Concurso público: 53 servidores tomam posse nesta terça-feira em Lagoa Seca

A Prefeitura de Lagoa Seca, por meio da Secretaria de Administração, realizou na manhã desta terça-feira (1), a solenidade de posse dos novos 53 servidores públicos aprovados e convocados no concurso público realizado no ano de 2024, em Lagoa Seca.

O evento aconteceu na Câmara Municipal e contou com a presença da prefeita Michelle Ribeiro e de diversos servidores públicos municipais, que, em união, recepcionaram os novos profissionais.

Ao todo, 53 convocados tomaram posse em áreas como educação, saúde e assistência social, assinando suas portarias de nomeação. As atividades para os novos servidores devem começar já na próxima quinta-feira (3), quando as respectivas secretarias realizarem reuniões de alinhamento para início do ofício.

“É um grande êxito para gestão estar contratando 53 novos servidores que irão, a partir do dia 3, prestar muitos serviços a população municipal”, compartilhou com alegria a secretária de Administração, Aparecida dos Santos.

Alegria, forró e muita animação no Arraiá da Melhor Idade em Lagoa Seca

A tarde desta segunda-feira (30) foi marcada por muita animação e valorização da cultura nordestina com a realização do Arraiá da Melhor Idade, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

O evento aconteceu na Escola Cidadã Integral Técnica Francisca Martiniano Rocha e reuniu idosos participantes dos grupos e projetos desenvolvidos pela secretaria.

Com direito a música ao vivo, muito forró pé de serra, comidas típicas e até concursos juninos, como a escolha da Rainha do Arraiá, a festa foi um verdadeiro sucesso e proporcionou um momento especial de lazer, descontração e integração social para o público da terceira idade.

Estiveram presentes no evento a prefeita Michelle Ribeiro, o vice-prefeito Paulinho Patriota, o deputado estadual Fábio Ramalho, além da secretária de Assistência Social, Janierika Monteiro.

Durante o evento, a prefeita Michelle destacou a importância de momentos como esse na vida dos idosos:

“Esses eventos são fundamentais para a socialização, especialmente das mulheres e idosos que participam dos nossos projetos. Quero agradecer a todos que fazem parte da Secretaria de Assistência Social por levarem o cuidado e o carinho que eu gostaria de transmitir a cada um que está aqui hoje.”

Já a secretária Janierika Monteiro reforçou a alegria em realizar a ação: “É gratificante poder proporcionar um momento de descontração e felicidade para nossos idosos.”

REDE PÓS-RESGATE: Lagoa Seca sedia capacitação do Ministério Público do Trabalho em combate ao trabalho escravo; veja

Nesta segunda-feira, 30 de junho, Lagoa Seca sediou uma capacitação conjunta do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Justiça do Trabalho, sobre o combate ao trabalho escravo na Paraíba. Com o tema “Rede Pós-Resgate”, o evento aconteceu no Centro Diocesano de Eventos São João XXIII (antigo Marista), e contou com a presença de servidores públicos e autoridades políticas como a prefeita Michelle Ribeiro e o vice-prefeito Paulinho Patriota.

O principal objetivo da ação é orientar o público a respeito do trabalho escravo e o tráfico de pessoas que ainda existe no estado e em como aplicar o atendimento adequado aos resgatados.

A programação reuniu palestras e atividades que foram conduzidas pelo juízo do trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (George Falcão), a procuradora do trabalho do Ministério Público do Trabalho da Paraíba (Marcela Maia), e a coordenadora da Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo (Mirella Braga).

De acordo com George, “esse é um problema de tamanha complexidade que exige a atuação de vários órgãos, não só do Poder Judiciário e do MPT, mas do próprio poder executivo e legislativo. Por isso, nosso objetivo é educar, conscientizar e preparar o público que estão na linha de frente do trabalho escravo como nos setores da Saúde, Assistência Social e Educação”, comentou.

Já Michelle pontou, “aqui estão profissionais que estão ligados diretamente a comunidade e estão presentes em todas as situações. Então, isso gera uma alerta e a gente preza, enquanto Gestão Pública, para que todos eles entendam como agir da melhor forma”, falou.

