão presentes. Sem falar que será uma ótima oportunidade de apresentar Lagoa Seca aos paraibanos, ampliando a possibilidade das viagens internas”.

Destaque para a palestra do ex-prefeito Fábio Ramalho

O ex-prefeito de Lagoa Seca, Fábio Ramalho, será um dos palestrantes da Expo Turismo Paraíba 2022. Com o tema “Lagoa Seca, PB, Terra do Artesanato”, o político apresentará a cultura local, destacando o crescimento e investimentos feitos por sua gestão municipal frente às demandas oriundas da classe artesanal. O horário da palestra está prevista para acontecer às 16h30 e terá transmissão ao vivo no canal do Sebrae, na plataforma YouTube, e no site www.expo turismo.com.br.

Audiência pública encerra primeira etapa do Plano Diretor de Lagoa Seca

O encerramento da primeira etapa de trabalho (marcada basicamente pelos estudos iniciais) do Plano Diretor Municipal aconteceu com a primeira audiência pública.

Nos últimos sete meses, uma longa jornada aconteceu até a audiência pública realizada no Convento Ipuarana nesta terça-feira (3). Entre os principais destaques dessa primeira etapa estão a análise da própria Lei Municipal, já criada em 2006 e que agora passa por revisão, bem como a composição dos membros das três comissões e construção e aprovação do regimento interno, da metodologia, do resumo de atividades do PDM e o cronograma de trabalho – estes três últimos aprovados pelos titulares das comissões na audiência desta terça-feira.

A programação da audiência reuniu, além das comissões e da população convidada, autoridades municipais e várias lideranças da comunidade. Para Maria Aparecida dos Santos, secretária de Administração, a primeira audiência pública teve seus ideais atingidos.

“A gente fica feliz em ver que, após sete meses de preparação e entrega, concluímos a primeira etapa que busca dar uma nova cara ao Plano Diretor de Lagoa Seca. Ainda estamos começando, mas, com engajamento de todos, vamos atualizar essa lei e levá-la até o Poder Legislativo, a fim de ser aprovada”, comentou.

E falando em Poder Legislativo, o presidente da Câmara Municipal, vereador Fabiano Ramalho foi um dos parlamentares que marcou presença no evento. Ele falou da parceria que acontece neste atual encaminhamento do Plano Diretor.

“Lá na frente, quando tudo terminar, vamos ter a honra de levar para votação o novo Plano Diretor, que, com certeza, estará mais atual e moderno. Se não fosse uma parceria com essas comissões e o povo, nada disso estaria acontecendo”, avaliou Fabiano.

A programação da audiência ainda trouxe intervenções de quem estava na plateia e uma apresentação cultural do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – setor ligado à Secretaria de Assistência Social.

A partir de agora, um novo caminho surge. “O diagnóstico do território, a leitura técnica e comunitária e o levantamento da situação atual de Lagoa Seca compõem a detecção da próxima etapa de produção.

...
Skip to content