1ª edição da ‘Caminhada da Família’ acontece neste domingo no Alvinho

Serão esperadas quase 200 pessoas para a 1ª edição da ‘Caminhada da Família’, que acontece neste domingo (18), na comunidade do Alvinho, em Lagoa Seca.

Organizado pela escola José Gomes, o evento visa mobilizar a comunidade acerca da importância da parceria família – escola. A ação também quer homenagear os pais, data comemorada no último dia 11.

A concentração se inicia às 7h30 na praça do Alvinho, em seguida, o público fará o aquecimento corporal com um educador físico, depois, o percurso será feito até o “Barracão”. A estimativa é que a caminhada dure 1 hora.

No retorno, um café da manhã será servido aos participantes na praça central. Sorteios de acessórios masculinos para os pais e atividades coordenadas pela escola estão dentro da programação final.

O evento não requer inscrição e será totalmente gratuito.

Programa Empreender Paraíba oferece linha de crédito para empreendedores de Lagoa Seca

O Programa Empreender Paraíba abre, nesta segunda-feira (12), a partir das 14h, as inscrições para concessão de crédito destinadas aos empreendedores de Lagoa Seca. Serão 30 vagas disponíveis para os seguimentos ‘Pessoa Física’, ‘Juventude’ e ‘Profissional Liberal’.

As vagas são direcionadas aos empreendedores que desejam iniciar o seu próprio negócio ou a ampliação de um já existente. As inscrições serão feitas no site do Empreender Paraíba através do link empreender.pb.gov.br e podem ser realizadas por pessoas físicas maiores de 18 anos, legalmente emancipadas e que residam na Paraíba há pelo menos seis meses.

Os empreendedores que forem realizar o cadastro devem estar atentos à documentação exigida para cada linha de crédito oferecida ao município de Lagoa Seca. Os detalhes da documentação estão inseridos em edital no site do programa.

O agente de desenvolvimento do município, Welbert Barros, lotado na Sala do Empreendedor, com sede no prédio principal da prefeitura, está tirando as dúvidas dos interessados à linha de crédito. Para mais informações, entrar em contato com o número: (83) 3366 – 1991.

“É na diversidade da vida, que a gente encontra o que é importante”, diz psicólogo durante palestra para artesãs

Em um momento lúdico, descontraído e cheio de reflexões para as artesãs, na manhã desta sexta-feira (09), uma frase dita pelo psicólogo Kiever Jonny tocou o coração das participantes. “É na diversidade da vida, que a gente encontra o que é importante”, refletiu.

O encontro serviu para proporcionar melhorias na comunidade do artesanato, através da união e do diálogo.

Não podendo ser derrubados, balões foram enchidos e soltos no ar pelas artesãs, simbolizando o coletivo e a fraternidade.

Cartões com gravura de rosa foram entregues para serem coloridos. “As diferentes flores que aqui estão representam as nossas vidas. É preciso cultivar, para que todo o jardim floresça. E o jardim é toda a comunidade do artesanato”, explicou Kiever.

O encontro seguiu com muito bom humor e confraternização entre as participantes.

Salão de Artesanato

A partir da próxima semana o Salão de Artesanato, no Centro da cidade, voltará com o seu horário de funcionamento. Das 8h às 11h e das 13h às 17h, a exposição reúne centenas de peças produzidas pelas artesãs do município.

Campeonato Paraibano de Jiu-jitsu tem campeões de duas categorias de Lagoa Seca/PB

No último domingo (4), a equipe RPTeam com o apoio da Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer de Lagoa Seca, participou do Campeonato Paraibano de Jiu-jitsu, que aconteceu na capital paraibana, João Pessoa.

Dois atletas lagoassequenses conseguiram ser campeões nas suas categorias disputadas. O atleta Júnior Guimarães conquistou o primeiro lugar na categoria leve adulto e Charlyes Braw foi campeão na categoria meio pesado.

Câmara de Lagoa Seca promove homenagens aos artesãos na primeira sessão após recesso

A Câmara de Vereadores de Lagoa Seca homenageou as artesãs que trabalharam na Festa do Artesanato 2019. Em sessão ordinária nesta terça-feira (06), os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Casa, o vereador Fabiano Ramalho.

Depois de quase 40 dias de recesso, os vereadores voltaram às atividades hoje. A primeira pauta teve o destaque dos artesãos (e também artesãs) que expuseram e comercializaram suas peças na Feira do Artesanato.

A Casa de Napoleão Coutinho – que passa por reforma estrutural – não impediu de reunir as protagonistas da festa cultural, coordenadores do Festival Estadual do Artista Popular e a população que acompanhou de perto os discursos dos parlamentares.

O secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Márcio Rangel, e a coordenadora de artesanato, Lucicleide Nascimento, usaram a tribuna para agradecer os que trabalharam na festa deste ano e, em especial, à gestão Fábio Ramalho, que tem incentivado a cultura do artesanato na cidade.

Lucro da Feira do Artesanato

Um dos principais objetivos foi alcançado: fazer com que a Feira do Artesanato gerasse lucro para as artesãs. De acordo com o secretário, quase R$ 12 mil em peças foram vendidas durante os cinco dias de festa. Em comparação ao ano passado, o rendimento este ano teve um aumento de mais de 50% nas vendas.

