A Prefeitura de Lagoa Seca, através da Secretaria de Educação, promoveu, na tarde desta segunda-feira (25), o lançamento do programa Compromisso Nacional – Criança Alfabetizada. O evento aconteceu no Centro de Evento Marista e contou com a presença do secretário da pasta, Iran Barbosa, coordenadores, gestores e professores de toda rede de ensino municipal.

O programa, que é iniciativa do Ministério da Educação, tem como principal objetivo assegurar o direito da criança de ser alfabetizada na idade certa. Por meio da conjunção de esforços e o desenvolvimento do programa no município de Lagoa Seca, tendo em vista a realidade local e o nível de escolaridade dos alunos da rede, a ação pretende firmar um compromisso de que 100% das crianças estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental. Além da realização da recomposição das aprendizagens, para alunos matriculados nos 3º, 4º e 5º anos, afetados pela recente pandemia.

No nosso município, a coordenadora pedagógica Elayne Lima, é a articuladora do programa e, em conjunto com outros serviços do município como Busca Ativa e o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CEMAE), irá orientar outros coordenadores que serão formadores de ações mensais com os professores do público alvo da ação, para um trabalho que gere frutos e garanta a educação para os nossos alunos. Dessa forma, a gestão reafirma o seu compromisso perante as crianças e pais de Lagoa Seca.

O secretário da pasta, Iran Barbosa, frisa a importância do esforço conjunto para que os alunos não alfabetizados do município, possam ter o seu direito garantido e exercer a sua dignidade de conhecimento. “Aqui em Lagoa Seca hoje, estamos fazendo o lançamento do projeto, à nível municipal, para orientar gestores e professores a utilizarem as plataformas e recursos e aplicarem corretamente esse programa dentro do município”, destaca ele.