Prefeitura de Lagoa Seca assina convênio com SESC e SENAC

A tarde desta segunda (18) foi marcada com a solenidade de assinatura de convênio entre a Prefeitura de Lagoa Seca, o Serviço Social do Comércio (SESC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). O evento aconteceu na praça matriz e contou com a presença do prefeito Fábio Ramalho, do diretor presidente do SESC/PB Marconi Medeiros, do Deputado Federal Pedro Cunha Lima, demais autoridades e toda a população local.

Antes da cerimônia inicial, a população desfrutou dos serviços gratuitos que estavam sendo oferecidos, dentre eles: exame de mamografia e citológico, orientações para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, aferição da pressão arterial, vacinação contra hepatite e gripe, orientações sobre a prevenção da saúde bucal, orientações sobre alimentação saudável, orientações sobre epidemias e distribuição de piabas, oficina de gastronomia, degustação de suco produzido com aproveitamento integral de alimentos pelo programa Banco de Alimentos Mesa Brasil, atividades culturais e de lazer, corte de cabelo, massagem quick e entre outros serviços. As apresentações culturais ficaram por conta do Grupo Folclórico do SESC Paraíba e com as crianças do projeto SESC Música na Comunidade.

Em seu discurso inicial, Marconi Medeiros ressaltou a importância da parceria entre as instituições, e disse que a população poderia aguardar novas futuros trabalhos em prol dos munícipes “Futuramente, nós iremos trazer outras unidades móveis como estas que estão aqui na praça. Serviços de odontologia, aulas de informática e entre outras ações, serão alguns dos projetos que o SESC irá colaborar para os cidadãos desta cidade” comentou. O ápice do evento foi a assinatura oficial de convênio entre a Prefeitura de Lagoa Seca e o SESC/PB, garantindo assim um acordo formal e a parceria futura entre as instituições.

Até o mês que vem, a unidade móvel do SESC Saúde Mulher estará no centro da cidade oferecendo exame de mamografia e citológico. A unidade do BIBLIOSESC volante também ficará dispondo de ações educativas para crianças e adolescentes. Pelo SENAC, a carreta escola de gastronomia já conta também com formações para o mercado de trabalho com cursos de capacitação profissional.

“Vamos continuar buscando parcerias que possam ajudar principalmente as pessoas que mais precisam. Esse é o compromisso deste governo” declarou o prefeito Fábio Ramalho da Silva.

 

MAIS QUALIDADE DE VIDA: moradores da Barragem comemoram obra de saneamento básico na comunidade

“As pessoas daqui viviam abandonadas, no meio do lixo e dos insetos.” A frase é dona Maria do Carmo (74), uma das moradoras mais antigas da comunidade Barragem no bairro Bela Vista, que confirma a melhoria na qualidade de vida das pessoas após a conclusão das obras de saneamento básico no local.
A Prefeitura de Lagoa Seca, através da Secretaria de Infraestrutura, concluiu as obras que facilitam o acesso dos moradores e pôs um fim aos problemas de alagamento durante o período chuvoso.
“Tempos atrás, as casas ficavam alagadas. Nós só temos o que comemorar. Muitos prometeram, mas só esse prefeito teve coragem e compromisso de fazer” enfatizou a moradora Maria do Carmo.

VIAS ABERTAS: obras de saneamento básico deixarão bairro do Morro 100% pavimentado em Lagoa Seca

Nos próximos meses, o bairro do Morro, em Lagoa Seca, será o primeiro a ficar 100% pavimentado. A confirmação foi feita pelo próprio prefeito Fábio Ramalho. Segundo o gestor, a prefeitura já realizou o processo licitatório para a escolha da empresa que irá executar a obra e agora, aguarda até o dia 30 de junho para que a Caixa Econômica Federal libere os recursos. Com isso, todas as ruas do bairro receberão rede de esgotos e pavimentação.
A obra irá proporcionar conforto à população, melhorar condições de limpeza, contribuindo para a saúde pública, e proporcionar níveis satisfatórios de segurança, velocidade e economia no transporte de pessoas e mercadorias através da pavimentação de vias públicas urbanas.

Vale lembrar que o trabalho de pavimentação no bairro do Morro foi iniciado ainda no ano passado, quando também em parceria com a Caixa Econômica, a Prefeitura de Lagoa Seca já havia pavimentado 5 outras ruas. “Será um momento histórico para os moradores do Morro, principalmente para quem reside no entorno da Creche Alzira Coutinho que sempre vinham sofrendo com a falta de pavimentação e esgotamento sanitário. Vale lembrar que os recursos para a instalação das redes de esgoto são todos próprios da prefeitura. Fruto de nossa economia e responsabilidade com os recursos públicos” comentou o prefeito.

Para concluir todo o bairro, a Prefeitura de Lagoa Seca vai investir dos recursos próprios mais de R$ 97 mil que são destinados a implantação da rede de esgotos e uma outra rua que ficou fora do projeto definido com o Governo Federal.
Ao todo, somente nesta segunda fase, serão investidos mais de R$ 412 mil. Recursos que irão beneficiar diretamente mais de 700 famílias.

MAIS CONHECIMENTO: SESC oferece empréstimos de livros através de biblioteca volante em Lagoa Seca

Graças à parceria com a Prefeitura de Lagoa Seca, o Serviço Social do Comércio (SESC), está com uma biblioteca móvel na praça da matriz. O intuito é fomentar a leitura através do empréstimo gratuito de livros para toda a população. O leitor poderá ter concessão de oito dias, sendo necessário realizar um cadastro na própria biblioteca com a identidade e algum comprovante de residência.
O acervo literário conta com o gênero romance, biografia, gibis e muito mais. Quem visitar a biblioteca também participará de rodas de leituras, contação de histórias e diálogos com os demais participantes. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 9h da manhã até às 15h da tarde.

