Em uma solenidade que aconteceu na manhã desta segunda-feira, 3, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento abriu oficialmente o programa municipal “Planta, Lagoa Seca” para o exercício do ano 2023.

O “Planta, Lagoa Seca” foi criado há dois anos com a missão de garantir a sustentabilidade da agricultura familiar, aumentando a biodiversidade e valorizando a identidade local e cultural da cidade.

A pasta agora tem a meta de distribuir ao longo deste ano cinco toneladas de “sementes da paixão” ou também intituladas de “crioulas” – grãos melhorados pelas mãos dos agricultores, sem modificação genética nem uso de agrotóxicos.

No ano passado, a prefeitura doou duas toneladas de grãos a homens e mulheres cadastrados na secretaria. Já para 2023, o governo municipal investiu para esse período o montante de mais de R$ 30 mil, na finalidade de dar continuidade ao trabalho.
Parte dos produtos veio da compra efetuada pela prefeitura, além daqueles produtores rurais que optaram pela devolução espontânea dos insumos.

Contemplam a lista de sementes: feijão (preto, carioca e faveta) e milho jaboatão. O armazenamento foi efetuado em tambores de plástico devidamente vedados, utilizando-se da pimenta- do-reino como defensivo contra pragas.

Em sintonia à distribuição de sementes, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento garantiu intensificar o serviço de corte de terra. Em 2022, mais de 3 mil horas de corte de terra beneficiaram as propriedades rurais de Lagoa Seca. A estimava é que essa tarefa seja cada vez mais frequente, contando com períodos grandes de chuva, auxiliando quem tira da agricultura seu sustento de vida.

Segundo o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, mais de 100 famílias já receberam o amparo tocante à preparação da terra para plantio. “Podemos dizer que, do início do ano para cá, os tratores cortaram o total de 500 horas. Apesar dos desafios, queremos acelerar os trabalhos e não deixar ninguém seu sua terra cortada”, garantiu Nelson Anacleto. 

Participaram do evento a prefeita Dalva Lucena, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Nelson Anacleto, o deputado estadual Fábio Ramalho, os vereadores Fabiano Ramalho e Paulo de Oliveira da Costa (Paulinho Patriota), convidados, associações comunitárias e membros do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município.

Perguntada sobre o sentimento em dar o pontapé inicial do programa no mês em que completa um ano de governo, a prefeita Dalva Lucena disse da satisfação em prosseguir esse trabalho iniciado no mandato do ex-prefeito Fábio. “É uma alegria fazer parte desse momento histórico, pois ele se repete e queremos que esse programa seja cada vez melhor, uma vez que começou lá atrás, com Fábio. Unir a entrega do serviço de corte de terra com o repasse das sementes mostra o interesse de nossa parte em ver o progresso chegando nas áreas rurais da cidade”, avaliou a gestora. 

Já para o deputado estadual Fábio Ramalho, o evento desta segunda-feira revela a grandiosidade do programa e como ele também foi abraçado pela administração da primeira mulher a comandar Lagoa Seca. “Nós fizemos muito, no entanto sei que a prefeita Dalva fará ainda mais pelos agricultores de nossa cidade. Ela e todos os lagoassequenses podem ter certeza de que eu, em João Pessoa, na Assembleia, serei uma voz em luta de melhorias para o setor agrícola, que tanto nos orgulha e movimenta a economia paraibana e brasileira”, disse o político.

Veja abaixo os principais momentos do evento

Pular para o conteúdo