Seguindo o cronograma de atividades referentes à campanha nacional do Novembro Azul, a Prefeitura de Lagoa Seca, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta quinta-feira (23), ação na Unidade Básica de Saúde Santa Trajano, na comunidade Alvinho, zona rural do município. A prefeita Dalva Lucena e a secretária da pasta, Cristiane Cavalcanti estiveram presentes na ocasião.

O momento reuniu um grande público, que acompanhou uma palestra promovida pela equipe de Atenção Básica, mediada pela enfermeira Patrícia Leal, e pelo educador físico Nohammad Augusto. A iniciativa tem como principal objetivo garantir serviços e conscientizar os homens para o cuidado com a saúde masculina e a prevenção do câncer de próstata.

Além das ações, a pasta também oferece exames de PSA – testes feitos a partir da coleta de amostra de sangue – que serve como diagnóstico inicial para rastrear se o paciente tem câncer. O exame está disponível o ano todo, mas no mês de novembro os profissionais intensificam o serviço em prol da campanha.

Durante todo este mês, a secretaria está trabalhando nas unidades de saúde de Lagoa Seca, conforme o calendário estabelecido por cada setor. A estimativa é que a ação seja concluída no dia 29 de novembro.