Buscando combater a pandemia do novo coronavírus e gerar renda para artesãs do município em tempos de crise econômica, a Prefeitura de Lagoa Seca está mandando confeccionar máscaras laváveis de tecido para serem distribuídas à população.

Só na manhã deste sábado (18), luvas e mais de cem máscaras foram doadas aos feirantes do Mercado Público do Produtor Rural, localizado no Centro da cidade, e aos clientes que fizeram compras no local.

As novas ações tem recomendação direta do prefeito Fábio Ramalho, que, em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais ontem à noite junto ao secretário de Saúde, Iran Barbosa, garantiu que o material ia ser doado à comunidade lagoassequense a partir deste sábado. Inicialmente estão sendo produzidas mais de mil máscaras pelas artesãs. O repasse também será feito no comércio e nas Unidades Básicas de Saúde durante a semana.

Mais cedo, funcionários da Vigilância Sanitária estiveram pelo Mercado recomendando os feirantes acerca dos cuidados de higienização e no controle de pessoas durante a tradicional feira do sábado, para que não haja aglomerações. A manhã também trouxe mais uma desinfecção por parte dos agentes da Vigilância Ambiental. Todo a infraestrutura do Mercado e os aparelhos de exercícios físicos da academia popular, sediado ao lado do prédio, foram higienizados.

Na última terça-feira, o chefe do executivo municipal seguiu o decreto do governo do Estado em prorrogar o fechamento do comércio até o dia 03 de maio. Continuam funcionando, portanto, os serviços essenciais, como supermercados e farmácias. Restaurantes e lanchonetes devem obedecer à ordem de só atender por delivery ou retiradas no balcão.

Até o momento, não há casos confirmados de coronavírus em Lagoa Seca. Por causa do isolamento social recomendado pelas autoridades sanitárias, os números do município estão estabilizados, o que não implica dizer que os moradores devam sair às ruas ou promover aglomerações. O último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde nesta semana apontou a queda de casos monitorados, de 10 para 09, e de pessoas em isolamento social, de 02 para 01. Os grupos de “casos suspeitos”, “aguardando resultados” e “casos descartados” seguem com 01 cada.

Funcionária da Vigilância Sanitária entrega máscara e luva no Mercado Público de Lagoa Seca na manhã deste sábado, 18. Imagem: Arquivo Pessoal/DECOM