PREVENÇÃO: Saúde de Lagoa Seca capacita profissionais para identificar e atender corretamente pacientes com depressão e ansiedade

‘Transtornos de ansiedade e depressão’ foi o tema de capacitação que os profissionais da saúde receberam nesta quarta (12). O encontro que aconteceu no Salão Paroquial contou com a presença de psicólogos, médicos e enfermeiros que fazem parte da atenção básica do município.

“Os casos de depressão e ansiedade que chegam nas unidades de saúde, dependendo do caso, podem ser tratados com supervisão médica. É por isso que estamos capacitando e ajudando na formação de médicos e enfermeiros que aqui estão”, disse Michelle Ribeiro, coordenadora da Atenção Básica do município.

A médica psiquiatra Isabelly Monteiro foi quem conduziu as temáticas aos participantes do encontro.
Em sua apresentação, a profissional apresentou casos clínicos de depressão e ansiedade, orientou em como tratar certos diagnósticos e manejos em cada caso específico. Isabelly também trocou experiências com os profissionais que trabalham com as patologias mentais.

Segundos dados da Organização Mundial de Saúde
(OMS), em 2017, houve em todo mundo, cerca de 322 milhões de pessoas com algum transtorno depressivo.
Um dado que equivale à população dos Estados Unidos. Já o número de ansiosos foi bem alto também, com cerca 264 milhões de pessoas em todo o mundo.

EM CLIMA DE NATAL: Secretaria de Educação de Lagoa Seca/PB realiza cantata natalina na tarde desta terça-feira

Na tarde desta terça-feira (11), o salão paroquial de Lagoa Seca/PB virou palco de apresentações natalinas realizadas por alunos das creches municipais. O evento foi organizado pela Secretaria de Educação em conjunto com as coordenações da Creche Alzira Coutinho, Creche Dejanira Almeida e a Creche Irmão Damião.

O momento contou com peças teatrais e cantata contando a história do natal. O objetivo principal do evento é valorizar ainda mais o espírito e a cultura natalina, oferecendo uma tarde de entretenimento paras os alunos das creches e seus familiares.

Além das apresentações, a ação serviu para mostrar as atividades desenvolvidas pelas creches, como conteúdos e atividades culturais incorporados no ensino didático.

2ª LOA planeja orçamentos para áreas da Agricultura, Saúde, Cultura e Infraestrutura de Lagoa Seca

Com objetivo de traçar orçamentos para a melhoria do setor público, a segunda audiência da Lei Orçamentária (LOA), como de praxe, aconteceu na Câmara Legislativa de Vereadores de Lagoa Seca. Na presente reunião, alguns secretários e representantes das principais pastas explanaram suas demandas no intuito de entrar no orçamento para o ano de 2019.

Na ocasião, foram discutidas as metas para Lei Orçamentária Anual (LOA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Plano Plurianual (PPA), sendo aberta para a participação da comunidade. A ação buscou ouvir e compreender as demandas trazidas pela população, possibilitando uma gestão melhor que poderá utilizar de forma correta e adequada o recurso público recebido.

Com a presença dos dirigentes das pastas, como Agricultura, Infraestrutura, Saúde e Cultura, os secretários puderam apresentar algumas situações emergentes e essenciais para o atendimento da população.

O secretario de Agricultura e Abastecimento, Moisés Júnior, elencou alguns dos serviços que a pasta desempenha e apresentou as demandas mais urgentes ligadas à área. Júnior ainda disse que, nos próximos dias, o serviço de piçarragem nas estradas iria ser retomado. “Dentro das condições e diretrizes para o orçamento, informamos que ainda neste ano o trabalho de piçarragem estará de volta atendendo às comunidades da zona rural, evitando assim que em dias de chuva certa localidade não fique mais ilhada, impossibilitando o tráfico dos moradores”, disse.

Outro secretário que esteve presente e apresentou os trabalhos feitos, bem como suas demandas para o orçamento do ano que vem, foi o responsável pela pasta da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, o secretário Márcio Rangel.
“Estamos constantemente ampliando as ações ligadas ao esporte e lazer. Só neste ano, temos apoiado dois atletas da cidade, para que eles possam participar dos campeonatos e onde se sentiam valorizados na sua própria modalidade esportiva. Não podemos esquecer do Campeonato Lagoassequense de Futebol. Investimento alto, mas que com garantia ao fomento do esporte na nossa cidade”, lembrou Rangel.

Em se tratando de demandas para a lei orçamentária do ano que vem, Márcio disse que espera otimista por ações que já estão sendo acompanhadas pela prefeitura. “Estamos fazendo muito, dentro das nossas condições orçamentárias. Pretendemos, em nome da pasta que estou à frente, construir mais academias populares, iniciar logo a reforma da praça e concretizar a também reforma do ginásio de esportes”, elucidou.

