Vacinação contra a gripe começa com idosos e profissionais da saúde em Lagoa Seca

Começou nesta segunda-feira (23) a campanha nacional contra a gripe em Lagoa Seca. Estão sendo vacinados, primeiramente, idosos e os trabalhadores de saúde que atuam na linha de frente do atendimento à população. Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana e rural estarão atendendo de 8h as 15h. Já a Policlínica Manoel Jácome até as 17h.

Vacinação a domicílio

Idosos que não puderem comparecer aos postos de saúde vão receber a vacina em casa. A ação está sendo controlada por agentes comunitários de saúde, que serão encarregados de agendar cada idoso enfermo no período de cobertura vacinal.

De acordo com o Secretaria de Saúde, a priorização dos idosos nessa primeira etapa, mesmo diante da não eficácia da vacina da Influenza contra o coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid-19. Além disso, a pasta considera os estudos e dados que apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos.

Imagem/Equipes de profissionais da saúde de saída para a vacinação a domicilio em Lagoa Seca na manhã desta segunda-feira, 23.

Segunda e terceira fase da campanha

2ª fase- a partir de 16/04: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

3ª fase- a partir de 09/05: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, adolescentes e jovens do sistema socioeducativo, presos, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.

A vacina contra Influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde. Outras informações podem ser tiradas através das linhas telefônicas: 3366-1436 ou 3366-2288.

OS SERVIÇOS DE SAÚDE CONTINUAM FUNCIONANDO PARA URGÊNCIAS! ⚠️

Apesar do avanço do COVID-19 e com isolamento social decretado pelo prefeito, alguns serviços irão continuar funcionando para atender as demandas de urgências.

O Centro de Assistência Psicossocial (CAPs) e  o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) continuarão funcionando para atender demandas urgentes, e passando orientações para os usuários e famílias.

A Policlínica Manoel Jácome estará com o setor de imunização e a farmácia básica funcionando.

Todos os serviços estarão  seguindo as recomendações do Ministério da Saúde (OMS) para evitar propagação do Coronavírus.

#TodosContraOCOVID-19
#LagoaSeca
#CidadeQueCresce

URGENTE: Secretaria de Saúde confirma 2 casos suspeitos de coronavírus e prefeito decreta fechamento do comércio em Lagoa Seca

Na manhã deste sábado, a Secretaria de Saúde de Lagoa Seca confirmou a existência de pelo menos dois casos suspeitos de contaminação pelo Covid-19. Um dos casos é na zona urbana – um homem que viajou para o Rio de Janeiro recentemente e o outro, de uma agricultora, de 60 anos, que também apresentou o quadro febril e deficiência respiratória desde a tarde de ontem.

Por conta da situação preocupante e levando em consideração o fato de que a população não tem atendido, de forma eficiente, a orientação de permanecer em suas casas, o prefeito Fábio Ramalho decretou situação de emergência e determinou o fechamento de áreas públicas de lazer (como campo de futebol e praças) e também, o fechamento de todo comércio local.

Só permanecerão funcionando serviços considerados essenciais como supermercados, farmácias e postos de combustíveis.
Restaurantes e lanchonetes poderão funcionar apenas com o serviço de entregas (delivery), não será permitida a aglomeração de clientes.
Bares e espetinhos também deverão permanecer de portas fechadas. A medida começa a valer a partir deste domingo (22) e vale por 15 dias.

A polícia e as autoridades sanitárias estarão cuidando da fiscalização do cumprimento do decreto. Equipes de saúde estão de plantão para atender as demandas que por ventura venham aparecer.

A Secretária de Saúde disponibilizou os telefones (83) 3366-1990 (Hospital Municipal) e (83) 3366-1436 (Vigilância Sanitária), em regime de plantão 24 horas para tirar dúvidas da população.

