Secretaria de Assistência Social realiza ações sociais na Vila Florestal nesta sexta-feira

A Secretaria de Assistência Social em parceria com as Secretarias de Saúde, Cultura, Educação e Agricultura irá realizar um dia de ações dedicado aos moradores da Vila Florestal nesta sexta-feira (17). A ação acontece na rua principal da comunidade, próxima à igreja evangélica Assembleia de Deus.

O momento será feito para beneficiar a população com a oferta de serviços gratuitos na área da saúde, com aferição de pressão e exame de glicemia; a pasta da educação irá oferecer contação de histórias e pinturas; a retirada de documentos, informações de como retirar RG,CPF e outros documentos importantes ao cidadão; corte de cabelo; emissão de currículo e recreação infantil serão serviços que a Secretaria de Assistência Social oferecerá aos moradores. Haverá também distribuição de mudas por parte da equipe que compõe a Secretaria de Agricultura do município.

Confira abaixo o cronograma das atividades desta sexta:

8h00 – Momento “Acorda Vila Florestal” e caminhada com a Banda Ypuarana
9h00 – Atividades Físicas com os moradores
9h30 – Oficina de sucos naturais
10h30 – Sorteios de brindes
11h30 – Dinâmicas e atividade musical
14h30 – Sorteio de brindes

Secretaria de Saúde apresenta relatório do 1º quadrimestre dos serviços prestados à população; só na Atenção Básica mais 12 mil pessoas foram atendidas

A Secretária de Saúde de Lagoa Seca realizou uma audiência pública, ontem, (09), na Câmara de Vereadores, onde foi apresentado o relatório de janeiro a abril de 2018. O documento é uma exposição dos serviços da pasta – através de dados estatísticos -, que aconteceram nos referidos meses.

Estiveram presentes no local representantes da Atenção Básica, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), da direção do hospital municipal, do posto de saúde Manoel Jácome, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), representantes das vigilâncias sanitária, ambiental e epidemiológica e demais agentes que atuam na pasta. O assessor de planejamento Assis Campos, da Secretaria de Saúde, apresentou o relatório com os números do documento.

DADOS DO HOSPITAL MUNICIPAL: no primeiro quadrimestre deste ano, o hospital municipal realizou procedimentos como: atendimento ambulatorial de urgência e emergência; exames laboratoriais; atendimento especializado em pediatria; exames especializados em ultrassonografia; realização de pequenas cirurgias; exames de eletrocardiograma; entre tantos outros. Cerca de 10.630 pessoas foram atendidas no primeiro quadrimestre.

– Atendimento de Urgência: 1.496
– Consulta médica em atenção especializada: 368
– Eletrocardiograma: 80
– Atendimento médico em unidade de pronto atendimento: 8.555
– Excisão de lesão e/ou sutura de ferimento na pele: 16
– Exerese tumor pele e anexos / cisto sebaceo/ lipoma: 115

DADOS DA ATENÇÃO BÁSICA: a atenção básica ou atenção primária em saúde é conhecida como a “porta de entrada” dos usuários nos sistemas de saúde. Ou seja, é o atendimento inicial. Seu objetivo é orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade. A atenção básica funciona, portanto, como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos. Foram atendidas 12.254 pessoas

– Consultas agendadas: 6.839
– Consultas agendadas programadas/cuidados: 1.553
– Demanda espontânea (atendimento de urgência): 13
– Demanda espontânea (consulta no dia): 3.820
– Demanda espontânea (escuta inicial/orientações): 29

DADOS DOS ATENDIMENTOS NO CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS (CEO): cirurgias de boca, tratamento de canal, diagnóstico de câncer de boca e próteses dentárias são alguns dos serviços oferecidos, totalizando um total de 3.265 atendimentos.

Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite acontece durante o mês de agosto em Lagoa Seca

O sarampo era considerado uma doença erradicada no Brasil desde 2016, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) identificou que o país estava há um ano sem registro de caso do vírus. Mas isso mudou neste ano: boletins recentes da entidade advertem que está em curso um surto da doença, altamente contagiosa e que pode levar à morte de crianças pequenas ou causar sequelas graves.

Ainda no mês de junho, o Ministério da Saúde também informou haver alto risco de retorno de poliomielite em 312 cidades brasileiras. A doença era considerada erradicada no continente desde 1994, após décadas provocando milhares de casos de paralisia infantil.

Neste cenário alarmante, a Prefeitura Municipal de Lagoa através da Secretaria de Saúde realizará de 06 a 31 de agosto a campanha de vacinação contra sarampo, poliomielite e multivacinação. O público-alvo para as vacinas de poliomielite e sarampo são crianças de 1 ano a menor de 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias). Já as crianças menores de 1 ano vão entrar na multivacinação, isto é, farão a atualização da caderneta de vacinação. A campanha visa vacinar 1.729 crianças em todo o município.