3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa reúne mais de 200 pessoas em Lagoa Seca; veja

Nesta sexta-feira, 27 de junho, aconteceu a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa em Lagoa Seca. O evento, realizado pela Secretaria de Assistência Social, reuniu mais de 200 pessoas presentes, incluindo profissionais da pasta e a sociedade civil.

Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, a conferência teve o objetivo de promover participação social e apresentar ações que visem o rompimento das barreiras ao direito de envelhecer com saúde e dignidade.

A programação contou com diversas atividades voltadas a classe, sendo elas: aprovação do Regimento Interno conduzido pela conselheira Gildenha Alencar; apresentações culturais do Coral da Melhor Idade e do grupo de dança e teatro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Seguindo o cronograma, a vice-presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa (Thaisa Santos) apresentou uma panorama dos serviços realizados no município para a pessoa idosa. Por fim, ocorreu um painel sobre o tema principal do evento, ministrado pelos conferencistas Júlio César de Andrade, Edivan Gonçalves, Manoel Freire, Thaise Arruda e Camila Firmino.

A prefeita Michelle Ribeiro, a secretária de Assistência Social (Janierika Monteiro) e a presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa (Rita de Cássia), marcaram presença na solenidade.

Para Michelle, “É uma alegria estar aqui hoje com esse grande público. A conferência serve para debatermos, conversarmos e estruturamos a implementação de políticas públicas para a pessoa idosa. Já temos alguns projetos na Saúde e na Assistência Social, como a equipe da E-multi, aula de ritmos, coral, e hidroginástica, e ainda temos a parceria com a Universidade Aberta à Maturidade da Universidade Estadual da Paraíba, mas queremos e vamos) conseguir ainda mais ações e serviços para essa categoria”, comentou.

Prefeitura de Lagoa Seca entrega fardamento e novos equipamentos de trabalho para Agentes Comunitários de Saúde

A Prefeitura de Lagoa Seca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira, a entrega oficial de novos fardamentos e kits de trabalho para os 68 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) que atuam em todo o município. A ação visa melhorar as condições de trabalho dos profissionais que estão diariamente nas ruas, garantindo o cuidado e o acompanhamento das famílias lagoassequenses.

Cada agente recebeu bolsa, camisa de proteção solar, protetor solar, prancheta, caderno e um tablet, que irá auxiliar no registro de visitas e no acompanhamento dos dados de saúde da população, modernizando o serviço e garantindo mais agilidade e precisão no atendimento.

Durante a entrega, a prefeita Michelle Ribeiro destacou a importância dos ACSs como elo direto entre a gestão pública e a comunidade. “Cuidar das pessoas também é garantir melhores condições de trabalho para quem cuida delas todos os dias. Os nossos agentes são os olhos e os ouvidos da saúde na casa dos cidadãos, por isso, valorizá-los é também fortalecer toda a nossa rede de atenção básica”, afirmou a prefeita.

A secretária municipal de Saúde, Cristiane Cavalcanti, também esteve presente na entrega e ressaltou o compromisso da gestão com a valorização dos profissionais da saúde. “Esses equipamentos não são apenas itens de trabalho, mas representam respeito, reconhecimento e apoio aos nossos agentes. Eles fazem um trabalho essencial e precisam estar bem equipados e protegidos para continuar levando saúde com qualidade às famílias”, disse Cristiane.

O momento também contou com uma palestra do gestor de carreiras Rodrigo Apolinário, que abordou temas como valorização profissional, postura no serviço público e o papel estratégico dos ACSs na consolidação do SUS.

A iniciativa faz parte das ações da gestão municipal para o fortalecimento da Atenção Primária e da valorização dos profissionais que atuam diretamente com a população, garantindo mais dignidade, segurança e estrutura para o dia a dia de trabalho.

Encerramento da 1ª Vila Junina de Lagoa Seca celebra a cultura nordestina e reúne centenas de famílias

A 1ª Vila Junina de Lagoa Seca chegou ao fim nesta sexta-feira (20), deixando um saldo de muita alegria, cultura e participação popular. Durante toda a semana, a Praça da Matriz foi palco de apresentações culturais das escolas da rede municipal, com estudantes encantando o público com danças, quadrilhas e outras expressões da cultura popular nordestina.

