TUDO NOVO: prefeitura entrega fardamento, colchões e brinquedoteca às crianças da creche da Vila Florestal

A Secretaria de Educação de Lagoa Seca entregou novos colchões, fardamento interno acompanhado das toalhas de banho e a brinquedoteca às crianças da creche Irmão Damião Clemente, na Vila Florestal, na tarde desta terça (16). Alguns pais e responsáveis das crianças participaram do momento que foi coordenado pelo secretário José Walter Costa, com a presença da coordenadora das creches municipais, Valdilene Reis e da gestora da unidade, Rosinalda Costa.

Foram entregues 90 conjuntos do novo fardamento que será usado internamente pelas crianças, 50 toalhas de banho, 50 novos colchões e a brinquedoteca com variados livros, jogos e brinquedos pedagógicos.

A creche Dejanira Amélia, localizada na Chã do Marinho, também recebeu uma brinquedoteca na manhã desta terça. Já no próximo dia 23, será a vez da creche Alzira Coutinho, no bairro do Morro, ser contemplada.

A gestora da creche da Vila Florestal, Rosinalda Costa, parabenizou a presença dos pais que participaram da entrega de todo o material. Logo em seguida, foi a vez da coordenadora municipal das creches, Valdilene Reis, falar dos esforços e da felicidade garantida da coordenação ter conseguido o novo material para as crianças.

O secretario de educação José Walter Costa falou, no seu discurso, da preocupação da gestão do prefeito Fábio com a educação das crianças

“Lembro aos pais e mães aqui presentes que, eu e o prefeito Fábio estamos lutando com todos os esforços para que as nossas crianças tenham uma educação de qualidade e condições necessárias para aproveitar as atividades pedagógicas que a creche oferece. As dificuldades com os recursos e verbas são grandes, mas reiteramos que este e um dos principais compromissos da gestão”, afirmou Zé Walter.

O secretário também lembrou que a creche, no passado, era uma instituição filantrópica, mas que, com o olhar cuidadoso do prefeito Fábio Ramalho, a instituição foi municipalizada no início do seu governo.

Recentemente, a unidade da Vila Florestal também recebeu novos ventiladores pra aumentar o conforto das mais de 50 crianças que são atendidas diariamente no local.

Mulheres da saúde: relatos de moradoras que tiveram suas vidas transformadas com a unidade básica de saúde no Juracy Palhano

No mês que é dedicado à prevenção e do diagnóstico precoce de câncer de mama na mulher, o ‘Outubro Rosa’, a Prefeitura de Lagoa Seca ouviu alguns relatos de moradoras que residem na comunidade do Juracy Palhano. Elas fazem parte do grupo de pessoas que tiveram suas vidas transformadas com a instalação da unidade básica de saúde, na comunidade.

A unidade básica de saúde Rosa Maria da Silva não tem nem um mês de funcionamento, e já melhorou condições de vidas de pessoas que necessitam de um cuidado, de um aperto de mão, de um olhar clínico humanitário e, acima de tudo, de uma saúde eficiente.

Dezenas de pessoas são atendidas todos os dias no Juracy Palhano. Os moradores podem ser acompanhados com o trabalho de oito profissionais dentro da unidade.

A unidade conta com uma enfermeira, uma médica (clínico geral e dermatologia), dentista; auxiliar odontológico, uma técnica de enfermagem, dois agentes de saúde e uma recepcionista.

Conheça um pouco da história da moradora do Juracy Palhano, Gilsa Alves. Ela mora há mais de vinte anos na comunidade e disse que sempre tinha que se locomover para o centro da cidade ou até mesmo em outros locais mais distantes em busca de saúde. A moradora conta que, na primeira vez que foi atendida, chorou de emoção na sala da médica

“Esta é a segunda vez que venho ao posto de saúde. Antigamente, tínhamos que ir a outras unidades de saúde, e que são distantes daqui, para ter atendimento médico. Mas hoje agradeço a Deus e depois ao prefeito Fábio por esta grande obra. Eu posso ter certeza de que mudou a minha vida e a de muitos moradores daqui. Lembro-me também que quando fui atendida aqui, pela primeira vez, me emocionei na sala da médica, pois foi um sonho realizado pra muita gente”, relatou a moradora.

