O amor está no ar. Esse foi o sentimento encontrado na segunda edição do Casamento Civil Comunitário de Lagoa Seca. 37 casais disseram o tão esperado “sim”, oficializando suas relações conjugais. A cerimônia dessa natureza – que embalou os corações apaixonados – aconteceu na tarde desta terça-feira (13), no espaço La Paloma Recepções, e foi promovida pela Secretaria de Assistência Social do município.

Quem esteve no local presenciou um cenário encantador, desde a instalação de um grande pavilhão para acolher casais e padrinhos, passando pela decoração com belos arranjos de flores, até a disponibilização de um salão de festas no qual serviu para a valsa e o jantar.

O casamento desta terça-feira não poderia ser em outra ocasião, já que a data festeja o primeiro santo da igreja católica cultuado neste período junino: Santo Antônio – celebrado por ser um “santo casamenteiro”na cultura popular.

Os jovens Paulo Gabriel Borges e Josinaldo Cavalcanti estão juntos há quase duas décadas, e ambos aproveitaram a oportunidade para oficializar o amor, que se solidificou ao longo do tempo sob a luta contra o preconceito. “A gente já vinha se planejando casar no ‘comunitário’, pois temos que mostrar resistência e ocupar mais espaço. A diversidade está presente, e o importante é viver, amar”, avaliou Josinaldo. Gabriel, por sua vez, disse “É importante que outros casais façam isso, participem desses momentos para mostrar o quanto somos iguais”.

A oficialização do enlace matrimonial foi dada pelo juiz Leonardo Paiva – da Vara de Feitos Especiais – de Campina Grande. Funcionários do Cartório de Registro Civil e Notas de Lagoa Seca preparam o trâmite jurídico e toda papelada do noivos. A entrega da Certidão de Casamento acontecia após as assinaturas dos cônjuges e das testemunhas.

A secretária de Assistência Social, Michelle Ribeiro, lembrou do percurso até a concretização do projeto. “Quando olho para trás, tenho a certeza de que demos nosso melhor. A gente teve uma jornada grande de trabalho – incluindo avaliação, seleção dos noivos, logística […] E o que nos alegra, portanto, é ver no semblante de cada um o sinal de alegria”, avaliou a gestora, ciente da dedicação dos funcionários de sua pasta.

A prefeita Dalva Lucena disse que a festa serviu no intuito de engrandecer os laços matrimoniais “Minha mensagem é essa: casais devem ser compreensivos, companheiros, amigos. Esta segunda edição [referindo-se ao casamento civil coletivo] vem fortalecer, engrandecer laços matrimoniais”, pontuou a chefe do executivo municipal.

O casal Yasmim Ferreira da Silva e Geneilton Araújo começaram a relação há cinco anos. A experiência de firmar a aliança foi possível graças ao casamento civil comunitário. “Quando a gente chegou aqui, vimos toda beleza do lugar. Nem toda união civil, por mais simples que seja, tem uma festa desse porte. A equipe da prefeitura está de parabéns em propor isso em nossas vidas”, parabenizaram ambos. Além da diversidade entre uniões matrimoniais de diversas faixas etárias, raças e outras condições sociais, a acessibilidade também se fez presente.

A cadeirante Valquíria Santos é um dos outros tantos exemplos onde a inclusão deve estar presente. Ao lado do esposo Laercio da Silva, os dois comemoram a tão sonhada data. “Nem todo mundo tem condições de pagar um casamento como esse. Então ter sido escolhida ao lado do meu marido foi bom demais. Fomos bem recebidos desde o início até a execução do ato. Agora é só pedir as bençãos de Deus e felicidades”, falou a noiva.

Autoridades municipais estiveram marcando presença no local, como a prefeita Dalva Lucena, o deputado estadual Fábio Ramalho, vereadores e demais membros do governo municipal.

Após a condução da cerimônia pelo juíz, os noivos disseram o tão famoso “sim” e trocaram alianças. Ao final da solenidade, o hall da festa foi liberado para o público. Um jantar regado de música ao vivo animou a programação de quem viu de perto a grandeza do segundo casamento civil comunitário.

Confira os registros: