ALERTA: mais de 240 pacientes com glaucoma correm o risco de perder tratamento gratuito se não se recadastrarem em Lagoa Seca

A Prefeitura de Lagoa Seca, através da Secretaria de Saúde, está convocando as mais de 240 pessoas com Glaucoma, que fazem tratamento pelo SUS, para um recadastramento. O processo é uma recomendação do Ministério da Saúde e será realizado até o dia 30 de abril, na sala de Regulação no Centro de Saúde Manoel Jácome, nas segundas, quartas e sextas-feiras durante à tarde e nas terças e quintas-feiras, pela manhã e pela tarde. O Centro de Saúde é localizado na rua João Otaviano Pequeno, bem próximo ao Hospital Municipal.
O Paciente deve comparecer ao local com os respectivos documentos: RG, CPF, Comprovante de Residência, Cartão SUS e a receita do colírio utilizado. Além destes documentos, é necessário o laudo da situação do paciente que deve ser pedido durante a consulta na clínica de tratamento.
De acordo com a Coordenadora de Regulação, Mônica Leandro, as informações serão repassadas para o Núcleo da Prefeitura de Campina Grande, que regula a regional, para a atualização das informações dos pacientes. Segundo ela, atualmente usufruem do tratamento contínuo aproximadamente mais de 240 pessoas na cidade de Lagoa Seca, deste total, apenas 80 já compareceram para se recadastrar.
“O objetivo do recadastramento é oferecer um melhor tratamento e reorganizar o atendimento contínuo. Além disso, a atualização das informações possibilita aquele paciente que parou de realizar o tratamento, possa reiniciar e regulamentar sua saúde”, explicou a coordenadora.
Esse serviço oferece, gratuitamente, consultas, exames, acompanhamentos, cirurgias, tratamento oftalmológico e até mesmo implante de prótese.
O glaucoma é uma doença nos olhos que pode levar a cegueira. Causado pela lesão do nervo óptico e relacionado à alta pressão do olho, pode provocar sérias alterações no campo visual. Doenças como diabetes, hereditariedade, miopia e lesões oculares são as principais causas do glaucoma. Silencioso, muitas pessoas descobrem tarde o problema, quando já perderam uma parte do campo visual.

CONFIRMADO: Reforma do Mercado Público do Produtor de Lagoa Seca/PB começa nesta semana

Durante o evento de apresentação dos trabalhos, Fábio Ramalho já anunciou novas obras e ações que começarão a ser executadas nos próximos meses.
Um dos principais trabalhos será a reforma e ampliação do Mercado Público do Produtor que já começa nesta semana. “Até no máximo quarta-feira, os trabalhadores já iniciam as obras. Queremos revitalizar todo local, garantindo estrutura e dignidade para os produtores e clientes que visitam aquele espaço” confirmou.
Além disso, o prefeito confirmou para os próximos 90 dias, a abertura de mais duas unidades de saúde: uma na região polarizada pela comunidade Campo do Bahia e a outra será instalada na região do Juracy Palhano. “Essas unidades de saúde eram sonhos antigos destas comunidades. Vamos cumprir o compromisso que fizemos com aqueles moradores ainda este ano” completou Fábio.
Outras ações como pavimentações, reformas de escolas, unidades de saúde e instalação de academias populares também foram anunciadas. “A nossa primeira academia popular será instalada no loteamento Ipuarana. Será a primeira de muitas” finalizou o prefeito.

Fábio e Dalva apresentam resultados dos primeiros 450 dias de gestão em Lagoa Seca/PB

A manhã de um domingo chuvoso não impediu de que os cidadãos de Lagoa Seca saíssem de suas casas para prestigiar o evento que marcou a prestação de contas de 450 dias de trabalho da gestão do prefeito Fábio Ramalho à frente da prefeitura.
Com olhares atentos em tudo o que era apresentado no telão, centenas de pessoas acompanharam o relatório de 15 meses de gestão, que foi apresentado pelo próprio prefeito.
Melhorias nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, cultura e de assistência social foram os pontos mais destacados. Participaram do evento, a Vice-prefeita, Dalva Lucena, vereadores, secretários, e prefeitos da região como Romero Rodrigues (Campina Grande) e Jonas de Souza (Montadas), além do deputado federal Pedro Cunha Lima e o pré-candidato a deputado estadual, Anderson Monteiro.
“Me sinto orgulhoso de ter tanto para a apresentar a população de nesses primeiros 15 meses de gestão. Nosso foco sempre será trabalhar em prol daqueles que mais precisam” frisou, Fábio Ramalho.
A vice-prefeita Dalva Lucena também destacou o empenho da gestão em resolver os grandes problemas da cidade. “Sou testemunha do empenho e comprometimento de Fábio com a gestão. Nesses 15 meses, ele não parou um dia sequer e tem cobrado de toda equipe a mesma garra pra trabalhar” disse.

