De acordo com a Secretaria de Saúde, durante a campanha do Novembro Azul, o município realizou mais de 800 exames de PSA – teste feito a partir da coleta de amostras de sangue do paciente, utilizado como diagnóstico inicial para rastrear o câncer de próstata, condição muito comum e uma causa frequente de morte nos homens. Este é mais um resultado positivo no setor da saúde e reflete o compromisso da gestão municipal em oferecer serviços de qualidade para toda a população.

A prefeita Dalva Lucena esteve presente no último dia de ações e reforçou que durante todo o ano os exames estão disponíveis para os interessados. “No mês de novembro intensificamos esses serviços devido a campanha, mas durante todo o ano as equipes estão disponíveis para atender o público. Nós enquanto gestão estamos à disposição e custeamos tudo que for necessário para zelar pela saúde não só dos homens, mas de todo povo de Lagoa Seca”, comentou.

Nesta quarta-feira (29), a secretaria finalizou as atividades da campanha nas unidades de saúde do Juracy Palhano e Monte Alegre, com mais uma manhã de palestras sobre os cuidados com a saúde masculina e a prevenção do câncer de próstata. O tema foi abordado pela fisioterapeuta Eliete Colasso, que mediou o assunto no Juracy, e a nutricionista Demia Veiga, no Monte Alegre.

Para a secretária da pasta, Cristiane Cavalcanti, é uma alegria ver a quantidade de exames realizados e também a participação do público masculino na campanha. “Este ano foi notável a presença dos homens nas atividades do Novembro Azul. Hoje estamos encerrando as ações nas Unidades de Saúde e para nós fica o sentimento de gratidão por todo trabalho concluído”, falou.

Cristiane também informou que após o resultado do PSA, o setor promoverá um mutirão da saúde com os médicos das unidades para avaliar os exames e, se necessário, encaminhar os pacientes para os próximos procedimentos.

Em breve, o mutirão já estará com data marcada e será divulgado nas redes de comunicação da prefeitura.