Seguindo determinação do Ministério da Saúde, que prevê imunização contra Covid-19 como parte do calendário nacional de vacinação de crianças a partir deste ano de 2024, a Prefeitura de Lagoa Seca, por meio da Secretaria de Saúde, estará vacinando crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias em todas as unidades de saúde a partir da próxima segunda-feira (29). Para vacinação, é necessário levar o cartão do SUS e CPF.

A vacina recomendada é a Pfizer pediátrica, distribuída em três doses, sendo a primeira quando a criança completar 6 meses, a segunda aos 7 meses e a última aos 9, num intervalo mínimo de quatro semanas entre cada uma. Para os pequenos acima dessa faixa etária que não receberam nenhuma dose, o esquema é o mesmo, seguindo o intervalo mínimo, não sendo preciso repeti-las em 2025. Após os 5 anos, a dose de reforço segue sendo necessária apenas para os grupos prioritários, como imunocomprometidos, pessoas com deficiência permanente, entre outros.

A medida tem como principal objetivo proteger as crianças, prevenindo-as de formas graves da doença, como também amenizando a propagação do vírus. A decisão não afeta o esquema de vacinação das crianças, que é obrigatório hoje em dia no Brasil para inscritos em programas e auxílios sociais do governo, como o Bolsa Família.

Pais ou responsáveis de Lagoa Seca, que estão com o esquema vacinal, de seus filhos, incompleto de acordo com a faixa etária e não estão vacinadas contra a Covid-19, devem procurar a unidade de saúde da sua região para atualizar as carteirinhas de vacinação.

DECOM/PMLS

Pular para o conteúdo