Focando cada dia mais no desenvolvimento econômico do município, a Prefeitura de Lagoa Seca aderiu ao programa REDESIM. A ferramenta faz a integração entre os dados cadastrais da Receita Federal do Brasil e os diversos órgãos Estaduais e Municipais que participam do processo de abertura, alteração e baixa de empresas e as disponibiliza na rede mundial de computadores.

A adesão ao programa ocorreu através de parceria com o Sebrae e a Junta Comercial do Estado da Paraíba. A REDESIM facilita o processo de abertura, alteração e baixa de empresas no estado gerando facilidade, segurança e agilidade para o poder público e para o cidadão empreendedor.

Conforme o coordenador da Sala do Empreendedor no município e agente de desenvolvimento local, Welbert Barros, a ferramenta tornará tudo mais ágil, diminuindo a burocracia. “O sistema, que já está em pleno funcionamento no nosso município, só trará benefícios, pois iremos evitar muitas dores de cabeça ao diminuir a burocracia que tanto desgasta e desmotiva empreendedores. Iremos reduzir a informalidade, aumentar a competitividade, nos adequar as normas federais e alavancar o empreendedorismo local”, destacou.

Benefícios da REDESIM:

EMPREENDEDOR

• Redução no tempo de abertura de empresas;
  • Redução dos custos de deslocamento, duplicidade de ações, entrega de documentações, etc;
  • Ambiente único, simples, seguro, interativo e com rápido retorno para as solicitações;
  • Informações e orientações consolidadas na internet, pagamento de taxas e tributos em meio eletrônico, informatização das obrigações acessórias.

MUNICÍPIOS

• Otimização de recursos para o processo de abertura, manutenção e baixa de empresas;
  • Padronização da legislação tributária municipal, automatização e melhoria de processos;
  • Apoio e racionalização às ações de fiscalização.

SOCIEDADE

• Redução da economia informal;
  • Satisfação e maior probabilidade de sucesso ao cidadão empreendedor;
  • Criação de empregos formais;
  • Acesso do Micro Empreendedor Individual à previdência social;
  • Crescimento da produtividade aliada ao desenvolvimento sustentável;

Crescimento econômico.