Dona Gilsa esteva na unidade a procura de consulta com a dermatologista. Ela participou do calendário de ‘Demanda livre’, dia dedicado a todas as faixas etárias e atendimentos gerais.

Mas as histórias não acabam por aí. A também moradora Raquel Diniz estava no posto de saúde com o objetivo de buscar atendimento para uma de suas filhas. Ela nos conta que em muitos momentos de sua vida não tinha tempo de levar as crianças à escola e conseguir uma consulta médica. Segundo ela, tudo era distante

“Tudo era difícil e afastado daqui. Já houve várias vezes que eu deixei minha saúde de lado, pois eu tinha que levar minhas crianças até a escola e não tinha tempo de chegar para me consultar com o médico, necessitava de transporte. Hoje, eu deixo as crianças na escola e venho aqui na unidade de saúde. Facilitou bastante”, disse.

Há também que veio pela primeira vez. É o caso da aposentada Lindomar Almeida. Ela relatou a sua expectativa para ser atendida

“Ouvi de algumas colegas que aqui, no posto do Manoel Jácome, estava funcionando bem. Eu resolvi vir, pois foram muitos elogios diante dos atendimentos que começaram a funcionar. Estou com uma expectativa muito boa. Vi para uma consulta dermatológica. Acredito que tudo dará certo. E parabenizo o trabalho do prefeito Fábio, ele realmente está cumprindo com o que prometeu a esta comunidade”, comentou a aposentada.

As moradoras que relataram suas histórias entram para as estatísticas de milhões de brasileiros que dependem do Sistema Único de Saúde, o SUS. Embora os problemas sejam ainda muitos, suas vidas agora têm um novo rumo e uma nova saúde para contar.

MAIS SAÚDE: Hospital de Lagoa Seca atinge mais de 8 mil atendimentos nos últimos quatro meses

Na manhã desta quinta-feira (4), a Secretaria de Saúde de Lagoa Seca/PB realizou uma audiência pública para apresentar os dados do segundo quadrimestre de 2018 dos serviços dedicados à população, como atendimentos, marcações de exames, consultas especializadas, etc.

Onde o assessor de planejamento da pasta, Assis Campos, apresentou relatório com os dados estatísticos dos serviços da saúde referentes aos meses de maio, junho, julho e agosto. A audiência aconteceu às 09h30, na Câmara Municipal.

Estiveram presentes no momento representantes da Atenção Básica, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), da direção do hospital municipal, do posto de saúde Manoel Jácome, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), representantes das vigilâncias sanitária, ambiental e epidemiológica e demais agentes que atuam na pasta.

Dados do Hospital Municipal:
Eletrocardiograma: 127
Consulta Médica: 337
Atendimento de Urgência: 1.335
Atendimento Médico: 6.992
Excisão de Lesão: 09
Exerese de tumor: 89
Total: 8.889

Dados da Atenção Básica
Consultas agendadas: 8.442
Consultas agendadas programadas: 2.155
Demanda espontânea (atendimento de urgência): 60
Demanda espontânea (consulta no dia): 3.994
Demanda espontânea (escuta inicial): 96
Total: 14.741

Dados do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)
Avaliação: 1.169
Prescrição terapêutica: 898
Procedimentos clínicos: 699
Atendimento em grupo: 29
Procedimentos coletivos: 14
Educação em saúde: 78
Mobilização social: 29
Total: 2.916

Dados do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)
Endodontista: 450
Períodontista: 452
Bucomaxilofacial: 500
PNES: 437
Protesista: 306
Total: 2.145

 

Educação Inclusiva é tema de encontro pedagógico de professores da rede pública de ensino

Os professores da rede pública de ensino estão participando de um encontro pedagógico com tema voltado para a educação inclusiva. O evento que está acontecendo no salão paroquial, reúne dezenas de docentes que estão envolvidos nas palestras e orientações voltadas para o tema proposto. A abertura do evento aconteceu na manhã desta quinta (04) e se estende até esta sexta.