Em clima de festa, prefeitura de Lagoa Seca/PB reinaugura salão de artesanato

Café regional, forró estilizado, produtos feitos de madeira, peças de crochê e tricô e muita diversidade de artesanato. Foi assim que marcou a reinauguração do salão de artesanato de Lagoa Seca. O evento aconteceu na manhã deste domingo (08), e contou com a presença do prefeito Fábio Ramalho, a vice-prefeita, Dalva Lucena, o secretário de Cultura, Márcio Rangel, a coordenação do salão de artesanato, e um grande público grande que prestigiou a reabertura do salão.
A abertura do evento contou com a participação da banda Fanfarra Ypuarana, que com músicas nordestinas e forró estilizado, fez uma apresentação artístico-cultural para todo o público presente.
Em seguida, o secretário de cultura, Márcio Rangel, destacou que o espaço reformado oferecerá um local digno e apropriado ao trabalho dos artesãos. “Aqui também será um espaço de convivência e formação. Estamos intensificando o processo de trabalho para que os próprios artesãos participem de oficinas de aprendizagem, fitando novos horizontes de trabalho na área. Queremos fomentar a cultura e ensinar novos jovens a produzir o artesanato local”, frisou.
Logo depois, foi a vez do prefeito Fábio Ramalho que destacou a figura da ex-vereadora, Expedita Medeiros, artífice da cultura e, em especial, na construção do artesanato da cidade.


Depois de discursar, o prefeito, a vice-prefeita e algumas autoridades locais cortaram a fita simbólica, oficializando assim, a nova estrutura do salão.

Em seguida, o trio de forró, “Adejailson e os parceiros do forró”, animaram mais ainda os participantes com músicas de raiz e forró regional.
O salão estava fechado para reforma do prédio, que foi locado pela prefeitura para abrigar os trabalhos de mais de 50 artesãos. O prédio ganhou nova pintura, todo o teto foi reposto, parte elétrica de qualidade, novas portas – incluindo as portas de vidro –, ar condicionado, móveis novos e revestimento no piso.
Agora, o salão funcionará de segunda a sábado, das 8h até as 11h da manhã, e no horário da tarde, das 13h às 17h.

 

 

EM 4 MESES: Hospital de Lagoa Seca/PB realizou 218 pequenas cirurgias, 1368 internações e quase 9 mil atendimentos, aponta relatório

A Secretária de Saúde de Lagoa Seca realizou uma audiência pública onde foi apresentado o último relatório de setembro a dezembro do ano de 2017. O documento é uma exposição dos serviços da pasta – através de dados estatísticos -, que aconteceram nos referidos meses.
O secretário de Saúde, Iran Barbosa, enumerou alguns dados que a pasta trouxe no último quadrimestre do ano passado relatando a preocupação com a melhoria na qualidade dos trabalhos prestados à população. “15% da arrecadação de impostos do município são repassados para a pasta da saúde, contudo, a nossa apoquentação é sempre fazer mais e melhor”, frisou.
O secretário ainda colocou algumas despesas administrativas, como fardamento e protetor solar para os agentes de saúde, capacitação aos profissionais da área, terceirização dos exames laboratoriais, aquisição de cadeiras, birôs e computadores, entre outras demandas.
Em seguida, foi a vez do assessor de planejamento da Secretaria de Saúde apresentar o relatório com os números do documento. Segundo o relatório, cerca de 10.953 munícipes utilizaram os serviços do hospital no último quadrimestre, por exemplo.

DADOS DO HOSPITAL MUNICIPAL NO ÚLTIMO QUADRIMESTE:

  • Atendimento de Urgência (8.391 casos);
  • Consultas com observação (1.368 casos);
  • Pequenas cirurgias (218 casos);
  • Eletrocardiogramas(49 casos);
  • Ultrassonografias (840 casos);
  • Internações hospitalares (87casos)

MÉDIA COMPLEXIDADE e ESPECIALIDADES:

  • Atendimento de fisioterapia, exames clínicos, endocrinologia, pediatria, cirurgião geral, psiquiatria, clínico geral, fonoaudiologia, entre tantos outros. Total de 31.526 pacientes atendidos.

DADOS DA ATENÇÃO BÁSICA:

  • Consultas de enfermagem, consultas médicas, atendimentos odontológicos, visitas dos agentes comunitários de saúde, ginecologia e obstetrícia.Total de 52.624 pacientes atendidos.