O evento, promovido pela Secretaria de Educação com apoio de todas as secretarias municipais, foi marcado pela integração das famílias e a valorização das tradições juninas. A Secretaria de Cultura foi responsável pela decoração da praça, enquanto a Secretaria de Infraestrutura garantiu a limpeza diária e o transporte para os alunos. Também contribuíram as Secretarias de Assistência Social, Saúde, Administração, entre outras, garantindo toda a estrutura logística necessária.

Além das apresentações, os alunos e seus familiares puderam saborear comidas típicas distribuídas ao longo dos dias de programação.

Durante o encerramento, estiveram presentes a prefeita Michelle Ribeiro, o vice-prefeito Paulinho Patriota e o deputado estadual Fábio Ramalho. Em discurso, a prefeita agradeceu a todos que contribuíram para o sucesso do evento e fez um balanço positivo. “Gratidão a todas as secretarias que cooperaram para tornar a Vila Junina esse grande sucesso. Em 2026, vamos ampliar ainda mais essa festa tão bonita”, garantiu.

A secretária de Educação, Idelma Souza, também celebrou o resultado, agradecendo às escolas participantes e destacando o movimento cultural que o evento gerou: “Foi uma verdadeira vivência da nossa cultura popular nordestina. Gratidão a todos os envolvidos.”

O vice-prefeito Paulinho Patriota afirmou que a Vila Junina certamente entrará para o calendário oficial de eventos do município. Já o deputado Fábio Ramalho parabenizou toda a equipe da Educação: “Tenho certeza que esse foi o primeiro de muitos eventos culturais que a Educação vai realizar em Lagoa Seca.”

CONFERÊNCIA DAS CIDADES: evento reúne profissionais do Governo Municipal e sociedade civil; veja

A Prefeitura de Lagoa Seca, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu na manhã desta quarta-feira (18), a 5ª Conferência Municipal das Cidades. O evento aconteceu no Ginásio da Escola Cidadã Integral Técnica Francisca Martiniano da Rocha e reuniu profissionais dos diversos setores do Governo Municipal e a sociedade civil.

Autoridades políticas como a prefeita Michelle Ribeiro, o vice-prefeito Paulinho Patriota, e o deputado estadual Fábio Ramalho, também marcaram presença no momento.

Com o tema “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, a programação contou com palestra ministrada pelo vice-presidente da Federação Paraibana do Movimento Comunitário (Antônio Upiraktan), execução de atividades que foram divididas por eixos temáticos como: a política de saneamento básica da PNDU, o sistema nacional de desenvolvimento urbano e sustentabilidade ambiental e emergências climáticas.
Por fim, ocorreu a votação para eleger os delegados que seguirão para a etapa estadual, na 6ª Conferência Nacional das Cidades, que será promovida no mês de julho.

Para a prefeita Michelle Ribeiro, “Fazer parte da conferência é uma oportunidade única para nossa jornada e para colocarmos políticas públicas, principalmente de habitação em prática. Aqui a gente consegue dar início para estruturar melhor nossa cidade nos setores da Educação, Saúde, Infraestrutura e muitos outros”, comentou.

Comunidade do Mineiro recebe âncora de saúde com atendimento médico, de enfermagem e odontológico

A Prefeitura de Lagoa Seca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou nesta segunda-feira (16) a nova âncora de saúde na Comunidade do Mineiro, uma extensão da Unidade Básica de Saúde do Amaragi. O espaço foi criado com o objetivo de levar os serviços de atenção básica para mais perto da população que vive na região, facilitando o acesso ao atendimento de saúde, especialmente por conta da distância até o Amaragi.

A nova âncora vai funcionar a cada 15 dias, oferecendo consultas médicas, atendimento de enfermagem e também serviços de odontologia. A inauguração contou com a presença da prefeita Michelle Ribeiro, do vice-prefeito Paulinho Patriota, da ex-prefeita Dalva Lucena, do deputado estadual Fábio Ramalho, além de secretários municipais, vereadores e lideranças da comunidade.

A notícia foi recebida com muita alegria pelos moradores, que agora passam a contar com um atendimento mais próximo e acessível, fortalecendo a rede de atenção básica à saúde no município.

Ir para o conteúdo