O principal responsável por fazer do município de Lagoa Seca uma terra fértil para o universo de tipos agrícolas, o agricultor, está marcando sua existência hoje no calendário. Para que essa comemoração não fique de fora da vida dessas pessoas que cultivam na terra, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento promove um grande evento ao longo desta sexta-feira em praça pública.

Até pouco tempo, a tradicional honraria acontecia na Festa do Artesanato ou noutras ocasiões. Agora, por deliberação da prefeita Dalva Lucena, o ato é realizado neste 28 de julho.

Na Praça João Jerônimo da Costa (Praça da Matriz), o cenário do evento reúne mega estrutura com pavilhão, palco e som para acolher o público de todas as partes da cidade. A abertura da festa do Dia do Agricultura ocorreu nesta manhã de sexta, seguindo uma programação pensada a incluir pautas culturais, shows musicais e homenagens.

Logo cedo, a Banda Fanfarra se apresentou com garbo e animação de sempre, enquanto a feira da agricultura família era iniciada.

Em seguida, autoridades municipais discursam e, numa mensagem uníssona, destacaram a potência do trabalho e o crescimento da zona rural, com plantações e propriedades afastadas da zona urbana. Nomes da gestão municipal e do meio político, como a prefeita Dalva Lucena e o secretário de Agricultura e Abastecimento, Nelson Anacleto, marcaram presença, além de secretários, vereadores e dirigentes do Sindicato Rural, associações comunitárias e demais lideranças.

As Secretarias de Assistência Social e Cultura, Turismo e Esporte, além dos Departamentos de Transportes e Trânsito abraçaram o projeto e estão dando apoio logístico ao sucesso da festa.

Alguns brindes já foram sorteados e entregues a quem estava no local, entre eles ferro de passar, sanduicheira e uma carroça de mão.

Ainda no turno da manhã, foi servido um café regional e saboroso a quem esteve acompanhado de perto a programação, que trouxe ainda crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e show de Djair Pereira & Parceiros do Forró, com repertório misturado e tradicional à cultura nordestina. No início da tarde, foi a vez da feijoada entrar servindo como almoço.

Emocionado, o secretário de Agricultura e Abastecimento falou do quanto a administração municipal trabalha em prol do campo. “Se a gente parar para observar, vamos ver que poucas cidades da região fazem o que fazemos. Posso citar, por exemplo, o trator para cortar terra. Se alguém for pagar, gasta em média R$ 1.200; nós damos gratuitamente esse serviço, uma vez que muitos não têm condições de arcar”, citou Nelson Anacleto.

Já a prefeita Dalva Lucena lembrou do legado deixado pelo então Fábio Ramalho no âmbito da agricultura e afirmou que ela junto à sua equipe seguem atuando na missão. “O ex-prefeito e hoje atual deputado Fábio fez muito, e nós seguimos com atuação política e administrativa gerindo as ações em favor de todos”, disse.

As próximas horas desta sexta seguem com o evento que, entre os destaques do roteiro, traz cantores repentistas e o apresentador e declamador Iponax Vila Nova. O tradicional sorteio de brindes com produtos e demais itens ligados ao fator pessoal e profissional de homens e mulheres da agricultura também será um dos momentos mais esperados pelo público da tarde.

Veja os registros da primeira etapa da programação