Qualificação e formação continuada são sempre grandes diferenciais na rotina diária dos educadores. Pensando nisso e compreendendo sua importância, a Prefeitura de Lagoa Seca, através da Secretaria de Educação, está promovendo o I Encontro Municipal de Educação.
O evento, que teve início na noite desta quarta-feira, segue até esta sexta-feira, com atividades no Centro de Eventos Marista e na Escola Irmão Damião Clemente.
O evento tem como tema central “Educar Para Novos Tempos: Dialogando com a diversidade e saberes” e tem o desafio de trabalhar a temática com os mais de 350 educadores que atuam nas unidades de ensino do município.
Na palestra de abertura, o Mestre em História pela Universidade Federal de Campina Grande, Ciro Linhares Azevedo, tratou das questões atuais ligadas ao ensino e das dificuldades que cercam a construção do saber, o convívio com as diferenças em sala de aula e as adaptações na era tecnológica. “O professor não tem que se render ao universo do aluno, mas fazer parte dele para que juntos possam avançar”, disse Ciro.
O Secretário de Educação José Walter Costa, parabenizou todos os presentes, reconhecendo a importância do momento que proporcionará crescimento e aperfeiçoamento. “Aprender a fazer, aprender a conhecer as diversidades é ir além do conhecimento teórico”, falou o secretário.
Na ocasião o prefeito Fábio Ramalhou lembrou que a educação noa dias atuais deve acompanhar os progressos tecnológicos e sociais e que esta transformação não é uma responsabilidade apenas da escola. “Qual será realmente o nosso futuro, como será educar para novos tempos se nós não estivermos preparados para esse novo tempo? O momento é novo e nós, como gestão, precisamos acompanhar este ritmo, garantindo os investimentos necessários para os alunos e os educadores. Os professores são a parte mais importante deste processo de transformação social” refletiu o prefeito.
Fábio ainda aproveitou a oportunidade para anunciar a reforma da Escola José André que fica no distrito do Jenipapo e climatização de todas as salas da Escola Municipal Irmão Damião.

Confira a programação do I Encontro Municipal de Educação desta quinta-feira:

06/07/2017 – Quinta-feira
Local: Centro Marista de Eventos

Turno: Manhã
07h – Credenciamento
08 – Palestra: “A Educação no século XXI: a emergência de múltiplos paradigmas”. Palestrante: PATRÍCIA ARAGÃO, Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba.
09h30 – Intervalo
10h – Bate-papo pedagógico: “Educação e múltiplos paradigmas” Mediador: ARIOSVALBER DE SOUZA OLIVEIRA, Mestre em História pela Universidade Federal de Campina Grande
11h:15: Encerramento

Turno: Tarde
13h – Credenciamento
14h – Palestra: “A Educação no século XXI: a emergência de múltiplos paradigmas”. Palestrante: PATRÍCIA ARAGÃO, Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba.
15h30 – Intervalo
16h – Bate-papo pedagógico: “Educação e múltiplos paradigmas”. Mediador: ARIOSVALBER DE SOUZA OLIVEIRA, Mestre em História pela Universidade Federal de Campina Grande

07/07/2017 – Sexta-feira
Local: Escola Irmão Damião Clemente

Turno: Manhã
07h – Encontro pedagógico por coordenação – Um olhar para a cidadania: reflexos da diversidade.
09h30 – “Recordado o Arraiá da Educação”

Turno: Tarde
13h – Encontro pedagógico por coordenação – Um olhar para a cidadania: reflexos da diversidade.
15h30 – “Recordado o Arraiá da Educação”