Segundo a coordenação de imunização do município, as vacinas estarão disponíveis em todos os postos de saúde, com horário de atendimento das 8h às 15h. Já no posto Manoel Jácome, que fica localizado próximo ao hospital municipal, o horário de vacinação será pela manhã funcionando das 7h às 11h, e à tarde, com inicio das 13h às 17h.

Como de costume, haverá o “Dia D”, que durante o calendário de vacinação tem o objetivo de atrair e vacinar com maior ênfase a população infantil. O “Dia D” acontece no dia 18 de agosto, e segundo a coordenação de imunização, apenas o posto Manoel Jácome atuará neste dia tendo como horário de vacinação o início a partir das 8h da manhã e o término às 17h. Os postos de saúde da zona rural funcionarão normalmente, das 8h às 12h.

Danielle Medeiros, que está à frente da campanha de vacinação, disse que num primeiro momento, as vacinas estendem-se apenas para as crianças do município
“Precisamos enfatizar o nosso público-alvo, que são as crianças. Depois do fim da campanha em questão, os adultos poderão, sim, durante a rotina angariar as vacinas. Aqueles que não têm a vacina contra a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) poderão, enfatizo, receber as doses durante os exames de rotina”, destacou Medeiros.

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa aguda, causada por um vírus que vive no intestino, denominado Poliovírus. Embora ocorra com maior frequência em crianças menores de quatro anos, também pode ocorrer em adultos. Uma pessoa pode transmitir diretamente para a outra. A transmissão do vírus da poliomielite se dá através da boca, com material contaminado com fezes (contato fecal-oral), o que é crítico quando as condições sanitárias e de higiene são inadequadas. Crianças mais novas, que ainda não adquiriram completamente hábitos de higiene, correm maior risco de contrair a doença.

O sarampo é uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus chamado Morbillivirus. A enfermidade é uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil em países sub-desenvolvidos. Seus sintomas incluem febre e manchas no corpo, e o tratamento é feito para atenuar estes sintomas.

A coordenação de imunização do município disponibilizou o calendário de vacinas deste ano, que são ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Acompanhe abaixo a lista de vacinas que o indivíduo deve receber ao longo da vida:

  • Ao nascer: BCG e Hepatite B
  • 2 meses: 1ª Pentavalente; 1ª VIP; 1ª Rotavírus e 1ª Pneumocócica
  • 3 meses: 1ª Meningocócica
  • 4 meses: 2ª Pentavalente; 2ª VIP; 2ª Rotavírus e 2ª Pneumocócica
  • 5 meses: 2ª Meningocócica
  • 6 meses: 3ª Pentavalente e 3ª VIP
  • 9 meses: Febre Amarela
  • 12 meses: Pneumocócica (REF); Meningocócica (REF) e Tríplice Viral
  • 15 meses: DTP (1º REF); VOP (1º REF); Tetra Viral e Hepatite A
  • 4 anos: DTP (2º REF); VOP (2º REF) e Varicela
  • 9 a 14 anos: HPV (meninas)
  • 11 a 14 anos: HPV (meninos)
  • 11 a 14 anos: Meningocócica e (REF ou dose única)
  • 20 a 49 anos: Tríplice Viral
  • Gestante: Hepatite B e dT/dTpa
  • 20 a 59 anos: Hepatite B, dT e Febre Amarela
  • Maior ou igual a 60 anos: Hepatite B e dT

Sport Campina deixa cidade natal e altera nome para Sport Lagoa Seca

De  Campina Grande para Lagoa Seca, o Sport Campina mudou e tem um novo endereço. Além de alterar o local da sede, a diretoria do clube também alterou o nome do time que a partir de agora se chama Sport Lagoa Seca. A diretoria do clube que participará da segunda divisão do Campeonato Paraibano justificou as mudanças por conta de uma parceria fechada com a prefeitura da cidade.

Além de carregar o nome da cidade vizinha de Campina Grande, o time terá como missão formar as crianças e adolescentes do município através do trabalho com o esporte. Segundo a diretoria do clube através da presidenta Khésia Suille, um centro de treinamento já está sendo construído. Khésia também relatou que o desejo de mudança é antigo.

– Nosso estabelecimento na cidade de Lagoa Seca já era um desejo antigo, mas que só veio se concretizar na atual gestão municipal. O Prefeito Fábio Ramalho nos abriu as portas da cidade e tem nos dado total apoio, sabendo que essa parceria irá gerar emprego e renda para o município – afirmou a presidente do clube, Khésia Suille.

