A Prefeitura Municipal de Lagoa Seca vai manter o programa Boa Safra para o próximo ano, segundo a Secretaria de Agricultura e Abastecimento informou nesta sexta-feira (24). A missão é que 5 toneladas de sementes crioulas sejam distribuídas entre os agricultores em 2024. A quantidade é a mesma do ano passado, mas o dobro se comparada a 2021.

A gestão investiu R$ 39.816,60 comprando os grãos diretamente dos produtores rurais de Lagoa Seca, sem contar aqueles os quais devolveram espontaneamente as sementes a fim de armazena-las para que fossem repassadas no momento adequado.

Outra novidade foi a aquisição de novos tipos de sementes que não ainda não tinham sido ofertadas aos agricultores. Agora, conforme a equipe técnica da secretaria, os interessados terão à disposição feijão rosinha, feijão gordo branco, feijão mulatinho e milho jaboatão do sabugo fino.

Todo o processo de conserva é feito de forma agroecológica em tambores, sem agrotóxico, com aplicação de pimenta do reino moída, que, com sua toxina natural, impede o surgimento de pragas. Ontem pela manhã o responsável pela pasta, Nelson Anacleto, ao lado de servidores acompanhou de perto o estoque em um dos bancos de sementes, instalado na comunidade Lagoa do Gravatá.

O preço pago pela prefeitura às famílias agricultoras que vendem os insumos é acima do valor corrente no mercado, com até 20% a mais, como forma de estimular e valorizar o produtor rural.

Anacleto destacou a felicidade em conseguir aumentar o estoque de sementes esse ano e a importância desse trabalho em conjunto com as instituições parceiras. “Temos atualmente uma variedade grande de milho e feijão no nosso armazém, que compramos das nossas famílias agricultoras. E esperamos que esse programa continue com essas parcerias, a exemplo do sindicato rural a associações comunitárias, pois é um trabalho que serve de referência para outras cidades e outros estados”, garantiu ele.

A expectativa é distribuir os grãos ainda no primeiro trimestre de 2024, antes do inverno, quando caírem as primeiras chuvas. O calendário dessa atividade será divulgado nas redes sociais e mídias de comunicação da prefeitura.