Construída com recursos próprio e inaugurado no último domingo (09) no Pai Domingos, a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF), equipamento esperado pela população local há mais de 30 anos, iniciou nesta terça-feira (11) os atendimentos aos moradores. Cerca de 550 famílias estão sendo beneficiadas diretamente com a implantação da unidade.
Conforme a enfermeira da unidade, Ligia Pinto, muitas pessoas se dirigiram até o posto apenas para obter informações sobre atendimento. “Acredito que por nunca terem tido um posto de saúde perto de casa, as pessoas estão comparecendo para conferir se estamos realmente funcionando e perguntam como conseguem atendimento. Recebemos todos e explicamos que não existe burocracia, basta comparecer e o atendimento é realizado. Estamos vendo as pessoas sorrindo e felizes com a nova realizada promovida pela prefeitura de Lagoa Seca para todas essas famílias”, frisou a profissional.
De acordo com o médico, Rodrigo Vasconcelos, as condições de trabalho estão no padrão de excelência. “A unidade está bem equipada, limpa e com todos os equipamentos necessários, o que nos permite atender muito bem aos pacientes. Isso faz muita diferença para nós profissionais e também que aqueles que aqui são atendidos”, destacou o doutor.
A unidade funciona com uma equipe de 12 profissionais, contando com médico, enfermeiro, dentista, técnico em saúde bucal, agentes comunitários de saúde, recepcionista, auxiliar de serviços gerais e vigilante.

Moradores elogiam atendimento
Já no primeiro dia de funcionamento moradores registraram a satisfação em ter atendimento gratuito e com padrão de excelência, próximo de suas casas.
A agricultura, Solange Cavalcanti da Silva, relatou o que fazia antes para conseguir atendimento médico e disse que ainda estava sem acreditar na nova realidade até ir conferir de perto. “Cheguei aqui e fui muito bem atendida por todos. Eu estava sem acreditar, aí vim conferir e aproveitei para fazer logo uma consulta com o doutor. Antes, tinha que sair de casa de madrugada, ir até o Alvinho que fica longe e nem sempre conseguia atendimento. Agora, tenho pertinho de casa atendimento para mim e para minha família”, declarou a moradora.
Para estudante, Caroline Cavalcanti da Silva, de 21 anos, a UBSF do Pai Domingos facilitará a vida de todos da comunidade. “Era muito complicado conseguir atendimento, pois tínhamos que nos deslocar e nem sempre o atendimento era realizado. Agora tudo passa a ser diferente, o atendimento é muito bom e próximo de casa, ninguém vai ficar doente sem ser tratado ou terá que sofrer em busca de atendimento. Estamos muito felizes”, relatou.
A construção da UBSF pois fim ao sofrimento de cerca de 2000 pessoas que até então precisavam se deslocar para outras localidades em busca de atendimento médico, por mais básico que fosse.

Pular para o conteúdo