O relatório mostrou também que a cidade possui 2.785 famílias beneficiadas pelo o programa Bolsa Família. Sendo assim, na 2ª vigência de 2017 foram acompanhadas 2.291 famílias pela Atenção Básica com 82,26 %.
Por fim, a Secretaria de Saúde informou que, no mês de maio, duas unidades de saúde e uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) serão inauguradas, uma no bairro Juraci Palhano, e outra nas redondezas do Campo do Bahia.

 

LAGOA SECA NA LUTA: vender ou servir bebida alcoólica à menores de 18 anos é crime

A Secretaria de Assistência Social de Lagoa Seca, em parceria com o Ministério Público da Paraíba realiza a divulgação em bares, restaurantes, estabelecimentos comerciais, escolas e órgãos públicos, o Projeto Prevenir é Proteger referente a campanha de combate à venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos.

A campanha é regida pela Lei 13.106/2015 que alterou o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e tornou crime os atos de vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar, ainda que gratuitamente, a criança ou ao adolescente, bebida alcoólica ou outros produtos cujos os componentes possam causar dependência física ou psíquica (Artigo 243). A proibição já estava prevista pela Lei Federal 8.069/1990, mas agora se tornou crime e dá cadeia.

Aquele que for flagrado descumprindo a Lei sofrerá as consequências previstas, sendo para o comerciante: prisão de 2 a 4 anos, multa administrativa de R$ 3 mil a R$ 10 mil e interdição do estabelecimento até o recolhimento da multa; e para os pais e responsáveis: detenção de 2 a 4 anos e multa arbitrada pela Justiça.

Próximo domingo: café da manhã marcará reabertura do salão de artesanato de Lagoa Seca

A secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Lagoa Seca vai reabrir o salão de artesanato no próximo domingo, dia 08 de abril. O evento acontece a partir das 9h, na rua Cícero Faustino da Silva – Centro, e deve contar com a presença do prefeito Fábio Ramalho, autoridades municipais e a população em geral. O salão estava fechado para reforma do prédio, que foi locado pela prefeitura para abrigar os trabalhos de mais de 50 artesãos.

O prédio ganhou nova pintura, todo o teto foi reposto, parte elétrica de qualidade, novas portas – incluindo as portas de vidro –, ar condicionado, móveis novos e revestimento no piso.

“Todo o prédio foi mudado. Queremos dar ao espaço um ar de conforto e modernidade para que os produtos sejam valorizados ainda mais. Agora, o Salão de Artesanato terá uma placa de sinalização e estrutura de loja, para atender não só a comunidade como também os turistas” comentou o secretário Márcio Rangel.

A programação do evento contará com a banda fanfarra Ypuarana e um trio de forró que fará a animação. Ainda será servido um café regional para os participantes do local. Em seguida, o espaço será aberto ao público com produtos e exposições artísticas-culturais.

Segundo a coordenadora de artesanato do município, Lucicleide do Nascimento, “ a criação do salão é uma das características mais importantes da valorização da cultura local. O reconhecimento do artesão do município é o principal foco desta ação, que também movimenta a economia local. Levando em consideração, também, que estaremos aumentando a visibilidade da nossa cidade para possíveis visitas de turistas” explicou.

O salão ficará aberto todos os dias da semana durante o ano todo, reunindo diversos artesãos. Serão várias peças comercializadas, agradando diferentes públicos.

 

 

Alunos da Educação Infantil promovem encenações da Paixão de Cristo em Lagoa Seca/PB

Na manhã desta quarta-feira (28), a secretaria de Educação de Lagoa Seca realizou um momento com diversas escolas do município em alusão à Paixão de Cristo. O principal objetivo do momento foi transmitir para as crianças o verdadeiro significado da Páscoa.
O evento teve início às 09h, no Salão Paroquial e contou com a presença de alunos da Escola Frei Manfredo, da Creche Alzira Coutinho e da Escola Ágape, esta última, da rede privada de ensino.
Segundo a Coordenadora da Educação Infantil, Valdilene Pereira, o momento possibilitou uma reflexão do aluno e da comunidade sobre a Semana Santa. “Pretendemos mostrar para as crianças e para a comunidade, a valorização dessa semana tão importante para aprender sobre solidariedade. Ao mesmo tempo que incentivemos a cultura e ao teatro, desenvolvendo uma sensibilidade de mais autonomia e reconhecimento ao saber que tem alguém prestigiando algo que eles apresentam”, explicou.
Cerca de 200 alunos participaram do evento que inicialmente estava programado para acontecer na Praça Severino Cabral, no entanto, devido às chuvas, teve que ser transferido pra o Salão Paroquial.
As encenações também serviram para integrar os ensinos público e privado no município. “É importante a parceria da rede pública de ensino com os demais educandários e instituições da cidade, porque integra as crianças em uma única realidade de ensino. É a inclusão que tanto pregamos, saindo da teoria e indo para prática” completou Valdilene.