É importante o isolamento, principalmente das pessoas idosas, crianças e pacientes crônicos. Esses possuem uma baixa imunidade e mais riscos de, ao serem contaminados, terem um quadro de saúde agravado.

Campanha de vacinação contra a gripe começa segunda-feira em Lagoa Seca

A campanha nacional de vacinação contra a gripe (Influenza) será antecipada neste ano por causa da pandemia do coronavírus. A imunização, que costuma ser feita em abril, vai começar próxima segunda-feira (23) em Lagoa Seca, e termina no mês seguinte. O “Dia D” será 9 de maio. Neste ano, serão incluídos nos grupos prioritários adultos de 55 a 59 anos.

Danielle Medeiros, coordenadora de imunização do município, alerta que a vacina contra a gripe não imuniza a população contra o coronavírus, mas é uma estratégia do governo federal para ajudar no diagnóstico da Covid-19, porque os sintomas das duas doenças são parecidos.

As etapas da campanha serão:

1ª fase- a partir de 23/03: idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde ativos;

2ª fase- a partir de 16/04: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

3ª fase- a partir de 09/05: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, adolescentes e jovens do sistema socioeducativo, presos, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.

Ainda de acordo com Daniele, mesmo a cobertura vacinal atingindo outros grupos prioritários nesta edição, o preferencial são os idosos e profissionais da saúde atuantes, os quais estão mais vulneráveis ao vírus. Idosos que não puderem comparecer por falta de locomoção serão vacinados em casa.

Em tempo de coronavírus, a recomendação é ficar em casa

Embora a gripe seja causada por um vírus diferente (Influenza), o objetivo da antecipação da campanha é evitar aumento de doenças respiratórias e sobrecarrega do sistema de saúde.

A Secretaria de Saúde reforça que os lagoassequenses não saiam de casa nem se aglomerem em encontros, espaços públicos e até mesmo nas unidades de atendimento – só em casos de extrema necessidade. Duas linhas telefônicas estão disponíveis para tirar dúvidas da população (3366-1436) e (3366-1990).

Transmissão

A gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e é transmitida pelas secreções respiratórias, a partir de tosse ou espirros, e pode sobreviver algumas horas em diversas superfícies.

Os sintomas são febre alta, calafrios, tosse (que pode ser seca ou com expectoração), dor de cabeça, dor de garganta, cansaço, dor muscular e coriza.

Prevenção

  • Higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel, principalmente depois de tossir ou espirrar, depois de usar o banheiro, antes das refeições, e antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz;

  • Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimão, bancos, maçanetas etc);

  • Evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas;

  • Manter os ambientes ventilados e arejados;

  • Limpar com álcool superfícies e objetos que entram em contato frequente com as mãos, como mesas, teclados, maçanetas e corrimãos;

  • Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e demais objetos de uso pessoal;

  • Manter hábitos de alimentação saudáveis, com ingestão de líquidos e realização de atividades físicas.

Coronavírus: academias estão com atividades suspensas em Lagoa Seca

A partir desta sexta-feira, academias estão com suas atividades suspensas pelos próximos quinze dias, é o que resultou um acordo legal entre a prefeitura e donos de academias em Lagoa Seca. Ontem, em reunião, o prefeito Fábio Ramalho e o secretário de Saúde, Iran Barbosa, fizeram recomendações aos proprietários dos estabelecimentos para que juntos combatessem a proliferação da Covid-19 (doença do novo coronavírus).

A preocupação do prefeito diante do vírus é resultante dos espaços reunirem grande número de pessoas além de conterem máquinas de exercícios físicos que podem aumentar riscos de contaminação. Depois do prazo estabelecido em acordo, a medida pode ser prorrogada por mais quinze dias. As coordenadoras da Vigilância Epidemiológica do município (Regina Carvalho) e Atenção Primária (Michelle Ribeiro) participaram da reunião.

A medida também vale para os locais públicos que concentram grande número de lagoassequenses, como praças e academias populares que estão sob administração da prefeitura, instaladas no Centro – próximo ao Mercado Público – e no Loteamento Ipuarana.