Para o promotor da cultura, o que está ajudando nos trabalhos são as emendas parlamentares que o prefeito Fábio Ramalho está conseguindo. “Sem as inúmeras viagens de Fábio a Brasília, muito do que temos aqui no município não seria concretizado. Isto porque, com o trabalho e a persistência do prefeito, temos as emedas conquistadas, que favorecem a população”, disse.

Com demandas ligadas à Saúde, O secretário Iran Barbosa, ressaltou a possibilidade da ampliação do hospital e da criação de novos UBSFs para a imigração dos que pertencem a lugares locados.

Representando a pasta da Infraestrutura, Marcelo Lopes destacou o trabalho da pasta tocante os calçamentos de ruas esquecidas pela gestão passada, e pediu que os trabalhos básicos de infraestrutura e saneamento básico pudessem estar presentes nos próximos orçamentos.

Diante das demandas apresentadas, as propostas serão analisadas junto ao orçamento para próximo ano, de acordo com os recursos, visando o bem estar da população e a melhoria nos recursos públicos.

NOVA DATA: II caminhada literária e reabertura do Ponto de Leitura acontecem nesta quinta-feira em Lagoa Seca

Nesta quinta-feira (13), acontece a caminhada literária e a reabertura do Ponto de Leitura Maria do Carmo Barbosa Silva, localizado na Rua João Francisco de Oliveira, no bairro Centro. O evento será realizado pela Secretaria de Educação de Lagoa Seca – PB e reúnem alunos das escolas Frei Manfredo, José Marques, Maria da Guia e da creche Alzira Coutinho.

A ação tem o objetivo de incentivar a leitura, principalmente desde a infância e, ampliar o hábito para outros ambientes além da escola, mostrando também para os adultos que eles podem e devem ler para as crianças ainda não alfabetizadas. Os alunos participantes estarão caracterizados de personagens da literatura infantil, segurando cartazes e faixas contendo mensagens de incentivo a pratica da leitura e distribuindo panfletos.

A caminhada seguirá pelas principais ruas da cidade e terminará no Ponto de Leitura, onde acontecerá a solenidade de reabertura. O Ponto de Leitura funcionará de segunda a sexta, das 07h às 11h e das 13h às 17h, e contará com uma equipe de seis pessoas, dentre elas: psicóloga, psicopedagoga, coordenadora, digitadora e pedagogas.

O atendimento será direcionado a alunos com deficiência, déficit de atenção ou qualquer problema de aprendizagem, que serão encaminhados pela coordenação das escolas. Haverá também atendimento aos professores do município. Além disso, o Ponto contará com um acervo literário aberto ao público com o objetivo de incentivar a leitura fora da escola, onde terão os seguintes gêneros: literatura infanto-juvenil, contos clássicos, pesquisa científica, literatura acadêmica, gêneros textuais, revistas diversas, entre outros.

De acordo com o prefeito de Lagoa Seca, Fábio Ramalho, o hábito da leitura é uma pratica saudável para crianças, jovens e adultos. “A leitura deve ser um hábito na vida de todas as pessoas, independentemente da idade. Sabemos que crianças precisam de exemplos e estímulos por parte dos adultos, então é importante que ações como esta ocorram, para falar sobre a importância da leitura e sobre a influência dos adultos em gerar nas crianças o gosto pela leitura, por isso convido todos a participar”, destacou.

Baile de formatura da UAMA é marcado com festa e homenagem aos idosos de Lagoa Seca

Depois de dois anos de curso, a turma ‘Envelhecer com sabedoria’ culminou suas atividades com o baile de formatura, que aconteceu na noite desta quinta-feira (06). Os formandos fizeram parte da Universidade Aberta à Maturidade, a UAMA.

Com coordenação da UAMA e apoio da Prefeitura de Lagoa Seca, os idosos passaram por quatro semestres durante o curso, numa proposta educativa com atividades educacionais, sociais, culturais e de convívio, favorecendo a melhoria na qualidade de vida.

Na noite de gala, os concluintes estiveram ao lado de familiares e amigos, que prestigiaram a festa de conclusão de curso de 32 alunos.

Logo no início da solenidade, os formandos eram chamados para o centro do salão de festas, onde foram recebidos pelos padrinhos ou madrinhas. Na ocasião, houveram duas valsas para simbolizar o ato da formatura.

O prefeito Fábio Ramalho esteve prestigiando o evento. No seu discurso, o gestor comentou que a terceira idade estava sendo prestigiada com ações e melhorias no bem-estar individual. “Vocês são a força e motivação para os mais jovens. Ninguém aqui é velho, velha, mas vividos e cheios de experiências. Esperamos que vocês tenham aprendido com a UAMA, e que saibam que o nosso papel é trazer ações de qualidade e bem-estar individual”, enfatizou o prefeito.