A palestrante do primeiro dia é a psicóloga Gabriela Soares. ‘Comportamento humano e o processo ensino- aprendizagem’ aborda temas vinculados ao desenvolvimento infantil, com o objetivo de trazer recursos que auxiliem na identificação de sinais e sintomas peculiares a transtornos do neurodensevolvimento que acabam por interferir no processo de aprendizagem, considerando particularidades de cada indivíduo.

“Essa temática é importante, pois dará ao educador a oportunidade de criar estratégias de ensino que promovam a aprendizagem de crianças que vivem com transtornos como: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro Autista (TEA), Deficiência Visual, e Deficiência Intelectual”, comentou a psicóloga.

Gabriela, que é também neuropsicóloga, elencou alguns fatores que influenciam no desenvolvimento de uma criança, são eles: a genética, o fator social, o fator biológico e a individualidade de cada ser.

A palestrante também disse que era importante que as crianças, através dos pais, tivessem sempre contatos sociais, pois são fatores de estímulos no processo de desenvolvimento cognitivo.
A relação família-escola também foi discutida entre a palestrante e os professores presentes.

Os alunos do 4º e 5º da escola Antônio Demétrio Cassiano, no sítio Quicé, fizeram uma apresentação artística do teatro mudo. Entre aplausos, a apresentação marcou a valorização dos talentos da escola.

A mesma palestra acontece à tarde, só que dessa vez o público será diferente. Os professores do turno da tarde irão ser contemplados com a temática.

Já nesta sexta (05), segundo e último dia de encontro, a palestra terá o tema “Cuidar de si, para cuidar do outro” e será oferecida pela educadora em saúde, Lívia Soares. O evento também acontece o dia todo.

Ações de saúde bucal e atividades físicas marcam Dia do Idoso em Lagoa Seca

A Secretaria de Saúde está realizando durante toda esta segunda-feira (01), uma ação preventiva contra as patologias bucais em idosos do município. O serviço é alusivo à data comemorativa do Dia Internacional do Idoso. Vários profissionais da saúde bucal estão reunidos no Centro de Especialidades Médicas (CEO) para realizar procedimentos odontológicos no público presente.

Os trabalhos oferecidos tem parceria com a Liga Interdisciplinar de Combate ao Câncer Oral (LINCCO), projeto de alunos da graduação e pós-graduação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O projeto tem o intuito de prevenir, diagnosticar, tratar e preservar as lesões bucais e do complexo maxilomandibular.

Logo cedo, os idosos puderam se exercitar, com aula de ginástica e ritmos. Ao mesmo tempo, teste de glicemia e aferição de pressão foram oferecidos.

O prefeito Fábio Ramalho esteve presente e parabenizou o momento. Ele disse que a gestão tem buscado empenhar-se para oferecer uma saúde de qualidade aos que fazem parte do grupo da melhor idade.

Com cartazes, os alunos do LINCCO orientaram e mostraram a importância dos cuidados para a prevenção do câncer de boca.

Depois disso, os pacientes foram encaminhados para a busca ativa de lesões na boca. Caso encontrado alguma anomalia, uma equipe montada com os profissionais também farão biópsia, que é o procedimento no qual o denstista remove uma amostra de tecido para análise em laboratório.

Ao final de cada exame, um kit com itens para a higienização bucal foi entregue a cada participante.

Secretaria de Agricultura e Abastecimento e UEPB promovem minicurso na área de cunicultura para produtores rurais do município

Durante todo o dia da quinta-feira (27), aconteceu o minicurso sobre a importância da cunicultura para os aspectos econômico e culinário sob o trabalho dos produtores rurais do município. O minicurso foi promovido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e aconteceu no campus da universidade, em Lagoa Seca.

As boas-vindas foram dadas pelos professores Alde Cleber e Luana de Fátima. O secretário de agricultura e abastecimento Moisés Júnior também saudou os presentes e ressaltou a importância do minicurso. Logo em seguida, a palestra de abertura “A importância socioeconômica da atividade cunícula” foi ministrada pela agropecuarista Juliana Oliveira.