INVESTIMENTO: Prefeitura de Lagoa Seca promove melhorias na estrutura do Estádio Municipal O Titão

Pensando no bem-estar coletivo e social no que se refere às atividades esportivas da cidade, a Prefeitura de Lagoa Seca, através do Departamento de Esportes, está obras de reparos no estádio municipal ‘O Titão’. A praça esportiva, desde o início de junho, está passando por ações para beneficiar clubes, rachas e toda a população que usa o espaço para a prática esportiva.
A reforma conta com a instalação de mais dois banheiros públicos, pinturas nas paredes, reformas e coberturas nos bancos de reservas, melhorias de acesso para os usuários, inclusive para deficientes físicos, e melhoramento no gramado. Além das instalações de redes de proteção, para evitar que as bolas de futebol caiam fora do estádio.
Por conta das obras de melhorias, algumas atividades estão suspensas momentaneamente como os campeonatos de futebol. Segundo o diretor adjunto de esportes Júlio Cesar Barbosa, assim que tudo estiver normalizado, o departamento notificará a população a volta da sua utilização e os novos serviços que serão oferecidos. “Estamos trabalhando de forma acelerada para que o trabalho seja logo concluído e os esportistas voltem a usar o estádio. São serviços importante e também necessários que estão sendo feitos” comentou.

SESC e Secretaria de Saúde iniciam mutirão de exames de mamografia e citológico em Lagoa Seca

A unidade móvel SESC Saúde Mulher já começou, nesta segunda (11), a realizar os exames gratuitos de mamografia e citológico. A iniciativa é uma parceria que envolve a Secretaria de Saúde e o SESC.
Hoje pela manhã, a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) recebeu as pacientes. Na acolhida inicial, o educador físico Henrique Almeida ressaltou a importância da prevenção para uma saúde de qualidade alinhada à prática de exercícios.
Para fazer o procedimento de mamografia, a faixa etária necessária será de 50 a 69 anos, e para o exame citológico, a idade deve ser dos 25 aos 64 anos.
As interessadas devem se dirigir à unidade de saúde mais próxima de sua residência para realizar o agendamento do exame, portando cópias do RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência.

Vera Correia é umas das mulheres que, pela primeira vez, fez os dois exames oferecidos pela ação. “Ao saber da possibilidade dos exames que estão sendo prestados, eu fiquei muito feliz. Será a primeira vez na minha vida que farei o exame da mamografia e citológico. Estou ansiosa, mas otimista com o resultado. Achei muito importante tal iniciativa”, enfatizou.

A unidade móvel está instalada na Praça Severino Cabral (Igreja Matriz), onde serão realizados os exames, no turno da manhã (a partir das 8h) e à tarde (a partir das 13h). Os exames serão oferecidos até o dia 13 de julho. Durante todo o período de atendimento, cerca de 80 mulheres farão os exames todos os dias.

MAIS SAÚDE: SESC e Secretaria de Saúde promovem mutirão de exames gratuitos de mamografia e citológicos

Com intuito de promover cidadania e bem-estar na saúde da mulher, o Serviço Social do Comércio (SESC), em parceria com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Lagoa Seca, irá realizar exames de mamografia e citológicos. A unidade móvel SESC Saúde Mulher estará na cidade realizando as atividades no período de 11 a 27 de Junho. Para fazer o procedimento de mamografia, a faixa etária necessária será de 50 a 69 anos, e para o exame citológico, a idade deve ser dos 25 aos 64 anos.
As interessadas devem se dirigir à unidade de saúde mais próxima de sua residência para realizar o agendamento do exame, portando cópias do RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência.
A unidade móvel ficará instalada na Praça Severino Cabral (Igreja Matriz), onde serão realizados os exames, no turno da manhã (a partir das 8h) e à tarde (a partir das 13h).

Os atendimentos deverão obedecer as demandas de cada unidade de saúde:

Dia 11/06 – UBSF São José
Dia 12/06 – UBSF Bela Vista
Dia 13/06 – UBSF Inácia Leal
Dia 14/06 – UBSF Campinote
Dia 18/06 – UBSF Alvinho
Dia 19/06 – UBSF Pai Domingos
Dia 20/06 – UBSF Chã do Marinho
Dia 21/06 – UBSF Amaragí
Dia 25/06 – UBSF Floriano
Dia 26/06 – UBSF Monte Alegre
Dia 27/06- UBSF Vila Florestal (manhã)

Obra de esgotamento sanitário promete diminuir alagamentos no Centro de Lagoa Seca/PB

A Secretaria de Infraestrutura de Lagoa Seca está finalizando nesta quinta-feira (07) as ações de implementação da nova rede de escoamento de água em trecho da BR-104, nas proximidades do prédio da prefeitura. A obra teve início no dia 30 de maio, e foi feita de forma acelerada para conseguir liberar o tráfico de veículos que havia sido interditado, sendo direcionados para outra rota.
Há mais de 30 anos que a rede não era renovada, só sendo feitos pequenos reparos ao longo deste tempo, no entanto, após recentes chuvas do mês de maio e tendo como consequência o alagamento da pista, se fez necessário a iniciação dessa obra. Esta ação também busca atender às demandas apresentadas pelos moradores da área que foram atingidos pela força das águas.
De acordo com o secretário Ednaldo Pessoa, o trabalho irá diminuir os alagamentos no Centro da cidade. “Estamos buscando acabar com as pequenas enchentes que acontecem em período de grandes chuvas nessa região. E esse reparo irá oferecer melhores condições de vida aos lagoassequenses. Esse é um dos objetivos da atual gestão, ajudar a população que mais precisa”, explicou.