A Prefeitura de Lagoa Seca, através da Secretaria de Assistência Social, implantou oficialmente na manhã desta sexta-feira (07), o Programa Criança Feliz. O objetivo é promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância. O lançamento do programa aconteceu na Câmara Municipal e, inicialmente cerca de 150 famílias serão contempladas.

O programa que, em nível nacional, é coordenado pela Secretaria Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano, do Ministério do Desenvolvimento Social, tem caráter Inter setorial e busca apoiar as famílias incentivando, por meio de visitas e orientações com dicas de amamentação, nutrição infantil dentre outros estímulos, para que possam cuidar melhor de suas crianças.

Estiveram presentes à solenidade, o prefeito Fábio Ramalho, a secretária de Assistência Social, Cristiane Cavalcanti, o secretário de Cultura, Márcio Rangel, coordenadores de departamentos, os funcionários da Semas e vereadores.

Conforme o prefeito Fábio Ramalho, a implantação do programa é mais uma ferramenta que passa a ser utilizada em benefício dos mais carentes, porém, indo além buscando garantias futuras para as crianças de hoje. “Cuidar dos mais necessitados é também buscar garantir um futuro de qualidade para essas pessoas. Faremos isso trabalhando hoje, com a implantação do programa, auxiliando em todo o processo educacional de nossas crianças. Temos essa visão e preocupação, em adotar medidas que beneficiem hoje e no amanhã também”, declarou o gestor.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Cristiane Cavalcanti, a equipe está pronta e as ações começam de maneira imediata. “Os envolvidos estão preparados e quando necessário passarão por treinamentos. As atividades começam já e a partir de agora estaremos com mais um projeto em benefício dos mais necessitados. Ações que refletem no presente e no futuro dessas pessoas”, disse a chefe da pasta.

Nesta fase inicial, o programa deve atender mais de 150 famílias, futuras mamães e crianças, com acompanhamento e apoio. “Nosso objetivo é promover a atenção e o apoio às famílias fortalecendo seus vínculos e o estímulo ao desenvolvimento infantil. A princípio serão as 150 famílias terão o apoio no exercício das funções de proteção, cuidado e educação das crianças na primeira infância”, explicou Adriana Cavalcanti, coordenadora do programa no município.

O programa Criança Feliz promete proporcionar um acompanhamento adequado para que essas crianças consigam se desenvolver com melhores condições de aprendizado possibilitando para elas novas perspectivas e gerando um desenvolvimento humano mais acelerado.