O Departamento de Esportes também notificou que O Estádio Municipal O Titão estará fechado para jogos ou qualquer tipo evento no local. A ordem vale até o dia 3 do mês que vem.

Outras providências foram adotas pelo prefeito Fábio Ramalho nesta semana, como a suspensão quinzenal das aulas da rede municipal de ensino e atividades grupais que são realizadas na cidade – aulas de ritmos e serviços prestados aos idosos (grupo de risco do coronavírus).

Subiu de 80 para 138 o número de casos suspeitos de Covid-19 na Paraíba, doença provocada pelo novo coronavírus. A atualização foi divulgada na noite desta quinta-feira pela Secretaria de Estado da Saúde.

Aulas da rede municipal de ensino estão suspensas a partir desta quinta em Lagoa Seca

A Prefeitura de Lagoa Seca anunciou, nesta quarta-feira (18), a suspensão das aulas na rede municipal de ensino. As atividades nas unidades ficarão suspensas por quinze dias a partir desta quinta-feira (19). A medida foi tomada para previnir a possibilidade de infecção pelo novo coronavírus, causador da Covid-19.

A Secretaria de Saúde disponibilizará a linha telefônica (3366-1436) para atender e orientar a população diante de dúvidas do novo vírus ou de casos com sintomas gripais. Postos de saúde além do hospital municipal e da Policlínica Manoel Jácome estarão atendendo, preferencialmente, as demandas de urgência e emergência. A recomendação da pasta é que as pessoas evitem superlotar as unidades de atendimento, não criando pânico e aglomerações.

No decreto, o prefeito Fábio Ramalho determina que ficarão suspensas por quinze dias as atividades referentes à fisioterapia, odontologia e educação física. Já quem é atendido pelo fisioterapeuta em casa o serviço vai continuar normalmente.

Atividades da Secretaria de Assistência Social, como aulas de danças e grupos de idosos, também entram na lista de suspensão por quinze dias.

Lanchonetes, bares e restaurantes deverão adotar medidas de prevenção para conter a disseminação do Covid-19, conforme o decreto.

A Paraíba notificou mais 16 casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19) no estado, conforme informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgadas nesta terça-feira (17). Com isso, até o momento, são 64 notificações, sendo que mais um caso foi descartado. O balanço tem os seguintes destaques:

  • Nenhum caso confirmado
  • 48 casos suspeitos
  • 16 casos descartados

 

Com paralisação nesta quarta, saiba o que funciona nos serviços públicos em Lagoa Seca

A Prefeitura de Lagoa Seca anunciou por meio de um decreto a adesão à paralisação nacional marcada para esta quarta-feira (18). Entre as reivindicações apresentadas na pauta estão a luta pela educação, saúde, defesa dos serviços públicos e respeito à democracia. As aulas da rede municipal de ensino estão suspensas amanhã, mas a coleta de lixo permanece com a rota habitual.

Na área da saúde só funcionarão os serviços de urgência e emergência oferecidos pelo hospital municipal, segundo o comunicado da Secretaria de Saúde. A Policlínica Manoel Jácome e postos de saúde estarão de portas fechadas.

As pastas da Administração, Assistência Social, Cultura e Infraestrutura – que vai garantir a coleta de lixo – não terão expedientes e os atendimentos técnicos/administrativos estarão suspensos. A Agricultura informou que vai manter o calendário e atender os agricultores que já estavam inscritos para receber o serviço de corte de terra nesta quarta.

Até o fechamento desta matéria, o Departamento de Transportes aguardava um posicionamento dos reitores e diretores das instituições de ensino superior de Campina Grande sobre a greve de amanhã e se haveria suspensão das aulas por causa do coronavírus, para decidir, no entanto, se haverá ônibus à disposição dos estudantes. A reunião definitiva acontece na tarde desta terça-feira (17). Já quem depende de transporte para fazer algum tratamento de saúde em outra cidade ou Estado, as viagens estão mantidas.