Nenhum caso de violência é registado durante a Festa do Artesanato 2019

Uma logística inteiramente pensada e que deu certo. Desde o planejamento da Festa do Artesanato 2019, o prefeito Fábio Ramalho e o secretário de Cultura, Márcio Rangel, se preocuparam com a segurança, mobilidade e infraestrutura do Festival Estadual do Artista Popular.

Durante os 4 dias de shows à noite, não houve nenhum indício de violência em maior estado, afirma o comando do 10°Batalhão de Polícia Militar da Paraíba.

De acordo com a PM, mais de 60 policiais fizeram a ronda e a segurança da festa todas as noites. Os militares do Corpo de Bombeiros somaram mais de 20 homens. Já os civis, totalizaram quase 20.

As empresas privadas também tiveram uma participação enorme na promoção da segurança do público. Os mais de 40 agentes particulares atuaram nas três entradas da festa, dentro da praça e no camarote.

O uso da tecnologia na segurança da festa

Um investimento com grandes resultados marcou a terceira edição da Festa do Artesanato. A Central Integrada de Monitoramento, próxima à praça central, foi algo novo e implantado neste ano. 12 câmeras potentes e uma câmera Speed Dome – equipamento de qualidade com uma alta taxa de zoo em tempo real, com um giro de 360° – proporcionou segurança em tempos de avanço na tecnologia.

Graças ao trabalho da Central e do forte policiamento, dois suspeitos foram autuados comercializando drogas dentro da estrutura da festa. De imediato, ambos foram levados à delegacia de Polícia Civil, instalada a 300km da festa, e vão responder pelo caso.

Festa do Artesanato 2020

O prefeito Fábio Ramalho afirmou que a 4ª edição da Festa do Artesanato está garantida. Até lá, a Praça Severino Cabral vai estar de cara nova. O gestor apresentou, na noite deste sábado (03), um vídeo em 3D de como será o espaço depois da reforma. A previsão é que ainda neste mês os trabalhos sejam iniciados.

Última noite de shows artísticos da Festa do Artesanato de Lagoa Seca atrai grande público neste sábado

Após quatro dias de shows artísticos na Festa do Artesanato em Lagoa Seca, a programação é fechada neste sábado (3), com a presença de Adriano&Larissa, Kátia Cilene e Walkyria Santos.

Com o público recorde desta edição, o Festival do Artista Popular chega a sua reta final contando com a abertura feita pelo casal lagoassequense, Adriano&Larissa, que trouxe um repertório composto por músicas de grandes sucessos. A dupla, já conhecida pelo público local, agitou o início da noite e aqueceu os corações dos presentes.

A programação seguiu com a presença da pernambucana, Kátia Cilene, que cantou grandes sucessos do forró das antigas. A cantora e também atriz, envolveu o público com muito forró e com sua animação contagiante no palco.

Antes da última atração entrar no palco, o prefeito Fábio Ramalho junto com o secretário de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, Márcio Rangel, apresentaram o projeto da reforma da Praça Severino Cabral que será iniciado após finalização da festa da padroeira, ainda no mês de agosto.

A ocasião serviu também para homenagear os artesãos da cidade, principal motivo pela realização da festa, que tem como objetivo valorização de seus produtos/trabalhos. E por fim, foi anunciada a abertura do Campeonato Lagoassequense 2019, que está prevista para acontecer no dia 18 deste mês.

E para fechar a noite da melhor forma, a paraibana Walkyria Santos, subiu ao palco e cantou suas músicas agitando a galera. Essa é a segunda vez da cantora na Festa do Artesanato, ela participou da primeira edição e trouxe consigo, nas duas vezes, muitos fãs.

O encerramento oficial da festa acontece neste domingo (4), com atividades a partir das 14h. O dia contará com a Feira do Artesanato aberta das 14h às 22h, com trios de forró, apresentações culturais e missa de Ação de Graças.

Festa do Artesanato 2019 chega ao fim neste domingo

Segundo o ditado popular, o que é bom dura pouco. Mas Lagoa Seca já vai se preparando, ano que vem tem mais Festa do Artesanato. Enquanto isso, a cidade prestigiará os últimos minutos com muito forró e apresentações culturais que acontecem neste domingo (04).

No último dia de festival, a Feira do Artesanato abre normalmente às 14h e encerra sua exposição mais cedo, às 22h.

O palco principal não recebe mais atrações musicais, mas os festeiros não devem ficar tristes. A Arena Cultural será lugar para curtir o restinho da festa. O trio Batista do Forró comanda o show a partir das 14h. Já às 20h, Djair Pereira e Parceiros do Forró encerram as apresentações.

Em sinal de agradecimento por mais uma edição da Festa do Artesanato, os católicos poderão acompanhar um missa em Ação de Graças, que acontece na Igreja Matriz, às 19h.

Apresentações de quadrilhas, como a do Colégio Estadual Francisca Martiniano da Rocha e a do vereador Beto do Floriano, começam depois das 20h30.