Os moradores mais antigos de Lagoa Seca conheceram – e até se deliciaram – com os doces de seu João Soares, um cidadão “boa praça e alegre”, como conta o neto Jamilson. E por sua personalidade marcante e de homem trabalhador, é que seu João será homenageado, tendo seu nome exposto na nova praça do Loteamento Ipuarana, no bairro Monte Alegre.

Em solenidade que acontece nesta quinta-feira (02), marcando a abertura da programação dos 56 anos de emancipação política da cidade, a família do homenageado e toda a população poderão acompanhar a entrega da obra que será feita pelo prefeito Fábio Ramalho.

Natural de Lagoa Seca, João Francisco Soares teve uma infância humilde e sempre ajudando os pais em casa. Também foi agricultor, profissão que era, e ainda é, sustento para as famílias. Casou-se com Maria Damiana, tendo 08 filhos. O primogênito leva um nome popular que a cidade conhece, o famoso “Zé Barata”.

Jamilson lembra bem do avô e de sua relação amorosa com ele. “Era um homem honesto e que muita gente teve a honra de conhecer. Improvisava versos em forma de poesia e gostava dos repentistas da época”, disse o neto que ainda mencionou a alegria da família em saber do tributo que Seu Soares vai receber.

Já numa idade bem vivida, João trabalhou como funcionário da prefeitura, lotado na Secretaria de Infraestrutura. Em 2009, aos 85 anos, deixou a terra e as boas recordações para os que puderam conviver com o bom doceiro.

A vida do lagoassequense inspirou a homenagem que foi dada pelo vereador Pedro Sabino da Costa Filho (Péu de Balbina), onde fez um requerimento na Câmara Legislativa, pedindo que a praça do Loteamento Ipuarana tivesse o nome de Seu Soares. A cerimônia acontece hoje, às 18h, no mesmo local.