O município de Lagoa Seca ganhou o segundo lugar da premiação da feira de ciências realizada dentro da primeira edição da Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação, promovida pelo Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). 

Com o projeto “SUSTEMAR: meio ambiente e sustentabilidade regional”, alunos da Escola Irmão Damião Clemente propuseram práticas que buscam conscientizar os estudantes acerca da relação entre ser humano e meio ambiente, promovendo sobretudo a investigação científica. 

Em linhas gerais e de maneira objetiva, para que o projeto fosse aprovado na seleção, os autores formularam três etapas e foram trabalhando junto aos professores e no meio estudantil ações as quais muitas delas já vinham sendo desenvolvidas desde o início do ano letivo. Essas etapas reúnem o planejamento de trabalhos didáticos, como reflexões e plantio de sementes, passando pela distribuição de alimentos não perecíveis e garrafas de plástico para doação, até a manutenção de conhecidos eventos, a exemplo da Semana Literária, e a criação de paisagismo sustentável deixando o ambiente escolar mais bonito com ornamentações e jardins. 

Ao menos 9 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – estabelecidos pelas Nações Unidas (ONU) – se enquadram no projeto feito por Lagoa Seca. Vale lembrar que a ODS representa um plano de ação global para eliminar a pobreza extrema e a fome, oferecer educação de qualidade ao longo da vida para todos, proteger o planeta e promover sociedades pacíficas e inclusivas até 2030.

SUSTEMAR também será o nome do evento que está sendo montado pela Secretaria de Educação de Lagoa Seca, com a missão de reforçar a discussão dos cuidados com o meio ambiente e a sustentabilidade. A iniciativa acontecerá pela primeira vez, entre os dias 19 e 20 de outubro. Os detalhes vão ser difundidos nas redes de comunicação da prefeitura. 

Subiram ao palco do auditório Rosa Tânia Barbosa de Menezes professoras e um aluno representando os demais membros da Escola Irmão Damião. Além das medalhas e do troféu, os participantes levaram para casa as palmas do público e as homenagens pelo êxito do projeto. 

A programação da Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação seguiu ao longo desta terça-feira, oferecendo ainda a exposição de projetos elaborados por discentes da UFCG. A mostra contou, também, com centenas de visitantes, autoridades locais e transmissão ao vivo pelo YouTube, no canal TV UFCG.

Pular para o conteúdo