Em alusão ao Abril Verde, a Prefeitura de Lagoa Seca através da Secretaria de Saúde e do Serviço de Saúde e Segurança do Trabalhador (SESST) em conjunto com a Câmara de Vereadores, realizou na manhã desta terça-feira (09), uma sessão especial sobre a importância da prevenção de acidentes nos locais de trabalho. Neste mês, são dedicadas ações para reforçar a importância da saúde e segurança no trabalho afim de evitar acidentes.

Estiveram presentes na solenidade, o presidente da Câmara, Fabiano Ramalho; o prefeito Fábio Ramalho; o secretário de Saúde, Iran Barbosa; o procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT), Raulino Maracajá; a técnica em Segurança do Trabalho do município, Lívian Farias; além de vereadores, secretários de outras pastas, colaboradores e funcionários.

A sessão faz parte do quadro de ações que estão acontecendo durante todo o mês, são 7 (sete) dias de programação, repletos de palestras e momentos em prol da saúde do trabalhador. A solenidade começou às 09h, e contou com uma palestra sobre “A importância da prevenção contra acidentes e doenças de trabalho”, além da apresentação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CIPA), formada por representantes de cada secretaria.

Na oportunidade, o procurador do Ministério Público do Trabalho, Raulino Maracajá, lembrou que o mês do Abril Verde é dedicado para esclarecer, fomentar e dialogar sobre os acidentes de trabalho, afim de encontrar uma forma de prevenir ainda mais os acidentes de trabalho, através de políticas públicas.

“Conforme dados do Ministério Público do Trabalho (MPT), o Brasil lidera o quarto lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho, onde a cada 48 segundos acontece um acidente, e a cada 3h um trabalhador perde a vida pela falta de consciência em relação a prevenção à saúde e à segurança do trabalho. Precisamos difundir ainda mais que a prevenção é a base, e que irá fazer os números alarmantes que temos em nosso país diminuírem. Então, a política pública que deve ser utilizada é informação, divulgando os altos índices de acidentes em nosso país através de audiências públicas, caminhadas de conscientização, visitas a grupos de trabalhadores e escolas, entre outras ações”, explicou.

A próxima ação acontece amanhã (10), às 08h, na Conferência Municipal de Saúde no Convento Ipuarana, onde terá uma tenda de sensibilização sobre o movimento Abril Verde, com orientações sobre prevenção das doenças no ambiente de trabalho dos profissionais da saúde com a equipe do SESST.

Segundo o secretário de Saúde, Iran Barbosa, o objetivo principal das ações no município é mobilizar os funcionários e colaboradores a se prevenir contra acidentes de trabalho.

“Estamos realizando ações durante todo o mês de abril, buscando dar ênfase a importância da prevenção de acidentes de trabalho e ao cuidado com saúde e segurança do trabalhador. Além de levar informação e conhecimento sobre o trabalho do SESST realizado em nossa cidade, incentivando aos trabalhadores a procurar ajuda quando for necessário”, enfatizou o secretário.