A Prefeitura de Lagoa Seca, por meio do Departamento de Esportes da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, garantiu a ampliação do projeto social “Karatê para a Vida” e o tornará acessível a comunidades rurais do município.

A novidade foi dada neste domingo (24), durante o primeiro encontro intermunicipal de Karatê-Dô tradicional, promovido pela prefeitura em parceria com associações ligadas à arte marcial. A edição número um marcou o compromisso da gestão em olhar para outras modalidades esportivas, sobretudo artes marciais que reúnem inúmeros atletas de ponta na cidade.

Centenas de pessoas lotaram as instalações do Ginásio Municipal Santino Herculano de Lima (O Santinão), situado no bairro Monte Alegre. O momento deste domingo não serviu de competição, mas como apresentação de algumas principais técnicas usadas nessa luta milenar.

A programação contou com café da manhã para recepcionar e aquecer o público. Em seguida, autoridades políticas discursaram brevemente e acompanharam o desenvolvimento dos caratecas de diversas faixas etárias, que encantaram e arrancaram aplausos de quem estava por ali.

De acordo com Elié Dias de Nóbrega presidente da Federação Paraibana de Karatê-Dô, a etimologia da palavra Karatê-Dô vem do idioma japonês que significa: “caminho das mãos vazias.” (Kara=vazio, Te=mão, Do=caminho). A luta tem aspectos filosóficos e físicos, cujas técnicas visam disciplinar o corpo e a mente.

Elié parabenizou a prefeitura pela iniciativa e falou da satisfação em participar do encontro. “Já estive em Lagoa Seca para outras ocasiões, mas para um momento como esse foi a primeira vez. Tudo foi bem organizado, e nós, enquanto federação estamos felizes por ver que o karatê ganha mais adeptos”, destacou o profissional cuja experiência soma mais de quatro décadas na área. Ele também atualmente responde como vice-presidente da Confederação de Karatê-Dô Tradicional Brasileira (CKTB).

Além do professor, outras autoridades marcaram presença como a prefeita Dalva Lucena, o secretário de Cultura Márcio Rangel, o diretor de Esportes Dannylo Cabral, vereadores e o instrutor William Gomes – comandante do projeto social e incumbido de dar aulas a crianças e adolescentes.

Os municípios Campina Grande e Alagoa Nova compuseram a lista de associações filiadas no ato. A prefeitura entregou aos envolvidos comenda de participação no encontro intermunicipal. A expectativa agora é que em breve seja lançado o calendário de inscrições para alunos e divulgadas a relação de comunidades beneficiadas com o projeto.

Amante do esporte e incentivadora da pauta em Lagoa Seca, a prefeita Dalva Lucena afirmou do zelo e cuidado da administração pública para com os alunos. “Eu fico realizada quando vejo toda essa gente envolvida nessa causa tão bonita como o esporte. Eu mesma admiro e gosto dele pois sei que é bom para tudo. Enquanto gestão temos feito muito, atendendo a pedidos e incentivado os lagossequenses buscarem a prática esportiva, seja qual for”, disse.

Márcio Rangel lembrou de quando a atividade acontecia sem a devida atenção e da atenção dada pela secretaria em atender tal demanda. “Acredito que a partir de hoje estamos dando pontapé a um pedido antigo, pois há algum tempo a atividade de karatê existia no bairro Monte Alegre, começou aqui sem muita estrutura, principalmente em tempos de pandemia e no mesmo período em que a prefeitura reformava o ginásio. Depois o professor William e seus alunos vieram para o ginásio. Com a magnitude desse esporte tão especial, avançaremos no ideal de que outras pessoas tenham acesso a isso”, pontuou o secretário.