Representando toda a turma, a oradora Expedita Medeiros fez um discurso agradecendo a amizade dos companheiros. A formanda também cantou e animou todos os presentes no salão.

O professor e coordenador da UAMA, Manoel Freire, parabenizou a turma concluinte e espera que os novos formandos continuem pondo em prática aquilo que aprenderam em sala de aula.

A animação do baile ficou por conta do cantor Adriano Ezequiel.

Atualmente a Universidade Aberta à Maturidade, com o curso de Educação para o Envelhecimento Humano, funciona nos Campus I (Campina Grande), II (Lagoa Seca) e III (Guarabira) da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB.

Ainda segundo a Secretaria de Assistência Social, nos próximos meses será divulgado o calendário de matrículas para os idosos que quiseram participar da UAMA, ano 2019.

Prefeitura de Lagoa Seca e UEPB realizam Colação de Grau da UAMA

A manhã desta quarta-feira (5) foi de emoção e congraçamento para os 32 alunos da turma 2018 da Universidade Aberta à Maturidade (UAMA), campus Lagoa Seca, que participaram da solenidade de Colação de Grau promovida pela Prefeitura de Lagoa Seca e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

A cerimônia aconteceu no auditório do Convento Ipuarana. Amigos e familiares dos formandos também prestigiaram o evento.

Coordenador geral da UAMA, o professor Manoel Freire de Oliveira Neto destacou que a Universidade Aberta à Maturidade possibilita grande enriquecimento de vida, graças as experiências trocadas, além do companheirismo e da ajuda mútua durante o curso. “Cada turma concluinte deixa uma saudade, mas também uma alegria alimentada pelas transformações que UAMA propicia na vida dos idosos que fizeram parte desse projeto”, salientou.

Ao final da solenidade, o professor Manoel Freire fez a entrega do certificado de conclusão do curso aos concluintes. A formanda Maria dos Anjos recebeu o certificado em nome dos seus colegas.

Continua aberto o credenciamento para profissionais especializados em saúde pública atuarem em Lagoa Seca

Desde o dia 7 de novembro estão abertas as inscrições para o credenciamento de profissionais de serviços especializados na área de saúde pública atuarem em Lagoa Seca. Estão disponíveis oito especialidades para compor uma quantidade de 96 atendimentos ao ano, com plantão de 12 horas. Pessoas físicas e/ou jurídicas poderão pleitear as vagas.

As vagas oferecidas tem o intuito de receber profissionais médicos, com comprovação de experiência mínima de seis meses de atuação, para o atendimento ambulatorial e especialidades, de forma complementar, em regime de plantões, junto ao Hospital Municipal e das Unidades da Saúde Básica da Família no município.

Serviços credenciados:

Agentes da área de cardiologia, ortopedia, pediatria, neurologia, dermatologia, psiquiatria, médico do trabalho e médico perito terão um regime de plantão de 12 horas, sendo dois plantões por semana.

Os Profissionais na área de medicina acima descritos deverão atuar em regime de plantões, conforme escalas definidas pela Secretaria de Saúde.

O processo de credenciamento estará permanentemente disponível a todos os interessados, onde a documentação e formulário para as inscrições estarão disponíveis no link:

http://lagoaseca.pb.gov.br/po…/documentos/edital-de-chamada/

Para maiores informações, procurar a Comissão Permanente de Licitação situada na Rua Cícero Faustino da Silva, 645 – Centro, Lagoa Seca – PB, pessoalmente ou pelo telefone n° (83) 3366-1991, das 08h às 13 horas, de segunda- feira a sexta-feira.

Políticas de atendimento e proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente são temas de conferência em Lagoa Seca

Acontece amanhã, no Salão Paroquial, a I Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Lagoa Seca. O encontro vai debater ações e controle de políticas de atendimento aos direitos da criança e do adolescente do município.

O órgão responsável pela conferência é o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Lagoa Seca (CMDCA), órgão ligado à Secretaria de Assistência Social.

Membros do Conselho:

O conselho é composto por dez membros titulares e seus respectivos suplentes, sendo cinco representantes do Poder Executivo Municipal e os demais são das entidades sociais.

Programação da Conferência:

7h30 – Credenciamento / Acolhimento
8h30 – Abertura da I Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
9h05 – Apresentação Cultural
9h25 – Apresentação do tema central
9h55 – Debates através de mesa redonda
10h45 – Grupos de trabalho (Gt’s)
11h25 – Apresentação Cultural
11h40 – Compartilhando: apresentações dos principais pontos discutidos em cada GT.
12h05 – Eleições dos delegados dos conselho
12h25 – Encerramento