O time terá uma sede fixa na cidade além do CT. Com a mudança o time que vai participar da segundona do Paraibano deverá mandar seus jogos no Estádio Municipal Francisco Luiz de Seca, mais conhecido como O Titão.

Lagoa Seca terá, pela primeira vez, um clube profissional que representará a cidade na competição estadual. O elenco profissional contará com jogadores locais e deve iniciar os trabalhos visando o campeonato no mês de agosto.

 

Texto:  GloboEsporte.com, Campina Grande

 

Prefeitura amplia Festa do Artesanato e confirma shows de Márcia Fellipe e Gabriel Diniz

“O que já estava bom, agora melhorou ainda mais” revelou, empolgado, o prefeito da cidade de Lagoa Seca, Fábio Ramalho da Silva, ao confirmar, nesta quarta-feira (25), a ampliação da edição da 2ª Festa do Artesanato que acontece de 28 de agosto à 02 de setembro.

O evento, que já teve sua programação musical anunciada no início do mês, foi ampliado e agora, contará com 4 dias de shows em praça publica e 6 dias de evento.

A principal novidade foi a confirmação do show de Gabriel Diniz, que se apresentará na sexta-feira, dia 31 de agosto.

Com a ampliação, Márcia Fellipe subirá ao palco em uma nova data, agora na quarta, dia 29 de agosto.

Com a nova da programação, também estão mantidas as apresentações da Rainha do Forró, Eliane e do vaqueiro Bob Léo Mercadoria.

Outra atração confirmada é o Padre Nilson Nunes, que promete ser a grande novidade do festival, proporcionando um momento único de fé e religiosidade.

Todas as apresentações serão gratuitas e acontecerão na estrutura montada na Praça Severino Cabral, no Centro de Lagoa Seca.

Para garantir a estrutura da festa, a segurança também já está garantida. Ao todo serão mais de 200 homens, entre policiais militares, civis, bombeiros e segurança privada que irão atuar diariamente na Festa do Artesanato. Todos os acessos para a área do evento terão entrada controlada com revista e detectores de metais e câmeras de segurança serão instaladas para garantir o monitoramento.

Além disso, outra grande novidade será a estrutura da Feira de Exposição de Artesanato. “Este ano, ampliamos o tamanho da feira. Serão 18 stands, praça de alimentação, palco pra apresentações culturais e visitas. Tudo gratuito” completou o prefeito Fábio Ramalho.

A expectativa é que mais de 80 mil pessoas participem do evento. “Estamos entusiasmados com a grande evolução do evento. Todos os esforços tem uma justificativa que é fomentar a cultura de nossa gente” declarou o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Lagoa Seca, Márcio Rangel Ferreira.

CONFIRA NOVA PROGRAMAÇÃO MUSICAL:

 

Selo Unicef realiza I Fórum sobre direitos das crianças e adolescentes em Lagoa Seca/PB

A secretaria de Assistência Social de Lagoa Seca/PB realiza o I Fórum edição 2017-2020, buscando criar um espaço de escuta e levantamento de propostas da sociedade civil para a elaboração do plano de ação pelos Direitos das crianças e adolescentes. A realização desse Fórum é um momento essencial para estruturar o percurso do município rumo ao Selo Unicef.
O Selo Unicef foi implementado pela primeira vez em 1999, no Ceará e é uma iniciativa que tem como objetivo contribuir com a redução das desigualdades e a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. Pretendendo impulsionar mudanças concretas em cada município que for implantado, relacionado com quatros dimensões de impacto: garantir políticas especializadas para crianças e adolescentes excluídos; garantir políticas sociais de qualidade para crianças e adolescentes vulneráveis; prevenir e desenvolver respostas às formas extremas de violência e promover o engajamento e participação dos cidadãos.
O I Fórum acontece na quinta-feira (26/07), a partir das 07h30min no salão Paroquial, e é aberto à população.

SEMAS divulga lista das últimas vagas para os cursos profissionalizantes que acontecerão no mês de agosto; inscrições acontecem até o dia 31 deste mês

A Secretaria de Assistência Social, através do Sistema Municipal de Emprego e Cidadania (SIMEC), e o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS), listou a relação das últimas vagas dos cursos de capacitação profissional oferecidos pela pasta. As aulas ocorrerão no mês de agosto, e cada curso pode variar de 1 mês a 3 meses de duração.
As inscrições estão sendo realizadas no prédio da Secretaria de Assistência Social, 1º andar, de segunda a sexta, no turno da manhã, das 8h às 11h30, e à tarde, das 13h30 às 17h. O prazo final das inscrições é até o dia 31 de julho. São requisitos para a inscrição: ter idade mínima de 14 anos e máxima de 24 anos; está matriculado (a) na escola ou já ter concluído o ensino médio; apresentar cadastro no CADÚNICO, com o respectivo número do NIS; cópias de RG, CPF ou certidão de nascimento, e comprovante de residência.