Posteriormente, um café da manhã foi oferecido ao participantes. Os produtores ainda visitaram o setor cunícula da universidade, área de criação de coelhos. A segunda palestra da manhã foi conduzida pela profissional em agroindústria, Maria da Guia, cujo tema foi “Embutidos confeccionados a partir da carne de coelho, atividade alternativa visando fonte de renda.”

No minicurso, os participantes puderam conhecer o mercado da carne do coelho, bem como as alternativas que o animal pode gerar para a fonte de renda de muitos produtores rurais.

Os coelhos são animais de alta prolificidade, tendo de gestação de 30 dias em média e gerando por volta de oito filhotes por parto. Do animal, pode ser retirado a sua carne, peles, filhotes (animais de estimação), adubo orgânico entre outros. A carne do coelho apresenta um alto valor nutricional.

Até o fim da tarde, os produtores participaram da oficina prática na elaboração de embutidos a partir da carne de coelhos.

Audiência do Orçamento Público de Lagoa Seca acontece nesta quinta

A Prefeitura de Lagoa Seca realizou na manhã desta quinta-feira (27), uma Audiência Pública para debater junto à sociedade o orçamento público de 2019. A audiência aconteceu na Câmara de Vereadores, às 10h.

Na ocasião foram discutidas as metas para Lei Orçamentária Anual (LOA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Plano Plurianual (PPA), sendo aberta para a participação da comunidade.

A ação busca ouvir e compreender as demandas trazidas pela população, possibilitando uma gestão melhor que poderá utilizar de forma correta e adequada o recurso público recebido.

Na audiência, todos que estavam presentes tiveram a oportunidade de falar sobre suas necessidades, considerando as mais importantes e urgentes, nas áreas da assistência social, agricultura, infraestrutura, saúde, educação e cultura.

No momento foram levantadas propostas importantes por representantes das secretarias presentes. O secretário de saúde, Iran Barbosa, ressaltou a possibilidade da ampliação do hospital e da criação de novos UBSFs para imigração dos que pertencem a lugares locados. Logo em seguida, o diretor adjunto do departamento de esportes, Júlio Cesar, levantou questões como a reforma do ginásio de esportes, criação de praças esportivas e de saúde e de um novo estádio de futebol.

O secretário de agricultura, Moisés Júnior, que também esteve presente, trouxe como proposta o calçamento das principais ladeiras na zona rural e a criação de novos poços de águas, um serviço já feito no município na atual gestão. Os representantes da educação chamaram a atenção para novas formas de lazer educativas como passeios e brinquedotecas, além do aumento da frota de veículos.

Já os representantes da Assistência Social levantaram as seguintes propostas: aumento da frota de veículos e criações de casas abrigos. Por fim, os representantes da Infraestrutura ressaltaram mais obras de saneamento básico.

As propostas serão analisadas junto ao orçamento para próximo ano, de acordo com os recursos, visando o bem estar da população e a melhoria nos recursos públicos.

7×0: Tribunal de Contas aprova contas de Fábio Ramalho por unanimidade e elogia a forma como o prefeito de Lagoa Seca/PB tem administrado recursos públicos

Terminou agora há pouco, na sede do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE/PB), a sessão que analisou os balancetes referentes à prestação de contas da Prefeitura de Lagoa Seca durante o ano de 2017, primeira fase do governo do atual prefeito Fábio Ramalho da Silva (PSDB).

Após apresentação do relator Antônio Gomes Filho, o pleno aprovou por unanimidade todos os relatórios apresentados pela gestão. Além disso, o resultado financeiro da gestão de Fábio Ramalho foi elogiado pelos conselheiros do TCE.

“Fiquei feliz pelo resultado e principalmente pelas coisas que ouvimos do relator e do próprio presidente do TCE que elogiou a forma que estamos investindo o dinheiro público e a nossa responsabilidade, principalmente com o Instituto de Previdência própria que estamos conseguindo tirar do buraco que foi deixado pela gestão anterior” comemorou o prefeito.