Após entrar em vigor o mais novo decreto que antecipa feriados em Lagoa Seca como forma de manter o isolamento social, a Secretaria de Saúde fez um balanço de como está a cidade desde as últimas 24h. Apesar da grande maioria das pessoas entenderem a importância do momento, alguns registros de irregularidades foram feitos pela Vigilância Sanitária que chegou a multar 4 comerciantes que mesmo após as orientações, insistiam em abrir os estabelecimentos que não prestam serviços essenciais.

Agentes de Vigilância Sanitária multam comércio não essencial após decreto municipal; Imagem: DECOM/PMLS

O secretário de Saúde, Iran Stênio Barbosa, comentou que as pessoas estão entendendo a gravidade do vírus. “Estive circulando ontem e hoje pela manhã e notei que os lagoassequenses estão respeitando o isolamento social e entendendo a gravidade do vírus. Isso é positivo, pois só assim teremos um índice bem menor de infectados nos próximos dias”, comentou.

Ainda segundo o gestor da saúde, as poucas pessoas que saem às ruas vão comprar alimentos ou remédios mais das vezes. Iran também elogiou a atuação dos comerciantes em respeitarem os horários restritos de funcionamento além de usarem as medidas de higienização para funcionários e clientes.

População atende decreto e ruas centrais de Lagoa Seca ficam quase desertas nesta terça; Imagem: DECOM/PMLS

Apesar da avaliação está sendo positiva por parte do secretário, alguns poucos setores comerciais proibidos de funcionar insistem em desrespeitar o decreto e atender normalmente.

As inspeções ocorrem sempre com o reforço da Polícia Militar. O prefeito Fábio Ramalho lembrou a parceria com a instituição. “Neste momento, nos valemos do grande apoio da 1ª Companhia do 10° Batalhão de Polícia Militar situada em Lagoa Seca, que vem fazendo um trabalho de destaque na linha de frente no combate à doença. A instituição tem se juntado a nós no quesito operacional, dando escolta aos funcionários da prefeitura e, também, agindo taticamente nos casos mais graves. Minha profunda gratidão”, disse.

Carros da Secretaria de Saúde e viatura da Polícia Militar, registros feitos nesta terça-feira; Imagens: DECOM/PMLS