Centrais sindicais orientam os manifestantes a não realizarem atos públicos devido a proliferação de casos do coronavírus no país. As atividades voltam à normalidade nesta quinta-feira em Lagoa Seca.

VEJA DECRETO:

 

IBGE oferece 26 vagas temporárias em Lagoa Seca para Censo 2020

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu inscrições dos processos seletivos simplificados para contratação de recenseador, agente censitário municipal (ACM) e agente censitário supervisor (ACS) para realização do Censo 2020. Em Lagoa Seca são 26 vagas somando os três cargos.

A oferta é de 22 oportunidades para a função de recenseador, 03 vagas para os cargos de agente censitário supervisor (ACS) e 01 vaga para agente censitário municipal (ACM). Os interessados devem consultar o edital e realizar a inscrição online, no site da Cebraspe, banca organizadora, até o dia 24 deste mês.

As taxas de inscrição – de R$ 35,80 para a prova de ACM e ACS, e de R$ 23,61 para recenseador – podem ser pagas em toda a rede bancária, pela internet e em casas lotéricas.

Os profissionais contratados temporariamente pelo IBGE também terão direito a férias e 13º salários proporcionais, de acordo com a legislação em vigor e conforme estabelecido em cada edital.

ACM e ACS

Somando os dois cargos, são 04 vagas previstas para Lagoa Seca. Está sendo ofertada 01 vaga para agente censitário municipal, com remuneração de R$ 2.100, enquanto que para agente censitário supervisor há 03 vagas, com remuneração R$ 1.700. O nível de escolaridade exigido para as duas funções é o ensino médio completo.

O agente censitário municipal será responsável por gerenciar o posto de coleta do Censo e estar à frente das ações administrativas e técnico-operacionais, como controlar os recursos humanos e materiais do local. Já o agente censitário supervisor terá a função de acompanhar, avaliar e orientar os recenseadores durante os trabalhos de campo.

As provas objetivas, de caráter classificatório e eliminatório, devem ser aplicadas no dia 17 de maio, com 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Raciocínio Lógico Quantitativo, 5 questões de Ética no Serviço Público, 15 questões de Noções de Administração e Situações Gerenciais e 20 questões de Conhecimentos Técnicos.

O resultado final está previsto para o dia 12 de junho e os contratos devem ser firmados no período de 15 a 19 do mesmo mês. A previsão é que as contratações durem cinco meses, podendo ser prorrogadas, desde que haja necessidade do trabalho e disponibilidade de recursos orçamentários.

Recenseador

O processo seletivo oferece 22 vagas de nível fundamental completo para recenseador. A remuneração é calculada por produção, com base no número de unidades visitadas, na taxa estabelecida para os setores censitários e números de questionários respondidos e de pessoas recenseadas.

A função não tem horário fixo e a expectativa é de que sejam dedicadas pelo menos 25 horas por semana ao trabalho, inclusive aos feriados e finais de semana.

A seleção é composta por prova objetiva, que deve ser aplicada no dia 24 de maio, com 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Matemática, 5 questões sobre Ética no Serviço Público e 25 questões de Conhecimentos Técnicos. Em seguida, ocorrerá a etapa de treinamento, de caráter eliminatório e classificatório, que terá duração de 5 dias, com carga horária de 8 horas diárias. Serão convocados para essa fase os classificados dentro do número de vagas para cada área.

O resultado final das provas deve ser divulgado no dia 3 de julho e a previsão é que os classificados sejam convocados para treinamento e contratação ainda no mesmo mês. A expectativa é que o contrato dure até três meses, podendo ser prorrogado, tendo em vista a necessidade de concluir as atividades do Censo Demográfico 2020 e a disponibilidade de recursos orçamentários.