Confira abaixo os cursos ofertados e suas vagas restantes:

– Atendimento ao Cliente: 8 vagas
– Preparando-se para o Mercado de Trabalho: 2 vagas
– Informática (turno da manhã): 30 vagas
– Informática (turno da tarde): 14 vagas
– Primeiros Socorros: 1 vaga

Para maiores informações, entrar em contato com o telefone: (83) 3366-1998

Artesãs comemoram os resultados dos primeiros meses de funcionamento do salão de artesanato, no Centro de Lagoa Seca

Desde a reabertura do salão de artesanato, em abril deste ano, os trabalhos de mais de 50 artesãos puderam ser valorizados, isto porque, o prédio ganhou nova pintura, todo o teto foi reposto, melhorias na parte elétrica, novas portas – incluindo as portas de vidro –, ar condicionado, móveis novos e revestimento no piso. Os artesãos já puderam sentir uma grande diferença no que diz respeito às exposições e comercializações dos seus produtos. Da reabertura, até o início deste mês, quase 150 peças foram vendidas. Uma saída de 30 a 50 produtos artesanais mensalmente.

A artesã Gracilene Farias, que trabalha desde os seus 14 anos com peças de crochê e ponto cruz, conta que as encomendas dos produtos aumentaram diante do novo espaço físico.
“Estou feliz pela nova cara que o nosso salão trouxe para a cidade de Lagoa Seca. Com um espaço climatizado e atrativo, as nossas peças estão tendo uma saída maior. Além disso, estou super ansiosa com a Festa do Artesanato que ocorrerá novamente este ano. Participei no ano passado e este ano quero trazer inovações com os meus produtos de crochê e ponto cruz”, comentou a artesã.

Lourdes Acioli, que só mora há 06 meses na cidade de Lagoa Seca, disse que tomou conhecimento da Festa do Artesanato em uma transmissão ao vivo na página da prefeitura no Facebook
“Ano passado eu estava morando em São Paulo. Daí, a minha irmã que já morava aqui em Lagoa Seca pediu que eu acompanhasse a festa pela página da prefeitura na rede social. Fiquei encantada com a possibilidade de voltar para a Paraíba e trabalhar com aquilo que mais amo. Então, quando houve a reabertura do salão, eu vim e fiz o meu cadastro de associada. Aqui, nós temos um espaço organizado e uma equipe que trabalha em prol uma da outra. Cada uma se ajuda, e assim, fazemos a diferença na nossa cidade”, disse.

Perguntada sobre a expectativa da Festa do Artesanato, Lourdes falou que procura trazer novidades para o evento deste ano
“Eu e as demais colegas que aqui estão, nos planejamos e procuramos vir a cada dia com uma peça nova, diferente, mais atrativa. No que diz respeito à Festa do Artesanato deste ano, eu quero inovar com peças endurecidas de crochê. Eu percebi que este tipo de peça não se vê muito por aqui, então, quero ser uma iniciadora dos trabalhos com o crochê endurecido, onde podemos ter jarros, cestas e muito mais”, comentou.

A também artesã Zélia Oliveira, disse que a reabertura trouxe um conforto para todos os artesãos. Ela e tantos outros tinham que sair nas casas vendendo as suas peças por uma falta de local fixo para poder comercializar os produtos
“Eu saía de sol em sol vendendo as minhas peças. Eu gostava porque amo o que faço, mas sempre sonhei com um local fixo onde pudéssemos expor e comercializar os nossos produtos. Quando eu soube que o salão ia ser reaberto, saltei de felicidade. Hoje tenho tranquilidade na minha vida, pois cuido da minha casa sossegada e sei que as minhas peças de artesanato têm um local para serem vendidas. Não vejo a hora de chegar a festa deste ano. Vou trazer novidades, mas será surpresa”, comentou entre risadas uma das artesãs mais conhecidas da cidade.

A Festa do Artesanato acontece de 29 de agosto a 01 de setembro, em Lagoa Seca. Solteirões do Forró, Eliane, Márcia Fellipe e tantos outros artistas prometem animar as noites culturais e festivas da cidade.
O Salão de Artesanato fica localizado na Rua Cícero Faustino da Silva – Centro, e tem expediente de segunda a sábado, das 8h até as 11h da manhã, e no horário da tarde, das 13h às 17h.